A escola enquanto espaço produtor da saúde de seus alunos

Autores

  • Andre Guirland Vieira Universidade Luterana do Brasil - ULBRA https://orcid.org/0000-0002-4487-6480
  • Denise Rangel Ganzo de Castro Aerts Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Sheila Câmara Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde-Porto Alegre
  • Claudio Schubert Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Dóris Cristina Gedrat Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Gehysa Guimarães Alves Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8492

Palavras-chave:

Saúde escolar. Escola promotora da saúde. Aprendizagem. Comunicação.

Resumo

A escola tem um compromisso essencial enquanto espaço de desenvolvimento de ações promotoras da saúde de toda a comunidade escolar. No entanto, para que seja potencializadora da qualidade de vida, é necessário que as pessoas sintam-se aceitas e participem do processo de construção deste ambiente. Assim, o objetivo deste estudo é refletir sobre a escola como espaço de produção da saúde e a importância da proposta da escola promotora da saúde. Para tanto, foi realizada pesquisa teórica sobre o ambiente escolar, a inclusão social, e a promoção da saúde na escola. Os resultados apontam para a necessidade de a escola contribuir para o desenvolvimento de habilidades para uma vida saudável, refletindo sobre estilos de vida e promovendo um ambiente de aprendizagem saudável e eficaz para o aluno, com a valorização das individualidades e o estabelecimento de um ambiente que potencialize relações saudáveis, com qualidade de comunicação e com a reflexão sobre as diversidades. Enfatiza-se a importância da atuação crítica, criativa e reflexiva de toda a comunidade escolar na busca da implantação da Escola Promotora da Saúde, desenvolvendo um ambiente prazeroso, alegre e solidário e estimulando a busca compartilhada das perguntas que se apresentam. 

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

VIEIRA, A. G.; AERTS, D. R. G. de C.; CÂMARA, S.; SCHUBERT, C.; GEDRAT, D. C.; ALVES, G. G. A escola enquanto espaço produtor da saúde de seus alunos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 916–932, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.8492. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8492. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos