Qualidade do ensino superior: avaliação do professor universitário, uma abordagem de suas dimensões e modelos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14339

Palavras-chave:

Avaliação do professor, Finalidade da avaliação do professor, Critérios de avaliação do professor, Modelos de avaliação do professor.

Resumo

A avaliação do professor universitário é uma questão que recebe cada vez mais atenção, dada sua relação com os resultados da aprendizagem dos alunos e a qualidade dos programas e universidades. Não há um único modelo de avaliação de professores, uma vez que isso dependerá da perspectiva da qual esse exercício será realizado. Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre avaliação de professores em aspectos como o objetivo da avaliação, os atores envolvidos, os tipos de avaliação e alguns modelos de países e universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lina María Osorio Valdés, Universidad Autónoma de Bucaramanga (UNAB)

Coordenadora de Pós-graduação, Faculdade de Ciências Sociais, Humanidades e Artes.

Referências

ANECA. Programa de apoyo para la evaluación de la actividad docente del profesorado universitario. 2015.

CARRERAS, J. Evaluación del profesorado. Evaluación de la calidad docente. Educación Médica, Barcelona, v. 12, n. 1, 2010.

GARCÍA-CABRERO, B. et al. Modelo de Evaluación de Competencias Docentes para la Educación Media y Superior. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, Espanha, v. 1, n. 3, p. 124-136, 2008. ISSN 1989-0397.

OBANDO-FREIRE, F. R. et al. Sistema de evaluación docente mediante el modelo 360 grados y el portafolio electrónico. Medisur, Cuba, v. 12, n. 1, p. 334-39, 2014.

ORY, J. Teaching Evaluation: Past, Present, and Future. New Directions for Teaching and Learning, v. 2000, n. 83, p. 13-18, 2002.

PADILLA-CARMONA, M.; GIL, J. La evaluación orientada al aprendizaje en la Educación Superior condiciones y estrategias para su aplicación en la docencia universitaria. Revista Española de Pedagógia, Espanha, v. 66, n. 241, p. 467-86, 2008.

POZO, C. et al. Evaluación de la actividad docente en el Espacio Europeo de Educación Superior: un estudio comparativo de indicadores de calidad en universidades europeas. Revista Española de Pedagógia, Espanha, n. 284, p. 145-63, 2011.

RAMÍREZ, M.; MONTOYA, J. La evaluación de la calidad de la docencia en la universidad: Una revisión de la literatura. REDU. Revista de Docencia Universitaria, Espanha, v. 12, n. 2, p. 77-95. 2014.

RUEDA, M. La evaluación del desempeño docente: consideraciones desde el enfoque por competencias. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 11, n. 2, p. 1-16, 2009.

STAKE, R.; CISNEROS-COHERNOUR, E. Situational Evaluation of Teaching on Campus. New Directions for Teaching and Learning, v. 2000, n. 83, p. 51-72, 2000.

STAKE, R.; CONTRERAS, G.; ARBESÚ. 2010. Evaluando la calidad de la universidad, particularmente su docencia. Perfiles educativos, México, v. 33, p. 155-68, 2010.

TIANA, A.; SANTÁNGELO H. Evaluación de la calidad de la Educación. Revista Iberoamericana de Educación, n. 10, 1994.

Publicado

14/11/2020

Como Citar

OSORIO VALDÉS, L. M. Qualidade do ensino superior: avaliação do professor universitário, uma abordagem de suas dimensões e modelos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp2, p. 1165–1177, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp2.14339. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14339. Acesso em: 4 dez. 2024.