Práticas educativas pautadas no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.17087

Palavras-chave:

Desenho Universal para Aprendizagem, DUA, Práticas educativas, Inclusão

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), os princípios e uso no desenvolvimento de práticas educativas relacionadas aos componentes essenciais do currículo: objetivos, estratégias de ensino, materiais, recursos e avaliação. Trata-se de um estudo qualitativo, cunhado pela pesquisa bibliográfica acerca do DUA, e direcionado para a Educação Superior. O DUA pode significar uma mudança no pensamento da prática educacional, a partir de um trabalho de motivação para com os estudantes, servindo-se da flexibilização da maneira como a informação é apresentada e na maneira proposta para que os estudantes respondam ou expressem conhecimentos e habilidades. Constatamos que os pesquisadores conseguiram propor outras formas de organizar suas aulas e/ou ministrar os conteúdos, de modo que todos os estudantes pudessem interagir, participar e aprender ativamente; ter a experiência de um processo de reflexão sobre suas próprias aprendizagens, ficando mais engajados no processo. Isso evidencia a necessidade de pensar na inclusão dos princípios do DUA nos planejamentos docentes para uma escola de qualidade, com equidade e para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eladio Sebastián-Heredero, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande – MS – Brasil

Professor visitante estrangeiro no PPGEDU, FAED/UFMS. Professor aposentado (UAH) - Espanha.

Samantha Ferreira da Costa Moreira, Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), Mineiros – GO – Brasil

Professora Adjunta do Curso de Medicina. Doutorado em Educação (UFMS).

Fernando Ricardo Moreira, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO – Brasil

Professor Adjunto e Coordenador do curso de Matemática. Doutorado em Engenharia Mecânica (UFU).

Referências

AL-AZAWEI, A.; PARSLOW, P.; LUNDQVIST, K. The effect of universal design for learning (UDL) application on e-learning acceptance: A structural equation model. International Review of Research in Open and Distributed Learning: IRRODL, v. 18, n. 6, p. 54-87, 2017. Disponível em: https://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/2880. Acesso em: 21 mar. 2020.

BAGLIERI, S. et al. [Re]claiming “Inclusive Education” toward cohesion in educational reform: Disability studies unravels the myth of the normal child. Teachers College Record, v. 113, n. 10, p. 2122-2154, out. 2011. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/016146811111301001. Acesso em: 01 fev. 2020.

BELL, D.; SWART, E. Learning experiences of students who are hard of hearing in higher education: Case study of a South African university. Inclusão Social, v. 6, n. 4, p. 137-148, 2018. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/handle/document/60650. Acesso em: 01 fev. 2020.

BOCK, G. L. K. O Desenho Universal para a Aprendizagem e as contribuições na Educação à Distância. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214398. Acesso em: 18 abr. 2020.

BOCK, G. L. K.; GESSER, M.; NUERNBERG, A. H. O desenho universal para aprendizagem no acolhimento das expectativas de participantes de cursos de educação a distância. Revista Educação Especial, v. 32, p. 64-71,2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/34504. Acesso em: 06 fev. 2020.

BRASIL. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943[...]. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 15 fev. 2020.

BRYANS BONGEY, S.; CIZADLO, G. E.; KALNBACH, L. Soluções combinadas: Usando um site de curso online suplementar para fornecer design universal para aprendizagem (UDL). Campus-Wide Information Systems, v. 27, n. 1, p. 4-16, 2010. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/10650741011011246/full/html. Acesso em: 18 jun. 2021.

CAST. Desenho Universal para Orientações de Aprendizagem versão 2.0. Wakefield, MA: Autor, 2011.

CHA, H. J.; AHN, M. L. Development of design guidelines for tools to promote differentiated instruction in classroom teaching. Asia Pacific Education Review, v. 15, p. 511-523, jul. 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12564-014-9337-6. Acesso em: 01 fev. 2020.

CHEN, B.; BASTEDO, K.; HOWARD, W. Exploring Design Elements for Online STEM Courses: Active Learning, Engagement & Assessment Design. Online Learning, v. 22, n. 2, p. 59-75, jun. 2018. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1181419. Acesso em: 01 fev. 2020.

CHUQUIMARCA, D. K. F.; RODRIGUEZ, R. D.; BEDÓN, A. N. B. Propuesta de innovación educativa utilizando TICs y el Diseño Universal para el Aprendizaje implementada a la asignatura de Psicología General de la Universidad de las Fuerzas Armadas" ESPE". Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, E15, p. 292-303, abr. 2018. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/2041143518?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true. Acesso em: 01 fev. 2020.

DAVIES, P. L.; SCHELLY, C. L.; SPOONER, C. L. Measuring the effectiveness of Universal Design for Learning Intervention in postsecondary Education. Journal of Postsecondary Education and Disability, Mecklenburg, v. 26, n. 3, p. 195-220, out. 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1026883. Acesso em: 28 maio 2020.

EDYBURN, D. L. Would you recognize Universal Design for Learning if you saw it? ten propositions for new directions for the second decade of Udl. Learning Disability Quarterly, v. 33, n. 1, p. 33-41, 2010. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/073194871003300103. Acesso em: 01 fev. 2020.

FATIMA, S. S. et al. Enhancing Cognitive Engagement of Pre-clinical Undergraduate Medical Students via Video Cases and Interactive Quizzes in Problem-based Learning. Cureus, v. 11, n. 1, jan. 2019. Disponível em: https://www.cureus.com/articles/16472-enhancing-cognitive-engagement-of-pre-clinical-undergraduate-medical-students-via-video-cases-and-interactive-quizzes-in-problem-based-learning. Acesso em: 01 fev. 2020.

FREY, T. J. et al. Collaboration by Design: Integrating core pedagogical content and Special Education methods courses in a Preservice Secondary Education Program. The Teacher Educator, v. 47, n. 1, p. 45-66, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08878730.2011.632473. Acesso em: 23 mar. 2020.

GOMÉZ-PUERTA, M. et al. Los Nano Online Open Courses (NOOC) como estrategia docente para el desarrollo de capacidades específicas del alumnado en el ámbito universitário. Universidad Abierta, Barcelona, 2018. Disponível em: https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/90608/1/2018_Gomez-Puerta_etal_NOOC.pdf Acesso em: 19 fev. 2020.

GONÇALVES, A. K. S. Estratégias pedagógicas inclusivas para crianças com paralisia cerebral na educação infantil. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2950. Acesso em: 23 maio. 2020.

GRONSETH, S. Inclusive Design for Online and Blended Courses: Connecting Web Content Accessibility Guidelines and Universal Design for Learning. Educational Renaissance, v. 7, p. 14-22, 2018. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1218623. Acesso em: 27 mar. 2020.

IZZO, M. V. Universal design for learning: Enhancing achievement of students with disabilities. Procedia computer science, v. 14, p. 343-350, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.procs.2012.10.039. Acesso em: 15 mar. 2020.

KATZ, J. The three block model of Universal Design for Learning (UDL): Engaging students in inclusive education. Canadian Journal of Education, v. 36, n. 1, p. 153-194, maio 2013. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1008728.pdf. Acesso em: 01 fev. 2020.

KATZ, J.; SUGDEN, R. The three-block model of Universal Design for Learning implementation in a High School. Canadian Journal of Educational Administration and Policy, v. 141, p. 1-28, 2013. Disponível em: https://journalhosting.ucalgary.ca/index.php/cjeap/article/view/42841. Acesso em: 01 fev. 2020.

KENNETTE, L. N.; WILSON, N. A. Universal Design for Learning (UDL): Student and Faculty Perceptions. Journal of Effective Teaching in Higher Education, v. 2, n. 1, p. 1-26, abr. 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1214930. Acesso em: 25 mar. 2020.

KUMAR, K. L.; WIDEMAN, M. Accessible by design: Applying UDL principles in a first year undergraduate course. Canadian Journal of Higher Education, v. 44, n. 1, p. 125-147, 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1028772. Acesso em: 01 fev. 2020.

LAROCCO, D. J.; WILKEN, D. S. Universal design for learning: university faculty stages of concerns and levels of use a faculty action-research Project. Current Issues in Education, Phoenix, v. 16, n. 1, p. 1-15, mar. 2013. Disponível em: https://cie.asu.edu/ojs/index.php/cieatasu/article/view/1132/446. Acesso em: 20 jul. 2021.

LEBENICNIK, M.; PITT, I.; STARCIC, A. I. Use of online learning resources in the development of learning environments at the intersection of formal and informal learning. The student as autonomous designer. CEPS journal, v. 5, n. 2, p. 95-113, 2015. Disponível em: https://www.pedocs.de/frontdoor.php?source_opus=10998. Acesso em: 01 fev. 2020.

LEE, C.; PICANCO, K. E. Accommodating diversity by analyzing practices of teaching (ADAPT). Teacher Education and Special Education, v. 36, n. 2, p. 132-144, abr. 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0888406413483327. Acesso em: 11 mar. 2020.

LIMA, M. A. M.; OLIVEIRA, M. L. G. Narrativas sobre avaliação e Design Universal no ensino superior do estado do Ceará, Brasil. Revista Linhas, v. 21, n. 45, p. 341-362, 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020341. Acesso em: 06 abr. 2020.

LINDEMANNI, R. H.; BASTOS, A. R. B.; ROMAN, B. Desenho universal de aprendizagem e micro ensino na formação de professores de química. Revista de Ciência e Inovação, v. 2, n. 1, p. 11-19, 2017. Disponível em: https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/article/view/148. Acesso em: 01 fev. 2020.

MARINO, M. T. et al. UDL in the middle school science classroom: can video games and alternative text heighten engagement and learning for students with learning disabilities? Learning Disability Quarterly, v. 37, n. 2, p. 87-99, 2014. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0731948713503963. Acesso em: 01 fev. 2020.

MARTINS, V. F.; AMATO, C. A. H.; ELISEO, M. A. Desafios para o desenvolvimento de aplicações computacionais para o contexto de Distúrbios do Desenvolvimento. In: AMATO, C. A. H.; BRUNONI, D.; BOGGIO, P. S. (org.). Distúrbios do Desenvolvimento - Estudos Interdisciplinares. 1. ed. Sao Paulo: Memnon, 2018. Disponível em: https://redeassocialpg.wordpress.com/2019/06/27/publicacoes-para-download-2/. Acesso em: 08 mar. 2020.

MEYER, A.; ROSE, D.; GORDON, D. Universal design for learning: Theory and practice. Wakefield, MA: CAST, 2014.

MORRIS, C.; MILTON, E.; GOLDSTONE, R. Case study: Suggesting choice: Inclusive assessment processes. Higher Education Pedagogies, v. 4, n. 1, p. 435-447, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23752696.2019.1669479. Acesso em: 01 fev. 2020.

NATIONAL CENTER ON UNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING. UDL in your state. Wakefield, MA: CAST, 2012. Disponível em: http://www.udlcenter.org/advocacy/state. Acesso em: 01 fev. 2020.

NEVES, F. P. L.; PEIXOTO, J. L. B. Desenho universal para aprendizagem: Reflexões sobre o desenvolvimento de aulas de Matemática. Revista Exitus, v. 10, n. 1, p. 1-30, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1153. Acesso em: 01 fev. 2020.

NIELSEN, D. Universal Design in first-year composition - why do we need it, how can we do it? The CEA Fórum, Murray, v. 42, n. 2, p. 3-29, 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1018262. Acesso em: 22 fev. 2020.

PEIXOTO, J. L. B.; FERNANDES, C. A.; ALMEIDA, W. G. A matemática no PIBID Interdisciplinar: Educação inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n. 1, p. 100-126, 2020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14652. Acesso em: 19 out. 2020.

PRAIS, J. L. S. Formação inclusiva com licenciandas em Pedagogia: Ações pedagógicas baseadas no desenho universal para a aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1910. Acesso em: 19 fev. 2020.

RAO, K.; OK, M. W.; BRYANT, B. R. A review of research on Universal Design Educational models. Remedial and Special Education, Austin, v. 35, n. 3, p. 153-166, fev. 2014. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0741932513518980 Acesso em: 11 fev. 2020.

RAPPOLT-SCHLICHTMANN, G. et al. A research reader in universal design for learning. Cambridge, MA: Harvard Education Press, 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED568725. Acesso em: 26 fev. 2020.

RIBEIRO, J. L. D.; MARTINS, L. M. Os fatores de engajamento do estudante na modalidade de ensino a distância. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, v. 11, n. 2, p. 249-273, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=319356242012. Acesso em: 01 fev. 2020.

RICARDO, D. C.; SAÇO, L. F.; FERREIRA, E. L. O desenho universal na educação: Novos olhares diante da inclusão do ser deficiente. Revista Ibero-americana de estudos em Educação, v. 12, n. esp. 2, p. 1524-1538, ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10083. Acesso em: 01 fev. 2020.

ROSE, D. H. et al. Universal design for learning in postsecondary education: Reflections on principles as their application. Journal of Postsecondary Education and Disability, v. 19, n. 2, p. 1-27, 2006. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ844630. Acesso em: 11 fev. 2020.

ROSE, D. H.; MEYER, A. Teaching every student in the digital age: Universal design for learning. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development, 2002. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED466086. Acesso em: 21 fev. 2020.

SÁNCHEZ-FUENTES, S. et al. Factor Analysis of Teacher Perceptions of Universal Learning Design. Revista latinoamericana de educación inclusiva, v. 10, n. 2, p. 135-149, 2016. Disponível em: http://www.rinace.net/rlei/numeros/vol10-num2/art7.pdf. Acesso em: 18 out. 2020.

SCHMITZ, E. X. S.; REIS, S. C. Sala de aula invertida: Investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 20, n. 1, p. 153-175, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110. Acesso em: 01 fev. 2020.

SCOTT, L. A.; TEMPLE, P. A conceptual framework for building UDL in a special education distance education course. Journal of Educators Online, v. 14, n. 1, jan. 2017. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1133749. Acesso em: 13 mar. 2020.

SMITH, F. G. Analyzing a College course that adheres to the Universal Design for Learning (UDL) framework. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, Boston, v. 12, n. 3, p. 31-61, set. 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ992116. Acesso em: 08 mar. 2020.

TOYAMA, K. S. F. Orientações didáticas para o ensino de química na perspectiva inclusiva: A elaboração e o uso de materiais adaptados para alunos cegos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12357. Acesso em: 18 out. 2021.

ZERBATO, A. P.; MENDES, E. G. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, n. 22, v. 2, p. 147-155, abr./jun. 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4496/449657611004/449657611004.pdf. Acesso em: 21 fev. 2020

ZHONG, Y. Universal Design for Learning (UDL) in Library Instruction. College and Undergraduate Libraries, Bakersfield, v. 19, n. 1, p. 33-45, 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10691316.2012.652549. Acesso em: 15 mar. 2021.

Publicado

01/07/2022

Como Citar

SEBASTIÁN-HEREDERO, E.; MOREIRA, S. F. da C.; MOREIRA, F. R. Práticas educativas pautadas no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1904–1925, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.17087. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17087. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.