COMPETÊNCIAS COMUNS NO CAMPO DA SAÚDE DO TRABALHADOR PARA AS PROFISSÕES DA SAÚDE: UMA METASSÍNTESE QUALITATIVA

Autores

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências, Competência Profissional, Saúde do Trabalhador

Resumo

O objetivo deste estudo foi revisar as competências comuns no campo da Saúde do Trabalhador (ST) nas profissões da saúde. Para isso, foi realizada uma metassíntese qualitativa, por meio de buscas no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na base de dados PubMed. Entre os 13 artigos incluídos nesta revisão, foram identificadas competências comuns que dizem respeito a atuação clínico-assistencial, gerenciamento de riscos e em questões relativas aos valores éticos profissionais. Apesar dos resultados se aproximarem da concepção de saúde ocupacional, estes podem ser explorados desde que relacionados aos princípios e diretrizes da ST do Sistema Único de Saúde.

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Biografia do Autor

Nathalie Alves Agripino, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). São Paulo – SP, Brasil.

Sanitarista. Mestra em Ensino em Ciências da Saúde no Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde (PPGCECS), Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior de Saúde (CEDESS).

Leonardo Carnut, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). São Paulo – SP, Brasil.

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). São Paulo – SP – Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde (PPGCECS), Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior de Saúde (CEDESS).

Lúcia Dias da Silva Guerra, Centro Universitário Anhanguera São Paulo. São Paulo – SP, Brasil.

Professora no Centro Universitário Anhanguera São Paulo. Pós-doutora em Saúde Global e Sustentabilidade - Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Nutrição - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

09/09/2024

Como Citar

AGRIPINO, N. A.; CARNUT, L.; GUERRA, L. D. da S. COMPETÊNCIAS COMUNS NO CAMPO DA SAÚDE DO TRABALHADOR PARA AS PROFISSÕES DA SAÚDE: UMA METASSÍNTESE QUALITATIVA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024101, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18598. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos