Distanciamento social em tempos de pandemia

Impacto no comportamento ativo e sedentário de escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18027

Palavras-chave:

Educação física escolar, Educação básica, Nível de atividade física, Tempo de tela, COVID-19

Resumo

Baixo nível de atividade física (NAF) e altos índices de comportamento sedentário (CS) de adolescentes são motivos de preocupação. O objetivo foi analisar o impacto do distanciamento social (DiS) no comportamento ativo (CA) e CS em 276 escolares (idade: 16,1±1,0 anos) do ensino médio de uma escola pública federal do Sul do Brasil, durante a pandemia de COVID-19. Os participantes responderam sobre a rotina de CA e CS em uma semana típica (antes e durante DiS) em 2020. O CA diminuiu quanto ao tempo de prática de atividades físicas (360,1±172,5 para 215,8±167,2 min/semana; p<0,000) e dias de prática semanal (4,1±1,4 para 3,2±1,9 dias/semana; p<0,000). O CS aumentou (480 para 720 min/dia). Conclui-se que o impacto do DiS foi desfavorável para CA e CS. Portanto, escola e Educação Física escolar devem ser reconhecidas como espaço de oportunidade na realização das práticas corporais, contribuindo no atendimento às recomendações de NAF desta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Christine Maccarini Pandolfo, Colégio Militar de Santa Maria

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Cati Reckelberg Azambuja, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Substituta do Departamento de Metodologia do Ensino.

Daniela Lopes dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas.

Referências

ACSM. Staying Physically Active During the COVID-19 Pandemic. Disponível em: https://www.acsm.org/news-detail/2020/03/16/staying-physically-active-during-covid-19-pan demic. Acesso em: 16 mar. 2020.

ARUNDELL, L. et al. A systematic review of the prevalence of sedentary behavior during the after-school period among children aged 5-18 years. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, [S. l.], v. 13, n. 93, 2016. Disponível em: https://ijbnpa.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12966-016-0419-1. Acesso em: 23 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 5/2020. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp 005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira [recurso eletrônico]. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf. Acesso em: 12 set. 2022.

BRASIL. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Novo Ensino Médio. Brasília, DF: Secretaria-Geral, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 12 set. 2022.

BRITO, L. M. S. et al. Indoor physical activities, eating and sleeping habits among school adolescents during COVID-19 pandemic. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 25, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://www.rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14260. Acesso em: 15 dez. 2022.

CAPUTO, E. L.; REICHERT, F. F. Studies of physical activity and COVID-19 during the pandemic: a scoping review. Journal of Physical Activity and Health, [S. l.], v. 17, n. 12, p.

-1284, 2020. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jpah/17/12/article-p1275.xml. Acesso em: 15 dez. 2022.

CHAPUT, J. P. et al. 2020 WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour for children and adolescents aged 5–17 years: summary of the evidence. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, [S. l.], v. 17, n. 141, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s12966-020-01037-z. Acesso em: 18 nov. 2022.

GUAN, H. et al. Promoting healthy movement behaviours among children during the COVID-19 pandemic. The Lancet Child & Adolescent Health, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 416-418, 2020. Disponível em:

https://www.thelancet.com/journals/lanchi/article/PIIS2352-4642(20)30131-0/fulltext. Acesso em: 15 jan. 2023.

GUTHOLD, R. et al. Global trends in insufficient physical activity among adolescents: a pooled analysis of 298 population-based surveys with

6 million participants. The Lancet Child & Adolescent Health, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 23–35, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352464219303232. Acesso em: 15 nov. 2022.

HALL, G. et al. A tale of two pandemics: How will COVID-19 and global trends in physical inactivity and sedentary behavior affect one another? Progress in Cardiovascular Diseases, [S. l.], v. 64, p.108-110, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7194897/. Acesso em: 8 jan. 2023.

MEDRANO, M. et al. Changes in lifestyle behaviours during the COVID-19 confinement in Spanish children: A longitudinal analysis from the MUGI project. Pediatric Obesity, [S. l.], v. 16, n. 4, p. e12731, 2021. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/ijpo.12731. Acesso em 23 jan. 2023.

PANDOLFO, K. C. M. et al. Associação entre o nível de atividade física e barreiras percebidas em escolares do sul do Brasil. Revista Andaluza de Medicina del Deporte, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 263-267, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7159405. Acesso em: 9 jan. 2023.

PANDOLFO, K. C. M.; AZAMBUJA, C. R.; DOS SANTOS, D. L. Mudança do

comportamento ativo de escolares durante a pandemia. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 27, supl. 1, p. 162, 2022. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/issue/view/739/13. Acesso em: 6 jun. 2023.

PIETROBELLI, A. et al. Effects of COVID-19 Lockdown on Lifestyle Behaviors in Children with Obesity Living in Verona, Italy: A Longitudinal Study. Obesity, [S. l.], v. 28, n. 8, p. 1382-1385, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/oby.22861. Acesso em: 14 out. 2022.

SCHMIDT, S. C. et al. Physical activity and screen time of children and adolescents before and during the COVID-19 lockdown in Germany: a natural experiment. Scientific Reports, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1038/s41598-020-78438-4.pdf. Acesso em: 17 out.

SILVA FILHO, R. C. S. et al. Comportamento sedentário em adolescentes brasileiros: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 25, n. e0139, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://www.rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14335. Acesso em: 14 out. 2022.

STOCKWELL, S. et al. Changes in physical activity and sedentary behaviours from before to during the COVID-19 pandemic lockdown: a systematic review. BMJ Open Sport & Exercise Medicine, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e000960, 2021. Disponível em: https://bmjopensem.bmj.com/content/7/1/e000960.abstract. Acesso em: 27 set. 2022.

SZWARCWALD, C. L. et al. ConVid - Pesquisa de Comportamentos pela Internet durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: criação e metodologia de aplicação. Cadernos de Saúde Pública, [S. l.], v. 37, p. e00268320, 2021. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csp/2021.v37n3/e00268320/. Acesso em: 27 set. 2022.

VAQUERO-SOLÍS, M. et al. Health promotion through movement behaviors and its relationship with quality of life in spanish high school adolescents: a predictive study. International Journal of Environmental Research and Public Health, [S. l.], v. 18, n. 14, p. 7550, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/14/7550.

Acesso em: 24 out. 2022.

WILKE, J. et al. A pandemic within the pandemic? Physical activity levels substantially decreased in countries affected by COVID-19. International Journal of Environmental Research and Public Health, [S. l.], v. 18, n. 5, p. 2235, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/5/2235. Acesso em: 13 out. 2022.

XIANG, M.; ZHANG, Z.; KUWAHARA, K. Impact of COVID-19 pandemic on children and adolescents' lifestyle behavior larger than expected. Progress in Cardiovascular Diseases, [S. l.], v. 63, n. 4, p. 531, 2020. Disponível em:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7190470/. Acesso em: 27 nov. 2022.

YOMODA, K.; KURITA, S. Influence of social distancing during the COVID-19 pandemic on physical activity in children: A scoping review of the literature. Journal of Exercise Science & Fitness, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 195-203, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1728869X21000174. Acesso em: 20 nov. 2022.

ZHANG, T.; LU, G.; WU, X. Y. Associations between physical activity, sedentary behavior and self-rated health among the general population of children and adolescents: a systematic review and meta-analysis. BMC Public Health, [S. l.], v. 20, n. 1343, 2020. Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-020-09447-1. Acesso em: 21 nov. 2022.

Publicado

07/02/2024

Como Citar

PANDOLFO, K. C. M.; AZAMBUJA, C. R.; SANTOS, D. L. dos. Distanciamento social em tempos de pandemia: Impacto no comportamento ativo e sedentário de escolares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024018, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18027. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18027. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos