Distanciamento social em tempos de pandemia

Impacto no comportamento ativo e sedentário de escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18027

Palavras-chave:

Educação física escolar, Educação básica, Nível de atividade física, Tempo de tela, COVID-19

Resumo

Baixo nível de atividade física (NAF) e altos índices de comportamento sedentário (CS) de adolescentes são motivos de preocupação. O objetivo foi analisar o impacto do distanciamento social (DiS) no comportamento ativo (CA) e CS em 276 escolares (idade: 16,1±1,0 anos) do ensino médio de uma escola pública federal do Sul do Brasil, durante a pandemia de COVID-19. Os participantes responderam sobre a rotina de CA e CS em uma semana típica (antes e durante DiS) em 2020. O CA diminuiu quanto ao tempo de prática de atividades físicas (360,1±172,5 para 215,8±167,2 min/semana; p<0,000) e dias de prática semanal (4,1±1,4 para 3,2±1,9 dias/semana; p<0,000). O CS aumentou (480 para 720 min/dia). Conclui-se que o impacto do DiS foi desfavorável para CA e CS. Portanto, escola e Educação Física escolar devem ser reconhecidas como espaço de oportunidade na realização das práticas corporais, contribuindo no atendimento às recomendações de NAF desta população.

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Biografia do Autor

Kelly Christine Maccarini Pandolfo, Colégio Militar de Santa Maria

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Cati Reckelberg Azambuja, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Substituta do Departamento de Metodologia do Ensino.

Daniela Lopes dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas.

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Publicado

07/02/2024

Como Citar

PANDOLFO, K. C. M.; AZAMBUJA, C. R.; SANTOS, D. L. dos. Distanciamento social em tempos de pandemia: Impacto no comportamento ativo e sedentário de escolares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024018, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18027. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18027. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos