O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I

Autores

  • Camila Lourenço Morgado UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP
  • Silvio Henrique Fiscarelli FCLAr - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p956-968

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Ensino Fundamental I, Deficiência Intelectual, Profissão Docente.

Resumo

Diante das políticas educacionais que preconizam uma educação inclusiva que respeite e valorize todos os alunos, independentemente de suas características individuais, desenvolvemos um estudo para verificar como esse cenário é visto por um professor de escola comum que atua com um aluno com deficiência intelectual no Ensino Fundamental I. Para tanto utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, como procedimento metodológico o Estudo de Caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O objetivo foi analisar as concepções por parte do professor acerca da profissão docente, da inclusão, o auxílio por parte da equipe gestora e do AEE, concepção de aprendizagem do aluno com deficiência e o contato com a família. Os dados mostraram que muitos avanços foram alcançados no âmbito legal no que diz respeito a inclusão dos alunos com deficiência na escola comum, porém a realidade da sala de aula ainda é bastante precária, o que dificulta a inclusão efetiva dos alunos com deficiência.

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Biografia do Autor

Camila Lourenço Morgado, UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP

Mestranda em Educação Escolar.

Silvio Henrique Fiscarelli, FCLAr - Unesp

Professor Departamento de Didática

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Publicado

27/09/2016

Como Citar

MORGADO, C. L.; FISCARELLI, S. H. O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp2, p. 956–968, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.esp2.p956-968. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8936. Acesso em: 22 nov. 2024.