Melhora das competências na educação física
Intervenção baseada nas preferências de prática dos estudantes e no apoio à autonomia
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18093Palavras-chave:
Intervenção, Competências, Apoio à autonomia, Motivação, Educação físicaResumo
O objetivo do estudo foi testar se uma intervenção baseada nas preferências de prática dos alunos, utilizando um estilo de ensino motivador que apoie a autonomia, poderia melhorar as competências-chave em Educação Física. Participaram 115 alunos de 11 a 14 anos. Utilizou-se um delineamento quase-experimental, durante 36 semanas, em que um grupo seguiu uma intervenção docente, visando apoiar a autonomia, enquanto um grupo controle não teve nenhuma intervenção metodológica diferenciada. Os alunos foram avaliados antes e após a intervenção, em relação às preferências por práticas em educação física, competências e percepção quanto à interação docente. Os resultados indicam que considerar as preferências pela prática e utilizar o apoio à autonomia melhora a percepção de autonomia e competência dos alunos, o que se reflete em uma melhora na aprendizagem funcional, sua transferência e sua orientação prática.
Downloads
Referências
ABÓS, Á. et al. Improving students’ predisposition towards physical education by optimizing their motivational processes in an acrosport unit. European Physical Education Review, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 444–460, 1 nov. 2017. DOI: 10.1177/1356336X16654390. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1356336X16654390. Acesso em: 22 maio 2023.
AMES, C. Achievement goals, motivational climate, and motivational processes. In: Motivation in sport and exercise. Champaign, IL, US: Human Kinetics Books, 1995. p. 161–176.
ANGUERA, M. T.; MENDO, A. H. La Metodología observacional en el ámbito del deporte. E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 135–160, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=86528863001. Acesso em: 04 maio 2023.
BARRACHINA-PERIS, J. Efecto del apoyo a la autonomía en el enfoque por competencias en educación física. 2017. Tesis (Doctoral) - Universidad Miguel Hernández de Elche, Elche, España, 2017.
BARRACHINA-PERIS, J.; MORENO-MURCIA, J. A. Activity preferences and key competence in physical education. European Journal of Human Movement, [S. l.], v. 48, p. 75–84, 30 jun. 2022. DOI: 10.21134/eurjhm.2022.48.8. Disponível em: https://www.eurjhm.com/index.php/eurjhm/article/view/704. Acesso em 19 mar. 2023.
BARRACHINA-PERIS; MORENO-MURCIA, J. A.; HUÉSCAR, E. Diseño y validación de una escala observacional sobre el estilo motivador docente. Cuadernos de Psicología del Deporte, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 67–80, 3 jan. 2022. DOI: 10.6018/cpd.430321. Disponível em: https://revistas.um.es/cpd/article/view/430321. Acesso em: 02 fev. 2023.
BENITA, M.; ROTH, G.; DECI, E. L. When are mastery goals more adaptive? It depends on experiences of autonomy support and autonomy. Journal of Educational Psychology, [S. l.], v. 106, p. 258–267, 2014. DOI: 10.1037/a0034007. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2013-26849-001. Acesso em: 04 maio 2023.
BROWN, S. La evaluación auténtica: el uso de la evaluación para ayudar a los estudiantes a aprende. RELIEVE - Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, [S. l.], v. 21, n. 2, 29 dez. 2015. DOI: 10.7203/relieve.21.2.7674. Disponível em: https://ojs.uv.es/index.php/RELIEVE/article/view/7674. Acesso em: 04 mar. 2023.
BUREAU, J. S. et al. Pathways to Student Motivation: A Meta-Analysis of Antecedents of Autonomous and Controlled Motivations. Review of Educational Research, [S. l.], v. 92, n. 1, p. 46–72, 1 fev. 2022. DOI: 10.3102/003465432110424. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00346543211042426. Acesso em: 20 mar. 2023.
CAMPBELL, D. T.; STANLEY, J. C. The Post Test-Only Control Group Design. Chicago: Rand McNally College Publishing Co., 1996.
CASTILLO, I. et al. Psychometric properties of the Spanish version of the Controlling Coach Behaviors Scale in the sport context. Psicothema, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 409–414, 2014. DOI: 10.7334/psicothema2014.76. Disponível em: https://www.psicothema.com/pi?pii=4208. Acesso em: 12 mar. 2023.
CHEON, S. H. et al. The teacher benefits from giving autonomy support during physical education instruction. Journal of Sport & Exercise Psychology, [S. l.], v. 36, n. 4, p. 331–346, ago. 2014. DOI: 10.1123/jsep.2013-0231. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25226602/. Acesso em: 06 mar. 2023.
CHEON, S. H.; REEVE, J. A classroom-based intervention to help teachers decrease students’ amotivation. Contemporary Educational Psychology, Examining Innovations—Navigating the Dynamic Complexities of School-Based Intervention Research, [S. l.], v. 40, p. 99–111, 1 jan. 2015. DOI: 10.1123/jsep.34.3.365. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22691399/. Acesso em: 06 mar. 2023.
COMUNITAT VALENCIANA. Decreto 87/2015, de 5 de junio, del Consell, por el que establece el currículo y desarrolla la ordenación general de la Educación Secundaria Obligatoria y del Bachillerato en la Comunitat Valenciana. 6 mayo 2015. Disponível em: https://cdlvalencia.org/c-e/. Acesso em: 02 mar. 2023.
DECI, E. L.; RYAN, R. M. The “what” and “why” of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, [S. l.], v. 11, p. 227–268, 2000. DOI: 10.1207/S15327965PLI1104_01. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/S15327965PLI1104_01. Acesso em: 20 maio 2023.
DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic Motivation and Self-Determination in Human Behavior. [S. l.]: Springer Verlag, 2013.
DEVÍS, J. Actividad física, deporte y salud. Barcelona: Inde, 2000.
DEVÍS, J.; PEIRÓ, C. Fundamentos para la promoción de la actividad física relacionada con la salud. La educación física, el deporte y la salud en el siglo XXI, 2001. ISBN 84-268-1122-1, Anais [...] In: DEVÍS, J. D. (coord.). La educación física, el deporte y la salud en el siglo XXI. [S. l.]: Editorial Marfil, 2001. p. 295-322. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1374868. Acesso em: 4 maio 2023.
ESCRIVA-BOULLEY, G. et al. Need-supportive professional development in elementary school physical education: Effects of a cluster-randomized control trial on teachers’ motivating style and student physical activity. Sport, Exercise, and Performance Psychology, [S. l.], v. 7, p. 218–234, 2018. DOI: 10.1037/spy0000119. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2018-02346-001. Acesso em: 20 fev. 2023.
FIN, G. et al. Teachers’ Interpersonal Style in Physical Education: Exploring Patterns of Students’ Self-Determined Motivation and Enjoyment of Physical Activity in a Longitudinal Study. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 9, 2019a. DOI: 10.3389/fpsyg.2018.02721. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2018.02721. Acesso em: 10 maio 2023.
FIN, G. et al. Interpersonal autonomy support style and its consequences in physical education classes. PLOS ONE, [S. l.], v. 14, n. 5, p. e0216609, 20 maio 2019b. DOI: 10.1371/journal.pone.0216609. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0216609. Acesso em: 20 maio 2023.
GARCIA, D. M.; LÓPEZ, E. T.; BENAVENT, G. T. Negociando el currículum en educación física. Una propuesta práctica de cogestión. RETOS. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, [S. l.], n. 29, p. 223–228, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=345743464043. Acesso em: 12 mar. 2023.
HAERENS, L. et al. Observing physical education teachers’ need-supportive interactions in classroom settings. Journal of Sport & Exercise Psychology, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 3–17, fev. 2013. DOI: 10.1123/jsep.35.1.3. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jsep/35/1/article-p3.xml. Acesso em: 06 mar. 2023.
HSU, W.-T.; SHANG, I.-W.; HSIAO, C.-H. Perceived teachers’ autonomy support, positive behaviour, and misbehaviour in physical education: The roles of advantageous comparison and non-responsibility. European Physical Education Review, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 529–542, 1 ago. 2021. DOI: 10.1177/1356336X20971332. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1356336X20971332. Acesso em: 20 maio 2023.
JANG, H. et al. Can self-determination theory explain what underlies the productive, satisfying learning experiences of collectivistically oriented Korean students? Journal of Educational Psychology, [S. l.], v. 101, p. 644–661, 2009. DOI: 10.1037/a0014241. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2009-11043-009. Acesso em: 20 mar. 2023.
JANG, H.; REEVE, J.; DECI, E. L. Engaging students in learning activities: It is not autonomy support or structure but autonomy support and structure. Journal of Educational Psychology, [S. l.], v. 102, p. 588–600, 2010. DOI: 10.1037/a0019682. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2010-15712-005. Acesso em: 12 maio 2023.
JANG, H.; REEVE, J.; HALUSIC, M. A new autonomy-supportive way of teaching that increases conceptual learning: Teaching in students’ preferred ways. Journal of Experimental Education, [S. l.], v. 84, p. 686–701, 2016. DOI: 10.1080/00220973.2015.1083522. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00220973.2015.1083522?journalCode=vjxe20. Acesso em: 12 maio 2023.
JULIÁN, J. A. et al. La Observación Sistemática Como Instrumento De Análisis Del Clima Motivacional En Educación Física. Motricidad. European Journal of Human Movement, [S. l.], v. 25, p. 119–142, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=274219457007. Acesso em: 12 maio 2023.
MÉNDEZ-ALONSO, D.; MÉNDEZ-GIMÉNEZ, A.; FERNÁNDEZ-RÍO, J. Incorporación De Las Competencias Básicas a La Educación Física En Educación Primaria. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte / International Journal of Medicine and Science of Physical Activity and Sport, [S. l.], v. 16, n. 63, p. 457–473, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=54247310004. Acesso em: 26 maio 2023.
MINISTERIO DE EDUCACIÓN, CULTURA Y DEPORTE. Orden ECD/65/2015, de 21 de enero, por la que se describen las relaciones entre las competencias, los contenidos y los criterios de evaluación de la educación primaria, la educación secundaria obligatoria y el bachillerato. 29 enero 2015. Disponível em: https://www.boe.es/eli/es/o/2015/01/21/ecd65. Acesso em: 4 maio 2023.
MONEREO, C. La autenticidad de la evaluación. In: La evaluación auténtica en enseñanza secundaria y universitaria: investigación en innovación. Innova Universitas. Barcelona: [s. n.], 2009. p. 15–28. Disponível em: https://bibcatalogo.uca.es/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=864547. Acesso em: 02 mar. 2023.
MORENO-MURCIA, J. A. et al. Proposal for Modeling Motivational Strategies for Autonomy Support in Physical Education. International Journal of Environmental Research and Public Health, [S. l.], v. 18, n. 14, p. 7717, 20 jul. 2021. DOI: 10.3390/ijerph18147717. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34300167/. Acesso em: 10 maio 2023.
MORENO-MURCIA, J. A.; LLORCA CANO, M.; HUÉSCAR HERNÁNDEZ, E. Estilo de enseñanza, apoyo a la autonomía y competencias en adolescentes. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, [S. l.], v. 20, n. 80, p. 563–576, 2020. DOI: 10.15366/rimcafd2020.80.007. Disponível em: https://revistas.uam.es/rimcafd/article/view/rimcafd2020_80_007. Acesso em: 06 mar. 2023.
NICHOLLS, J. G. Achievement motivation: Conceptions of ability, subjective experience, task choice, and performance. Psychological Review, [S. l.], v. 91, p. 328–346, 1984. DOI: 10.1037/0033-295X.91.3.328. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1984-28719-001. Acesso em: 06 maio 2023.
NICHOLLS, J. G. The Competitive Ethos and Democratic Education. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1989.
NÚÑEZ, J. L. et al. Measuring autonomy support in university students: the Spanish version of the Learning Climate Questionnaire. The Spanish Journal of Psychology, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1466–1472, nov. 2012. DOI: 10.5209/rev_sjop.2012.v15.n3.39430. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23156948/. Acesso em: 12 maio 2023.
OECD. La definición y selección de competencias. Resumen ejecutivo. París, 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/education/skills-beyond-school/definitionandselectionofcompetenciesdeseco.htm. Acesso em: 22 maio 2023.
PERLMAN, D. Assisting preservice teachers toward more motivationally supportive instruction. Journal of Teaching in Physical Education, [S. l.], v. 34, p. 119–130, 2015. DOI: 10.1123/jtpe.2013-0208. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2015-11725-007. Acesso em: 18 maio 2023.
PERRENOUD, P. Diez nuevas competencias para enseñar: Invitación al viaje. [S. l.]: Grao, 2004. Disponível em: https://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/OUVRAGES/Perrenoud_2004_C.html. Acesso em: 10 mar. 2023.
REEVE, J. et al. The beliefs that underlie autonomy-supportive and controlling teaching: A multinational investigation. Motivation and Emotion, [S. l.], v. 38, p. 93–110, 2014. DOI: 10.1007/s11031-013-9367-0. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2013-22232-001. Acesso em: 02 mar. 2023.
REEVE, J.; CHEON, S. H. Teachers become more autonomy supportive after they believe it is easy to do. Psychology of Sport and Exercise, [S. l.], v. 22, p. 178–189, 1 jan. 2016. DOI: 10.1016/j.psychsport.2015.08.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1469029215000850. Acesso em: 02 mar. 2023.
REEVE, J.; JANG, H. What teachers say and do to support students’ autonomy during a learning activity. Journal of Educational Psychology, [S. l.], v. 98, p. 209–218, 2006. DOI: 10.1037/0022-0663.98.1.209. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2006-02666-017. Acesso em: 02 mar. 2023.
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, [S. l.], v. 55, p. 68–78, 2000. DOI: 10.1037//0003-066x.55.1.68. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11392867/. Acesso em: 02 mar. 2023.
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory: Basic psychological needs in motivation, development, and wellness. New York, NY, US: The Guilford Press, 2017.
SARRAZIN, P. G. et al. The effects of teachers’ expectations about students’ motivation on teachers’ autonomy‐supportive and controlling behaviors. International Journal of Sport and Exercise Psychology, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 283–301, 1 jan. 2006. DOI: 10.1080/1612197X.2006.9671799. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2006-21014-005. Acesso em: 12 mar. 2023.
ULSTAD, S. O. et al. Motivation, learning strategies, and performance in physical education at secondary school. Advances in Physical Education, [S. l.], v. 6, n. 1, feb. 2016. DOI: 10.4236/ape.2016.61004. Disponível em: https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=63403. Acesso em: 02 maio 2023.
VALLERAND, R. J. Toward a hierarchical model of intrinsic and extrinsic motivation. In: Advances in experimental social psychology. San Diego, CA, US: Academic Press, 1997. v. 29, p. 271–360.
VALLERAND, R. J. Intrinsic and extrinsic motivation in sport and physical activity: A review and a look at the future. In: Handbook of sport psychology. 3. ed. Hoboken, NJ, US: John Wiley & Sons, Inc., 2007. p. 59–83. DOI: 10.1002/9781118270011.ch3. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2007-01666-011. Acesso em: 02 mar. 2023.
VAN DEN BERGHE, L. et al. Dynamics of need-supportive and need-thwarting teaching behavior: The bidirectional relationship with student engagement and disengagement in the beginning of a lesson. Physical Education and Sport Pedagogy, [S. l.], v. 21, p. 653–670, 2016. DOI: 10.1080/17408989.2015.1115008. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2016-45288-008. Acesso em: 20 maio 2023.
VERA LACÁRCEL, J. A. Dilemas en la negociación del curriculum con el alumnado a partir de la cesión de responsabilidad de la evaluación en el aula de Educación Física. Revista de investigación en educación, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 72–82, 2010. Disponível em: https://revistas.uvigo.es/index.php/reined/article/view/1852. Acesso em: 10 mar. 2023.
WEELDENBURG, G. et al. Through students’ eyes: preferred instructional strategies for a motivating learning climate in secondary school physical education. Curriculum Studies in Health and Physical Education, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 268–286, 2 set. 2021. DOI: 10.1080/25742981.2021.1889383. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/25742981.2021.1889383. Acesso em: 20 mai.2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Julio Barrachina-Peris, Gracielle Fin, Juan Antonio Moreno-Murcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.