COMPETÊNCIAS COMUNS NO CAMPO DA SAÚDE DO TRABALHADOR PARA AS PROFISSÕES DA SAÚDE: UMA METASSÍNTESE QUALITATIVA

Autores

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências, Competência Profissional, Saúde do Trabalhador

Resumo

O objetivo deste estudo foi revisar as competências comuns no campo da Saúde do Trabalhador (ST) nas profissões da saúde. Para isso, foi realizada uma metassíntese qualitativa, por meio de buscas no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na base de dados PubMed. Entre os 13 artigos incluídos nesta revisão, foram identificadas competências comuns que dizem respeito a atuação clínico-assistencial, gerenciamento de riscos e em questões relativas aos valores éticos profissionais. Apesar dos resultados se aproximarem da concepção de saúde ocupacional, estes podem ser explorados desde que relacionados aos princípios e diretrizes da ST do Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalie Alves Agripino, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). São Paulo – SP, Brasil.

Sanitarista. Mestra em Ensino em Ciências da Saúde no Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde (PPGCECS), Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior de Saúde (CEDESS).

Leonardo Carnut, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). São Paulo – SP, Brasil.

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). São Paulo – SP – Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde (PPGCECS), Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior de Saúde (CEDESS).

Lúcia Dias da Silva Guerra, Centro Universitário Anhanguera São Paulo. São Paulo – SP, Brasil.

Professora no Centro Universitário Anhanguera São Paulo. Pós-doutora em Saúde Global e Sustentabilidade - Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Nutrição - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referências

ALVES, R. B. Vigilância em saúde do trabalhador e promoção da saúde: aproximações possíveis e desafios. Cadernos de Saúde Pública, v. 19, n. 1, p. 319–322, jan. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/NV7WMb7kcZjb4Vq9tGXZdtq/?lang=pt#. Acesso em: 16 set. 2023.

BORGES, A. M.; SILVA, D. F. da.; ALMEIDA, M. C. V.; ROCHA, L. P.; BONOW, C. A.; CEZAR-VAZ, M. R. Avaliação do ensino em saúde do trabalhador por acadêmicos de enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental On-line, v. 6, n. 4, p. 1349–1360, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5057/505750770005_2.pdf. Acesso em: 16 set. 2023.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 09 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, Anexo XV – Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT). 2017. Brasília, DF: MS, 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0002_03_10_2017.html. Acesso em: 08 set. 2023.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, DF: MS, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 08 set. 2023.

CARNUT, L.; RODRIGUES, C. I. S. Análise crítica da interface bioética, saúde e trabalho. Revista Bioética, v. 28, n. 2, p. 219-228, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422020282383. Acesso em: 19 set. 2023.

CHAKRABORTY, S. P.; DERMENTZIS, J.; BRIJNATH, B.; IVEY, E.; MAZZA, D. What clinical challenges are associated with diagnosing and managing work-related mental health conditions? A qualitative study in general practice. BMJ Open, v. 10, n. 8, e037734, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7430442/. Acesso em: 19 set. 2023.

COOPER, H. M. A fase de formulação do problema. In: COOPER H. M. (ed.). Integrating research: a guide for literature resenhas. Parque Newbury: Publicações Sage, 1984. p. 19-37. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1989-97370-000. Acesso em: 08 set. 2023.

DALLAN, E. M. C. Competências e Habilidades (ferramentas): como planejar por competências. Nova Escola: A Revista do Professor, São Paulo, set. 2000.

DEMOU, E.; LALLOO, D.; MACDONALD, E. B. Differences in opinions of occupational physicians on the required competencies by field of practice: results of an international Delphi study. BMC Med Educ, v. 18, n. 1, p. 62, 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5879917/. Acesso em: 16 set. 2023.

DIAS, E. C.; SILVEIRA, A. M.; CHIAVEGATTO, C. V.; RESENDE, N. P. O Ensino das Relações Trabalho-Saúde-Doença na Escola Médica: percepção dos alunos e proposta de aperfeiçoamento na UFMG. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 30, n. 1, p. 20–26, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/5R9zqGDGgTb6SgJXzMRbf7q/?lang=pt. Acesso em: 16 set. 2023.

DUARTE, D. A. A supervisão enquanto dispositivo: narrativa docente do estágio profissional em psicologia do trabalho. Interface: comunicação, saúde e educação, v. 19, n. 52, p. 133–144, 2015. Disponível em: http://www.anamt.org.br/site/upload_arquivos/revista_brasileira_de_medicina_do_trabalho_volume_14_n%C2%BA_3_131220161657237055475.pdf. Acesso em: 16 set. 2023.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o Conceito de Competência. RAC, Edição Especial 2001, p. 183-196. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/C5TyphygpYbyWmdqKJCTMkN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 set. 2023.

FRANCIS-BALDESARI, C. Systematic Reviews of Qualitative Literature. Oxford: UK Cochrane Centre, 2006.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. v. 2.

GERALDI, L.; MIRANDA. F. M.; SILVA, J. A. M.; APPENZELLER, S.; MININEL, V. A. Competências profissionais para a atenção à saúde do trabalhador. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, n. 2, e071, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/CsdR7DkN7tKzyL4kdC65WRx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 set. 2023.

GRIGGIO, A. P.; SILVA, J. A. M.; ROSSIT, R. A. S.; MIEIRO, D. B.; MIRANDA, F. M.; MININEL, V. A. Analysis of an interprofessional education activity in the occupational health field. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 28, e3247, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/YqkFfkL9PHyvj7MsTnb39wr/?lang=en. Acesso em: 13 set. 2023.

GUAL, L. C.; VELARDE, C. J. M.; PORTELL, V. M.; BOIX, F. P. Health and safety professional roles and competencies to promote company-level integration of preventive actions. A Delphy study. Arch Prev Riesgos Labor, v. 17, n. 1, p. 10-17, 2014. Spanish. Disponível em: https://archivosdeprevencion.eu/view_document.php?tpd=2&i=304. Acesso em: 16 set. 2023.

KIRK, H. The role of advanced nursing practice in occupational health. Occup Med (Lond), v. 62, n. 7, p. 574-577, 2012. Disponível em: https://academic.oup.com/occmed/article/62/7/574/1536429?login=false. Acesso em: 16, set. 2023.

KUBO, Y.; HATONO, Y.; KUBO, T.; SHIMAMOTO, S.; NAKATANI, J.; BURGEL, B. J. Development of the Career Anchors Scale among Occupational Health Nurses in Japan. J Occup Health, v. 58, n. 6, p. 519-533, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5373903/. Acesso em: 16, set. 2023.

LACAZ, F. A. C.; TRAPÉ, A.; SOARES, C. B.; SANTOS, A. P. L. Estratégia saúde da família e saúde do trabalhador: um diálogo possível? Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 17, n. 44, p. 75–87, jan. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/sspcm6FMMXWRVk6Kg9HkSjn/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 16, set. 2023.

LACAZ, F. A. C. O campo saúde do trabalhador: resgatando conhecimentos e práticas sobre as relações e noções trabalho-saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 4, p. 757-766, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Dbjb9TcStGxFcbdZ3Fh3Mbg/. Acesso em: 16 set. 2023.

LALLOO, D.; DEMOU, E.; KIRAN, S.; CLOEREN, M.; MENDES, R.; MACDONALD, E. B. International perspective on common core competencies for occupational physicians: a modified Delphi study. Occup Environ Med, v. 73, n. 7, p.452-458, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4941142/. Acesso em: 16 set. 2023.

LALLOO, D.; DEMOU, E.; STEVENSON, M.; GAFFNE, M.; MACDONALD, E. B. Comparison of competency priorities between UK occupational physicians and occupational health nurses. Occup Environ Med, v. 74, n. 5, p.384-386, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5520255/. Acesso em: 16 set. 2023.

LAURELL, A. C; NORIEGA, M. Processo de produção e saúde. Trabalho e desgaste operário. São Paulo: Cebes – Hucitec, 1989.

LEÃO, L. H. C; VASCONCELLOS, L. C. F. Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast): reflexões sobre a estrutura de rede. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, DF, v. 20, n. 1, p. 85-100, mar. 2011. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742011000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 set. 2023.

LJUNGQUIST, T.; ALEXANDERSON, K.; KJELDGÅRD, L.; ARRELÖV, B.; NILSSON, G. H. Occupational health physicians have better work conditions for handling sickness certification compared with general practitioners: results from a nationwide survey in Sweden. Scand J Public Health, v. 43, n. 1, p. 35-43, 2015. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1403494814558151?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200pubmed. Acesso em: 16 set. 2023.

LUCCA, S. R.; KITAMURA, S. O ensino da medicina do trabalho e a importância das visitas aos locais de trabalho. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 10, n. 2, p. 41–48, 2012.

LUCHESI, K. F.; MOURÃO, L. F.; KITAMURA, S. Ações de promoção e prevenção à saúde vocal de professores: uma questão de saúde coletiva. Revista CEFAC, v. 12, n. 6, p. 945–953, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/HXFN9zQrrcmdDVv69QcdGfC/?format=pdf. Acesso em: 12 set. 2023.

LUGAH, V.; GANESH, B.; DARUS, A.; RETNESWARI, M.; ROSNAWATI, M. R.; SUJATHA, D. Training of occupational safety and health: knowledge among healthcare professionals in Malaysia. Singapore Med J, v. 51, n. 7, p. 586-92, 2010. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=623768ca75a751e80c8e3e6d305e9a99d5f08699. Acesso em: 22 abr. 2023.

MALGLAIVE, G. Ensinar adultos. Portugal: Porto Editora, 1995.

MACHADO, J. M. H. Perspectivas e pressupostos da vigilância em saúde do trabalhador no Brasil. In: GOMEZ, C. M., MACHADO, J. M. H.; PENA, P. G. L. Saúde do trabalhador na sociedade brasileira contemporânea [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2011, p. 67-85.

MASCARELLO, C. A.; REZER, R. Em tempos de "formação por competências", reflexões sobre a utilidade do inútil: possibilidades para a formação escolar. Momento: diálogos em educação, v. 29, n. 2, p. 94-115, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9777/8318. Acesso em: 17 set. 2023.

MENDES, R.; DIAS, E. C. Da medicina do trabalho à saúde do trabalhador. Rev. Saúde Pública, v. 25, n. 5, 1991. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/VZp6G9RZWNnhN3gYfKbMjvd/. Acesso em: 14 set. 2023.

MINAYO-GOMEZ, C.; THEDIM-COSTA S. M. F. Incorporação das ciências sociais na produção de conhecimentos sobre trabalho e saúde. Ciências & Saúde Coletiva, v. 8, n. 1, p. 125-136, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/KMCTJfMmd6cRC7XTv6WLn4B/. Acesso em: 12 set. 2023.

MINAYO-GOMES, C.; VASCONCELOS, L. C. F.; MACHADO, J. H. Saúde do trabalhador: aspectos históricos, avanços e desafios no Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 6, p. 1963–1970, jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/DCSW6mPX5gXnV3TRjfZM7ks/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 set. 2023.

NAGATA, M.; MORI, K.; ISHIKAWA, A.; NAGATA T. Surveys on minimum practical abilities required by nonspecialist occupational physicians in Japan. J Occup Health, v. 16;58, n. 3, p. 276-288, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5356952/. Acesso em: 12 set. 2023.

OLIVEIRA, G. S.; MIRANDA, M. I.; SAAD, N. S. Metassíntese: uma modalidade de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v. 19, n. 42, p. 145-156, 2020. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2299/1424. Acesso em: 12 jan. 2024.

OLSZEWSKI, K. A.; WOLF, D. M.; WENSKOVITCH J. Exploring Occupational Health Professionals Understanding and Needs in Regard to Total Worker Health (TWH). Workplace Health Saf, v. 69, n. 7, p. 296-305, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2165079921993110?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200pubmed. Acesso em: 12 set. 2023.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

RAMOS, M. N. A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Educ. Soc., Campinas, SP, v. 23, n. 80, p. 401-422, 2002. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/mariseramos.pdf. Acesso em: 16 set. 2023.

REIS, K. R.; MENDONÇA, A. L. O. Saúde do trabalhador e educação: reflexões a partir do modelo operário de conhecimento. Revista trabalho necessário, v. 11, n. 17, 2013. Disponível em: www.uff.br/trabalhonecessario. Acesso em: 12 set. 2023.

REZER, R. Pedagogia das competências como princípio de organização curricular: “Efeitos Colaterais” para a educação superior. Revista Educação – UFSM, v. 45, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/34008/html. Acesso em: 17 set. 2023.

ROMCY, G. S. Formação (in)comum e caminhos de sua produção: cenas da residência multiprofissional em saúde. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6143/tde-15062018-134018/pt-br.php. Acesso em: 08 ago. 2023.

SATO, L. As implicações do conhecimento prático para a vigilância em saúde do trabalhador. Cadernos de Saúde Pública, v. 12, n. 4, p. 489–495, out. 1996. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/yLbRt6BHpmZ5gLTZwdKJFYM/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 22 set. 2023.

SOUZA, D. O. O ensino da Saúde do Trabalhador nos cursos de graduação em saúde de uma universidade federal. Research, Society and Development, v. 10, n. 12, e597101220798, 2021. Disponível em: 10.33448/rsd-v10i12.20798. Acesso em: 08 jan. 2023.

STILZ, R.; MADAN, I. Worker expectations of occupational health consultations. Occup Med (Lond), v. 64, n. 3, p. 177-180, 2014. Disponível em: https://academic.oup.com/occmed/article/64/3/177/1437926?login=false. Acesso em: 12 set. 2023.

VASCONCELLOS, L. C. F.; MINAYO-GOMES, C.; MACHADO, J. M. H. The gap between what has been defined and what is still pending in occupational health surveillance. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 12, p. 4617–4626, dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/GRr3wgMsV4k5YHvfSvyRFtj/?lang=pt#. Acesso em: 12 set. 2023.

VERGER, P.; MÉNARD, C.; RICHARD, J. B.; DEMORTIÈRE, G.; BECK, F. Collaboration between general practitioners and occupational physicians: a comparison of the results of two national surveys in France. J Occup Environ Med, v. 56, n. 2, p. 209-213, 2014. Disponível em: https://journals.lww.com/joem/Abstract/2014/02000/Collaboration_Between_General_Practitioners_and.19.aspx. Acesso em: 06 ago. 2023.

Publicado

09/09/2024

Como Citar

AGRIPINO, N. A.; CARNUT, L.; GUERRA, L. D. da S. COMPETÊNCIAS COMUNS NO CAMPO DA SAÚDE DO TRABALHADOR PARA AS PROFISSÕES DA SAÚDE: UMA METASSÍNTESE QUALITATIVA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024101, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18598. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos