NOSSO JEITO DE INTERNACIONALIZAR: FATORES INTRÍNSECOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19015

Palavras-chave:

Internacionalização, Instituições de ensino superior, Operacionalização

Resumo

O estudo investiga como ocorre a operacionalização do processo de internacionalização nas instituições de Ensino Superior. Uma vez que a internacionalização se diferencia no contexto mundial e nacional, pode-se afirmar que diferenças também existem em nível organizacional e que há características intrínsecas de cada instituição que explicam tais diferenças. Três instituições públicas foram escolhidas para a comparação de suas operacionalizações. A pesquisa tem abordagem qualitativa e utiliza três fontes de dados: entrevistas semiestruturadas com atores-chaves ao processo, documentos institucionais e arquivos. Os resultados indicam diferentes processos de internacionalização, sendo que três fatores organizacionais explicam a diferenciação: o histórico organizacional, a missão organizacional e o entendimento do que é internacionalização. Esses fatores informam o estágio da internacionalização, sua aderência a influências externas e o sentido do processo.

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Biografia do Autor

Linnik Israel Lima Teixeira, Instituto Federal do Piauí (IFPI), Piripiri – PI – Brasil.

Professor do Eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piauí. Doutorando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Maria Elias Soares, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE – Brasil.

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (UFC). Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

TEIXEIRA, L. I. L.; SOARES, M. E. NOSSO JEITO DE INTERNACIONALIZAR: FATORES INTRÍNSECOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024136, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.19015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19015. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de revisão e pesquisa