Gestão escolar no âmbito do sistema de ensino de Rio Branco-AC

Aspectos referentes à seleção do dirigente escolar e à constituição de sua equipe gestora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18615

Palavras-chave:

Gestão democrática, Sistema Municipal de Ensino, Diretor escolar

Resumo

O estudo procura analisar a implementação da gestão democrática no Sistema Municipal de Ensino de Rio Branco/Acre, tendo por foco a seleção de dirigentes escolares, e, para tal, se desenvolveu um estudo bibliográfico e análise documental. A primeira parte trata de elementos da legislação nacional e de estudos de referência sobre o tema. Na segunda, cotejamos a legislação municipal para o processo de seleção de dirigentes escolares e a constituição de sua equipe gestora, a partir de um levantamento documental a respeito do processo de seleção, elaborando, na sequência, um banco de dados, que, articulado à literatura da área, possibilitou a produção das análises. Na conclusão, se destaca o cumprimento de um dos aspectos da gestão democrática, que trata da seleção de dirigentes escolares e da equipe gestora, como forma de demonstrar o envolvimento significativo dos professores no processo de seleção, evidenciando a luta pelo poder e pelas condições proporcionadas pelo exercício do cargo de diretor das unidades municipais de ensino de Rio Branco.

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Biografia do Autor

Pelegrino Santos Verçosa, Universidade Federal do Acre

Docente Adjunto IV. Centro de Educação Letras e Artes. Doutor em Educação pela UFPR.

Pierre André Garcia Pires, Universidade Federal do Acre

Docente Associado I. Centro de Educação Letras e Artes. Doutor em Educação pela UFPR.

Andréa Maria Lopes Dantas, Universidade Federal do Acre

Docente Associada IV. Centro de Educação Letras e Artes. Doutora em Educação pela PUC/SP.

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Publicado

23/10/2023

Como Citar

VERÇOSA, P. S.; PIRES, P. A. G.; DANTAS, A. M. L. Gestão escolar no âmbito do sistema de ensino de Rio Branco-AC: Aspectos referentes à seleção do dirigente escolar e à constituição de sua equipe gestora. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023098, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18615. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18615. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos