O novo paradigma da educação na promoção de uma sociedade mais inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.12632

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Currículo, Cidadania, Direitos humanos.

Resumo

O tema que aqui nos propomos tratar só é possível porque vivemos no tempo e no espaço em que vivemos. Vivemos nele, aqui e agora. Se estivéssemos no período pós II Guerra Mundial, poderíamos estar, possivelmente, a discutir a “escola de massas” ou, se estivéssemos no período de Maio de 68, estaríamos a debater a “contestação universitária”. Hoje, porém, dado que a vida nos oferece outras oportunidades, discutimos o papel da educação à luz da Declaração Universal dos Direitos do Homem, conscientes do seu papel no desenvolvimento integral da pessoa.

Esta nova forma de entender a educação faz com que o mundo dê um salto qualitativo, ao conceber-se em função do desenvolvimento pessoal de cada ser humano.

Chegamos ao verdadeiro epicentro do sismo que abala a educação e que vai exigir profundas alterações ao subsistema escolar dentro do sistema educativo. A escola passa a ter, deste modo, a responsabilidade de adequar o currículo aos seus alunos e tomar opções que considere mais eficazes de forma a garantir o sucesso dos alunos – de todos os alunos –, de um modo especial, daqueles que manifestam algum tipo de fragilidade.

No artigo que aqui nos propomos desenvolver, pretende-se repensar não exclusivamente o sistema escolar - que é determinante na formação da pessoa e que analisaremos pela via da diversidade escolar -, mas o sistema educativo como um todo e propor-lhe-emos que vá mais longe, mais ao concreto e mais ao fundo para ser verdadeiramente inclusivo, como se exige hoje nas sociedades contemporâneas.

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Biografia do Autor

Eduardo Duque, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (FFCS-UCP)

Professor de Sociologia.

Jf Durán Vázquez

Professor de Sociologia.

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Publicado

02/01/2020

Como Citar

DUQUE, E.; DURÁN VÁZQUEZ, J. O novo paradigma da educação na promoção de uma sociedade mais inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 27–49, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i1.12632. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12632. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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