Melhora das competências na educação física

Intervenção baseada nas preferências de prática dos estudantes e no apoio à autonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18093

Palavras-chave:

Intervenção, Competências, Apoio à autonomia, Motivação, Educação física

Resumo

O objetivo do estudo foi testar se uma intervenção baseada nas preferências de prática dos alunos, utilizando um estilo de ensino motivador que apoie a autonomia, poderia melhorar as competências-chave em Educação Física. Participaram 115 alunos de 11 a 14 anos. Utilizou-se um delineamento quase-experimental, durante 36 semanas, em que um grupo seguiu uma intervenção docente, visando apoiar a autonomia, enquanto um grupo controle não teve nenhuma intervenção metodológica diferenciada. Os alunos foram avaliados antes e após a intervenção, em relação às preferências por práticas em educação física, competências e percepção quanto à interação docente. Os resultados indicam que considerar as preferências pela prática e utilizar o apoio à autonomia melhora a percepção de autonomia e competência dos alunos, o que se reflete em uma melhora na aprendizagem funcional, sua transferência e sua orientação prática.

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Biografia do Autor

Julio Barrachina-Peris, Universidad de Alicante

Professor na Comunidade Valenciana de Educação e na Universidade de Alicante.

Gracielle Fin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde. Doutorado em Ciências do Movimento Humano (UDESC).

Juan Antonio Moreno-Murcia, Universidad Miguel Hernández de Elche

Professor Titular da UMH, Departamento de Ciências do Esporte.

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Publicado

22/02/2024

Como Citar

BARRACHINA-PERIS, J.; FIN, G.; MORENO-MURCIA, J. A. Melhora das competências na educação física: Intervenção baseada nas preferências de prática dos estudantes e no apoio à autonomia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024020, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18093. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18093. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos