O novo paradigma da educação na promoção de uma sociedade mais inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.12632

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Currículo, Cidadania, Direitos humanos.

Resumo

O tema que aqui nos propomos tratar só é possível porque vivemos no tempo e no espaço em que vivemos. Vivemos nele, aqui e agora. Se estivéssemos no período pós II Guerra Mundial, poderíamos estar, possivelmente, a discutir a “escola de massas” ou, se estivéssemos no período de Maio de 68, estaríamos a debater a “contestação universitária”. Hoje, porém, dado que a vida nos oferece outras oportunidades, discutimos o papel da educação à luz da Declaração Universal dos Direitos do Homem, conscientes do seu papel no desenvolvimento integral da pessoa.

Esta nova forma de entender a educação faz com que o mundo dê um salto qualitativo, ao conceber-se em função do desenvolvimento pessoal de cada ser humano.

Chegamos ao verdadeiro epicentro do sismo que abala a educação e que vai exigir profundas alterações ao subsistema escolar dentro do sistema educativo. A escola passa a ter, deste modo, a responsabilidade de adequar o currículo aos seus alunos e tomar opções que considere mais eficazes de forma a garantir o sucesso dos alunos – de todos os alunos –, de um modo especial, daqueles que manifestam algum tipo de fragilidade.

No artigo que aqui nos propomos desenvolver, pretende-se repensar não exclusivamente o sistema escolar - que é determinante na formação da pessoa e que analisaremos pela via da diversidade escolar -, mas o sistema educativo como um todo e propor-lhe-emos que vá mais longe, mais ao concreto e mais ao fundo para ser verdadeiramente inclusivo, como se exige hoje nas sociedades contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Duque, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (FFCS-UCP)

Professor de Sociologia.

Jf Durán Vázquez

Professor de Sociologia.

Referências

AFONSO, C. Inclusão e mercado de trabalho - papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE. Saber (e) educar, 10, p. 53-66, 2005.

AINSCOW, M. Understanding the development of inclusive schools. London: Falmer Press, 1999.

AINSCOW, M. Processo de Inclusão é um processo de aprendizado. Portal do Governo do Estado de São Paulo. Entrevista concedida à Secretaria de estado de Educação Especial, 2008. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ees_a.php?t=002

ARISTÓTELES. Physique. Paris: Les belles Lettres, 1969.

BALZAC, H. A solteirona. Porto Alegre: Globo, 1951.

BAUTISTA, R. Necessidades Educativas Especiais. Lisboa: Dinalivro, 1993.

BECK, U. La sociedad del riesgo. Hacia una nueva modernidad. Barcelona: Paidós, 2006.

BÉNARD DA COSTA, A.M. Currículo Funcional no Contexto da Educação Inclusiva, 2006. Disponível em: http://redeinclusao.web.ua.pt/files/fl_46.pdf

BRENNAN, W. El Currículo para Niños com Necesidades Educativas Especiales. Madrid: Siglo XXI España Editores, S.A., 1990.

CORREIA, L. et al. Intervenção com alunos com necessidades educativas especiais. In L. M. Correia, Inclusão e Necessidades Educativas Especiais. Um guia para educadores e professores (2ª edição revista e ampliada). Colecção Necessidades Educativas Especiais. Porto: Porto Editora, 2008., p. 95-144.

CORREIA, L. Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: Um guia para educadores e professores. 2ª Edição. Porto: Porto Editora, 2008.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Revista Inovação, vol. 7, nº 1, Ministério da Educação. Instituto de Inovação Educacional, 1994.

DECRETO-LEI n.º3/2008, de 7 de Janeiro de 2008. Diário da República, 1ª série, n.º 4. Lisboa: Ministério da Educação.

DUQUE, E. Contributos para uma crítica da aceleração do tempo. In E. Araújo & E. Duque (Org.), Os tempos sociais e o mundo contemporâneo. Um debate para as Ciências Sociais e Humanas. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade/Centro de Investigação em Ciências Sociais, 2012, p. 117-127.

DUQUE, E. É possível sair do presente? Uma teoria prospetiva. In E. Araújo; E. Duque; M. Franch & J. Durán (eds). Tempos Sociais e o Mundo Contemporâneo. As crises, As Fases e as Ruturas. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade/Centro de Investigação em Ciências Sociais, 2014, p. 154-169.

DURKHEIM, E. Historia de la educación y de las doctrinas pedagógicas. Madrid: La Piqueta, 1992.

EWEN, S. Consciences sous influence. Publicité et genèse de la société de consommation. Paris: Aubier, 1983.

Fernández Enguita, M. La cara oculta de la escuela. Educación y trabajo en el capitalismo. Madrid: SXXI, 1990.

FOUCAULT, M. Vigilar y castigar. Barcelona: Círculo de Lectores, 1999.

Habermas, J. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa Publicações D. Quixote, 1990.

INNERARITY, D. O Futuro e os seus Inimigos. A paisagem temporal da sociedade contemporânea. Uma teoria da aceleração. Lisboa: Teorema, 2011.

LEITE, T. Diferenciação Curricular e NEE. In SIM-SIM, I. (Coord. e Int.). Necessidades Educativas Especiais: Dificuldades da Criança ou da escola? Coleção Educação Hoje. Lisboa: Texto Editores, 2005, p. 9-25.

LEITE, T. Currículo e Necessidades Educativas Especiais. Coleção “Indução e Desenvolvimento Profissional Docente”. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011.

MADUREIRA, I. & LEITE, T. Diferenciação Pedagógica: Preocupações e Dificuldades dos Professores. In: A. Estrela & J. Ferreira (Coords), Diversidade e Diferenciação em Pedagogia. Atas do IX Colóquio da AFIRSE/AIPELF. Lisboa: FPCE, 2003.

MANJÓN, D; GIL, J.; GARRIDO, A. Adaptações Curriculares. In R. Bautista (Coord.), Necessidades Educativas Especiais. Tradução e adaptação da 2ª edição atualizada: Ana Escoval. Lisboa: Dinalivro, 1993, p. 53-82.

NIZA, S. Necessidades Especiais de Educação: Da Exclusão à Inclusão na Escola Comum, Inovação nº 9, Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1996.

NOGUEIRA, F. & ANDRADE, L. A inclusão social das pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio da educação. Família e Sociedade. Brasil: Universidade Católica de Minas Gerais/Campus de Arcos, pp. 1-6, 2007. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0383.pdf.

ORTEGA, F. Sociología de la educación. Barcelona: Barcanova, 1993.

PACHECO, A. Currículo: Teoria e Práxis. Porto: Porto Editora, 2001.

PINAR, W. O que é a teoria do currículo? Porto: Porto Editora, 2007.

POLLARD, S. La génesis de la dirección de empresa moderna. Estudio sobre la Revolución Industrial en Gran Bretaña. Madrid: Ministerio de Trabajo y SS, 1987.

RODRIGUES, D. Perspectivas sobre a inclusão. Da educação à sociedade. Porto: Porto Editora, 2003.

RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva. In D. Rodrigues (ed.), Educação Inclusiva. Estamos a fazer Progressos? Cruz Quebrada: FMH Edições, 2006, p.74-88.

ROLDÃO, M. Diferenciação Curricular Revisitada. Conceito, discurso e praxis. Porto: Porto Editora, 2003.

ROLDÃO, M. C. Os Professores e a Gestão do Currículo – Perspectivas e Práticas em Análise. Porto: Porto Editora, 1999.

SANTOS, B. As Tensões da modernidade. Trabalho apresentado no Fórum Social Mundial. Porto Alegre: Biblioteca das Alternativas, 2001.

SILVA, A. FRIAS. Adequações Curriculares e estratégias de ensino em turmas inclusivas: um estudo exploratório no 1º ciclo. Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, 2011.

SILVA, T. Teorias do currículo. Porto: Porto Editora, 2000.

SILVA, T. & MOREIRA, A. (Org.). Territórios contestados. O currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

TORRES GONZÁLEZ, J. Educação e Diversidade. Bases didácticas e organizativas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

VARELA, J. & ÁLVAREZ-URÍA, F. Arqueología de la escuela. Madrid: La Piqueta, 1991.

WARNOCK, M. et al. Special Educational Needs. Report of Committee of Enquiry into the Education of Handicapped Children and Young People. London: HMSO, 1978.

WILLIS, P. Aprendiendo a trabajar. Madrid: Akal, 1988.

ZABALZA, M. Diversidade e Currículo Escolar: que Condições Institucionais para dar resposta à Diversidade da Escola. Lisboa: Ministério da Educação/Direcção Geral do Ensino Básico, 1999.

Publicado

02/01/2020

Como Citar

DUQUE, E.; DURÁN VÁZQUEZ, J. O novo paradigma da educação na promoção de uma sociedade mais inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 27–49, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i1.12632. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12632. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.