Melhora das competências na educação física

Intervenção baseada nas preferências de prática dos estudantes e no apoio à autonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18093

Palavras-chave:

Intervenção, Competências, Apoio à autonomia, Motivação, Educação física

Resumo

O objetivo do estudo foi testar se uma intervenção baseada nas preferências de prática dos alunos, utilizando um estilo de ensino motivador que apoie a autonomia, poderia melhorar as competências-chave em Educação Física. Participaram 115 alunos de 11 a 14 anos. Utilizou-se um delineamento quase-experimental, durante 36 semanas, em que um grupo seguiu uma intervenção docente, visando apoiar a autonomia, enquanto um grupo controle não teve nenhuma intervenção metodológica diferenciada. Os alunos foram avaliados antes e após a intervenção, em relação às preferências por práticas em educação física, competências e percepção quanto à interação docente. Os resultados indicam que considerar as preferências pela prática e utilizar o apoio à autonomia melhora a percepção de autonomia e competência dos alunos, o que se reflete em uma melhora na aprendizagem funcional, sua transferência e sua orientação prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Barrachina-Peris, Universidad de Alicante

Professor na Comunidade Valenciana de Educação e na Universidade de Alicante.

Gracielle Fin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde. Doutorado em Ciências do Movimento Humano (UDESC).

Juan Antonio Moreno-Murcia, Universidad Miguel Hernández de Elche

Professor Titular da UMH, Departamento de Ciências do Esporte.

Referências

ABÓS, Á. et al. Improving students’ predisposition towards physical education by optimizing their motivational processes in an acrosport unit. European Physical Education Review, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 444–460, 1 nov. 2017. DOI: 10.1177/1356336X16654390. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1356336X16654390. Acesso em: 22 maio 2023.

AMES, C. Achievement goals, motivational climate, and motivational processes. In: Motivation in sport and exercise. Champaign, IL, US: Human Kinetics Books, 1995. p. 161–176.

ANGUERA, M. T.; MENDO, A. H. La Metodología observacional en el ámbito del deporte. E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 135–160, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=86528863001. Acesso em: 04 maio 2023.

BARRACHINA-PERIS, J. Efecto del apoyo a la autonomía en el enfoque por competencias en educación física. 2017. Tesis (Doctoral) - Universidad Miguel Hernández de Elche, Elche, España, 2017.

BARRACHINA-PERIS, J.; MORENO-MURCIA, J. A. Activity preferences and key competence in physical education. European Journal of Human Movement, [S. l.], v. 48, p. 75–84, 30 jun. 2022. DOI: 10.21134/eurjhm.2022.48.8. Disponível em: https://www.eurjhm.com/index.php/eurjhm/article/view/704. Acesso em 19 mar. 2023.

BARRACHINA-PERIS; MORENO-MURCIA, J. A.; HUÉSCAR, E. Diseño y validación de una escala observacional sobre el estilo motivador docente. Cuadernos de Psicología del Deporte, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 67–80, 3 jan. 2022. DOI: 10.6018/cpd.430321. Disponível em: https://revistas.um.es/cpd/article/view/430321. Acesso em: 02 fev. 2023.

BENITA, M.; ROTH, G.; DECI, E. L. When are mastery goals more adaptive? It depends on experiences of autonomy support and autonomy. Journal of Educational Psychology, [S. l.], v. 106, p. 258–267, 2014. DOI: 10.1037/a0034007. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2013-26849-001. Acesso em: 04 maio 2023.

BROWN, S. La evaluación auténtica: el uso de la evaluación para ayudar a los estudiantes a aprende. RELIEVE - Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, [S. l.], v. 21, n. 2, 29 dez. 2015. DOI: 10.7203/relieve.21.2.7674. Disponível em: https://ojs.uv.es/index.php/RELIEVE/article/view/7674. Acesso em: 04 mar. 2023.

BUREAU, J. S. et al. Pathways to Student Motivation: A Meta-Analysis of Antecedents of Autonomous and Controlled Motivations. Review of Educational Research, [S. l.], v. 92, n. 1, p. 46–72, 1 fev. 2022. DOI: 10.3102/003465432110424. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00346543211042426. Acesso em: 20 mar. 2023.

CAMPBELL, D. T.; STANLEY, J. C. The Post Test-Only Control Group Design. Chicago: Rand McNally College Publishing Co., 1996.

CASTILLO, I. et al. Psychometric properties of the Spanish version of the Controlling Coach Behaviors Scale in the sport context. Psicothema, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 409–414, 2014. DOI: 10.7334/psicothema2014.76. Disponível em: https://www.psicothema.com/pi?pii=4208. Acesso em: 12 mar. 2023.

CHEON, S. H. et al. The teacher benefits from giving autonomy support during physical education instruction. Journal of Sport & Exercise Psychology, [S. l.], v. 36, n. 4, p. 331–346, ago. 2014. DOI: 10.1123/jsep.2013-0231. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25226602/. Acesso em: 06 mar. 2023.

CHEON, S. H.; REEVE, J. A classroom-based intervention to help teachers decrease students’ amotivation. Contemporary Educational Psychology, Examining Innovations—Navigating the Dynamic Complexities of School-Based Intervention Research, [S. l.], v. 40, p. 99–111, 1 jan. 2015. DOI: 10.1123/jsep.34.3.365. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22691399/. Acesso em: 06 mar. 2023.

COMUNITAT VALENCIANA. Decreto 87/2015, de 5 de junio, del Consell, por el que establece el currículo y desarrolla la ordenación general de la Educación Secundaria Obligatoria y del Bachillerato en la Comunitat Valenciana. 6 mayo 2015. Disponível em: https://cdlvalencia.org/c-e/. Acesso em: 02 mar. 2023.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. The “what” and “why” of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, [S. l.], v. 11, p. 227–268, 2000. DOI: 10.1207/S15327965PLI1104_01. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/S15327965PLI1104_01. Acesso em: 20 maio 2023.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic Motivation and Self-Determination in Human Behavior. [S. l.]: Springer Verlag, 2013.

DEVÍS, J. Actividad física, deporte y salud. Barcelona: Inde, 2000.

DEVÍS, J.; PEIRÓ, C. Fundamentos para la promoción de la actividad física relacionada con la salud. La educación física, el deporte y la salud en el siglo XXI, 2001. ISBN 84-268-1122-1, Anais [...] In: DEVÍS, J. D. (coord.). La educación física, el deporte y la salud en el siglo XXI. [S. l.]: Editorial Marfil, 2001. p. 295-322. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1374868. Acesso em: 4 maio 2023.

ESCRIVA-BOULLEY, G. et al. Need-supportive professional development in elementary school physical education: Effects of a cluster-randomized control trial on teachers’ motivating style and student physical activity. Sport, Exercise, and Performance Psychology, [S. l.], v. 7, p. 218–234, 2018. DOI: 10.1037/spy0000119. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2018-02346-001. Acesso em: 20 fev. 2023.

FIN, G. et al. Teachers’ Interpersonal Style in Physical Education: Exploring Patterns of Students’ Self-Determined Motivation and Enjoyment of Physical Activity in a Longitudinal Study. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 9, 2019a. DOI: 10.3389/fpsyg.2018.02721. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2018.02721. Acesso em: 10 maio 2023.

FIN, G. et al. Interpersonal autonomy support style and its consequences in physical education classes. PLOS ONE, [S. l.], v. 14, n. 5, p. e0216609, 20 maio 2019b. DOI: 10.1371/journal.pone.0216609. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0216609. Acesso em: 20 maio 2023.

GARCIA, D. M.; LÓPEZ, E. T.; BENAVENT, G. T. Negociando el currículum en educación física. Una propuesta práctica de cogestión. RETOS. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, [S. l.], n. 29, p. 223–228, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=345743464043. Acesso em: 12 mar. 2023.

HAERENS, L. et al. Observing physical education teachers’ need-supportive interactions in classroom settings. Journal of Sport & Exercise Psychology, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 3–17, fev. 2013. DOI: 10.1123/jsep.35.1.3. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jsep/35/1/article-p3.xml. Acesso em: 06 mar. 2023.

HSU, W.-T.; SHANG, I.-W.; HSIAO, C.-H. Perceived teachers’ autonomy support, positive behaviour, and misbehaviour in physical education: The roles of advantageous comparison and non-responsibility. European Physical Education Review, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 529–542, 1 ago. 2021. DOI: 10.1177/1356336X20971332. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1356336X20971332. Acesso em: 20 maio 2023.

JANG, H. et al. Can self-determination theory explain what underlies the productive, satisfying learning experiences of collectivistically oriented Korean students? Journal of Educational Psychology, [S. l.], v. 101, p. 644–661, 2009. DOI: 10.1037/a0014241. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2009-11043-009. Acesso em: 20 mar. 2023.

JANG, H.; REEVE, J.; DECI, E. L. Engaging students in learning activities: It is not autonomy support or structure but autonomy support and structure. Journal of Educational Psychology, [S. l.], v. 102, p. 588–600, 2010. DOI: 10.1037/a0019682. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2010-15712-005. Acesso em: 12 maio 2023.

JANG, H.; REEVE, J.; HALUSIC, M. A new autonomy-supportive way of teaching that increases conceptual learning: Teaching in students’ preferred ways. Journal of Experimental Education, [S. l.], v. 84, p. 686–701, 2016. DOI: 10.1080/00220973.2015.1083522. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00220973.2015.1083522?journalCode=vjxe20. Acesso em: 12 maio 2023.

JULIÁN, J. A. et al. La Observación Sistemática Como Instrumento De Análisis Del Clima Motivacional En Educación Física. Motricidad. European Journal of Human Movement, [S. l.], v. 25, p. 119–142, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=274219457007. Acesso em: 12 maio 2023.

MÉNDEZ-ALONSO, D.; MÉNDEZ-GIMÉNEZ, A.; FERNÁNDEZ-RÍO, J. Incorporación De Las Competencias Básicas a La Educación Física En Educación Primaria. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte / International Journal of Medicine and Science of Physical Activity and Sport, [S. l.], v. 16, n. 63, p. 457–473, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=54247310004. Acesso em: 26 maio 2023.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN, CULTURA Y DEPORTE. Orden ECD/65/2015, de 21 de enero, por la que se describen las relaciones entre las competencias, los contenidos y los criterios de evaluación de la educación primaria, la educación secundaria obligatoria y el bachillerato. 29 enero 2015. Disponível em: https://www.boe.es/eli/es/o/2015/01/21/ecd65. Acesso em: 4 maio 2023.

MONEREO, C. La autenticidad de la evaluación. In: La evaluación auténtica en enseñanza secundaria y universitaria: investigación en innovación. Innova Universitas. Barcelona: [s. n.], 2009. p. 15–28. Disponível em: https://bibcatalogo.uca.es/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=864547. Acesso em: 02 mar. 2023.

MORENO-MURCIA, J. A. et al. Proposal for Modeling Motivational Strategies for Autonomy Support in Physical Education. International Journal of Environmental Research and Public Health, [S. l.], v. 18, n. 14, p. 7717, 20 jul. 2021. DOI: 10.3390/ijerph18147717. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34300167/. Acesso em: 10 maio 2023.

MORENO-MURCIA, J. A.; LLORCA CANO, M.; HUÉSCAR HERNÁNDEZ, E. Estilo de enseñanza, apoyo a la autonomía y competencias en adolescentes. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, [S. l.], v. 20, n. 80, p. 563–576, 2020. DOI: 10.15366/rimcafd2020.80.007. Disponível em: https://revistas.uam.es/rimcafd/article/view/rimcafd2020_80_007. Acesso em: 06 mar. 2023.

NICHOLLS, J. G. Achievement motivation: Conceptions of ability, subjective experience, task choice, and performance. Psychological Review, [S. l.], v. 91, p. 328–346, 1984. DOI: 10.1037/0033-295X.91.3.328. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1984-28719-001. Acesso em: 06 maio 2023.

NICHOLLS, J. G. The Competitive Ethos and Democratic Education. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1989.

NÚÑEZ, J. L. et al. Measuring autonomy support in university students: the Spanish version of the Learning Climate Questionnaire. The Spanish Journal of Psychology, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1466–1472, nov. 2012. DOI: 10.5209/rev_sjop.2012.v15.n3.39430. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23156948/. Acesso em: 12 maio 2023.

OECD. La definición y selección de competencias. Resumen ejecutivo. París, 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/education/skills-beyond-school/definitionandselectionofcompetenciesdeseco.htm. Acesso em: 22 maio 2023.

PERLMAN, D. Assisting preservice teachers toward more motivationally supportive instruction. Journal of Teaching in Physical Education, [S. l.], v. 34, p. 119–130, 2015. DOI: 10.1123/jtpe.2013-0208. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2015-11725-007. Acesso em: 18 maio 2023.

PERRENOUD, P. Diez nuevas competencias para enseñar: Invitación al viaje. [S. l.]: Grao, 2004. Disponível em: https://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/OUVRAGES/Perrenoud_2004_C.html. Acesso em: 10 mar. 2023.

REEVE, J. et al. The beliefs that underlie autonomy-supportive and controlling teaching: A multinational investigation. Motivation and Emotion, [S. l.], v. 38, p. 93–110, 2014. DOI: 10.1007/s11031-013-9367-0. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2013-22232-001. Acesso em: 02 mar. 2023.

REEVE, J.; CHEON, S. H. Teachers become more autonomy supportive after they believe it is easy to do. Psychology of Sport and Exercise, [S. l.], v. 22, p. 178–189, 1 jan. 2016. DOI: 10.1016/j.psychsport.2015.08.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1469029215000850. Acesso em: 02 mar. 2023.

REEVE, J.; JANG, H. What teachers say and do to support students’ autonomy during a learning activity. Journal of Educational Psychology, [S. l.], v. 98, p. 209–218, 2006. DOI: 10.1037/0022-0663.98.1.209. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2006-02666-017. Acesso em: 02 mar. 2023.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, [S. l.], v. 55, p. 68–78, 2000. DOI: 10.1037//0003-066x.55.1.68. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11392867/. Acesso em: 02 mar. 2023.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory: Basic psychological needs in motivation, development, and wellness. New York, NY, US: The Guilford Press, 2017.

SARRAZIN, P. G. et al. The effects of teachers’ expectations about students’ motivation on teachers’ autonomy‐supportive and controlling behaviors. International Journal of Sport and Exercise Psychology, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 283–301, 1 jan. 2006. DOI: 10.1080/1612197X.2006.9671799. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2006-21014-005. Acesso em: 12 mar. 2023.

ULSTAD, S. O. et al. Motivation, learning strategies, and performance in physical education at secondary school. Advances in Physical Education, [S. l.], v. 6, n. 1, feb. 2016. DOI: 10.4236/ape.2016.61004. Disponível em: https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=63403. Acesso em: 02 maio 2023.

VALLERAND, R. J. Toward a hierarchical model of intrinsic and extrinsic motivation. In: Advances in experimental social psychology. San Diego, CA, US: Academic Press, 1997. v. 29, p. 271–360.

VALLERAND, R. J. Intrinsic and extrinsic motivation in sport and physical activity: A review and a look at the future. In: Handbook of sport psychology. 3. ed. Hoboken, NJ, US: John Wiley & Sons, Inc., 2007. p. 59–83. DOI: 10.1002/9781118270011.ch3. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2007-01666-011. Acesso em: 02 mar. 2023.

VAN DEN BERGHE, L. et al. Dynamics of need-supportive and need-thwarting teaching behavior: The bidirectional relationship with student engagement and disengagement in the beginning of a lesson. Physical Education and Sport Pedagogy, [S. l.], v. 21, p. 653–670, 2016. DOI: 10.1080/17408989.2015.1115008. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2016-45288-008. Acesso em: 20 maio 2023.

VERA LACÁRCEL, J. A. Dilemas en la negociación del curriculum con el alumnado a partir de la cesión de responsabilidad de la evaluación en el aula de Educación Física. Revista de investigación en educación, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 72–82, 2010. Disponível em: https://revistas.uvigo.es/index.php/reined/article/view/1852. Acesso em: 10 mar. 2023.

WEELDENBURG, G. et al. Through students’ eyes: preferred instructional strategies for a motivating learning climate in secondary school physical education. Curriculum Studies in Health and Physical Education, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 268–286, 2 set. 2021. DOI: 10.1080/25742981.2021.1889383. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/25742981.2021.1889383. Acesso em: 20 mai.2023.

Publicado

22/02/2024

Como Citar

BARRACHINA-PERIS, J.; FIN, G.; MORENO-MURCIA, J. A. Melhora das competências na educação física: Intervenção baseada nas preferências de prática dos estudantes e no apoio à autonomia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024020, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18093. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18093. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos