O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.9433

Palavras-chave:

Nativos digitais. Tecnologias. Educação. Ensino-aprendizagem.

Resumo

A presente investigação elaborou um breve panorama dos temas relacionados aos nativos digitais e a educação no século XXI. O uso das tecnologias na educação tem sido um desafio com algumas questões em aberto, tais como: por que e como utilizar mídias digitais na educação e quais mídias utilizar. A facilidade de acesso das tecnologias digitais pelos jovens obriga o processo de ensino-aprendizagem se adaptar, para preparar e desenvolver cidadãos críticos e ativos. Com o intuito de levantar dados e refletir sobre as tecnologias digitais e a sua utilização no processo educativo dos nativos digitais, foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica sobre a origem dos nativos digitais e a sua correlação com as tecnologias da informação e comunicação. Posteriormente serão elaboradas pesquisas quantitativa e qualitativa para serem aplicadas na comunidade acadêmica (alunos e professores) em duas escolas de nível médio, uma pública e outra privada. Os resultados serão analisados e comparados com o objetivo de validar a pergunta de pesquisa e contribuir para discutir os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. Até o momento pode inferir que é preciso aprofundar o estudo sobre o conceito de mídias digitais e seu uso no processo educativo

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Biografia do Autor

Priscilla Aparecida Santana Bittencourt, Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda em mídia e tecnologa da Faac Unesp campus de Bauru

João Pedro Albino

Professor Doutor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Computação

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Publicado

13/01/2017

Como Citar

BITTENCOURT, P. A. S.; ALBINO, J. P. O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 205–214, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.9433. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9433. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos