Estilos de aprendizagem e tecnologias da informação e comunicação no curso de direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.13453

Palavras-chave:

Estilos de aprendizagem, Direito, Tecnologia educacional

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivos identificar os estilos de aprendizagem no uso da tecnologia em alunos e docentes de curso de Direito. Foi utilizada a Escala de Estilos de Aprendizagem em situações de uso de tecnologia de Roza (2017), que foi aplicada em 444 estudantes do curso de Direito de duas instituições particulares, bem como em 23 docentes desses cursos. Para análise de dados, foi utilizada estatística descritiva e análise multivariada da variância (MANOVA) para verificar as possíveis influências do gênero e da fase do estudante sobre os estilos dos alunos. Os resultados mostraram uma predominância do estilo teórico entre todos os estudantes. Entre os professores predominou o estilo pragmático. Embora o estilo teórico tenha sido predominante, os outros estilos foram também contemplados. Portanto, visualiza-se a importância da utilização de diferentes ferramentas tecnológicas e estratégias educacionais que contemplem os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Helena Brandão Viana, Centro Universitário Adventista São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP

Professora Permanente no Mestrado Profissional em Educação. Doutorado em Educação Física (UNICAMP).

Meira Lúcia Ramos, UNIMOGI, Mogi Guaçu – SP

Professora no curso de Direito. Mestrado Profissional em Educação (UNASP).

Rodrigo Hipólito Roza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), Campinas – SP

Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Doutorado em Psicologia (PUC-CAMPINAS).

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Publicado

01/07/2021

Como Citar

VIANA, H. B.; RAMOS, M. L.; ROZA, R. H. Estilos de aprendizagem e tecnologias da informação e comunicação no curso de direito. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1823–1837, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.13453. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13453. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos