O uso de filtros de controle na internet: o caso do sistema educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.9052

Palavras-chave:

Filtros de Controle, Educação, Internet.

Resumo

O avanço da internet nos meios sociais e educacionais tem gerado uma gama de estudos e pesquisa sobre as possibilidades e os desafios que o uso das mídias e tecnologias podem promover. No meio educacional um embate é realizado no sentido de liberar ou não a navegação em sites de relacionamento, blogs, microblogs ou em chat. Na maioria das escolas e até mesmo nas universidades o comum é o uso de “filtros” que impedem a navegação, restringindo o uso dos navegantes. Este artigo, apresenta um estudo de caso, enquanto pesquisa qualitativa online, trazendo uma análise de dados coletados na Universidade Federal de Alagoas junto a alunos de vários cursos e também alguns professores, inclusive da área das Tecnologias da Informação e Comunicação. Na visão da maioria dos alunos os sites de relacionamento, a exemplo das redes sociais, podem ser utilizados, ou já foram utilizados, para alguma atividade de estudo. Para a maioria dos professores ainda é cedo para que tudo seja liberado, mas que uma nova educação deve incluir o bom uso das TIC e o uso de filtros ainda é um recurso que precisa ser utilizado enquanto a sociedade se adapta a cultura do online.

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Biografia do Autor

Ibsen Mateus Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió – AL

Prof. Dr. Ibsen Mateus Bittencourt

Federal University of Alagoas - UFAL/FEAC

NEES Researcher - http://nees.com.br/membros

Rafael André Barros, Universidade estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió – AL

Docente do Centro de Educação a Distância (CED) da Universidade estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Fundação Educacional do Baixo São Francisco (FRM).

Fernando Silvio Pimentel, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió – AL

Professor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL

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Publicado

02/01/2020

Como Citar

BITTENCOURT, I. M.; BARROS, R. A.; PIMENTEL, F. S. O uso de filtros de controle na internet: o caso do sistema educacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 253–265, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.9052. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9052. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos