Identificar as dimensões do modelo de gestão do conhecimento baseado na criatividade e aprendizagem organizacional na organização da segurança social
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.16012Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional, Criatividade, Organização da Previdência SocialResumo
A atenção à falta de criatividade organizacional e gestão do conhecimento é vista na maioria das organizações hoje. Por outro lado, a aprendizagem organizacional é outro objetivo da aplicação da gestão do conhecimento. Portanto, este artigo tem como objetivo identificar as dimensões do modelo de gestão do conhecimento baseado na criatividade e aprendizagem organizacional na Organização Previdenciária. O presente estudo é aplicado em termos de objetivo, em termos de natureza descritiva de correlação e em termos de método de inquérito. A população estatística inclui 440 funcionários do Departamento Geral de Tratamento da Previdência Social na província de Teerã. O tamanho da amostra, de acordo com a fórmula de Cochran, é de 205 pessoas. Com base nos resultados do desenvolvimento do apoio aos gestores seniores, criando condições adequadas para a aquisição de conhecimento, motivando o uso da gestão do conhecimento na organização, o redesenho motivacional da cultura do sistema de desenvolvimento foram identificados como componentes da criatividade na literatura.
Downloads
Referências
ALEGRE, J.; SENGUPTA, K.; LAPIEDRA, R. Knowledge management and innovation performance in a high-tech SMEs industry. International Small Business Journal, v. 31, n. 4, p. 454-470, 2013.
DASGUPTA, M.; GUPTA, R. K. Innovation in organizations: A review of the role of organizational learning and knowledge management. Global Business Review, v. 10, n. 2, p. 203-224, 2009.
FIOL, C. M.; LYLES, M. A. Organizational learning. Academy of Management Review, v. 10, n. 4, p. 803-813, 1985.
GARTNER, W. B. A conceptual framework for describing the phenomenon of new venture creation. Academy of Management Review I, p. 696-706, 1985.
HATAMI, S.; SABUNCHI, R.; SOBHANI, Y. Presenting the model of key success factors of Knowledge management in order to increase creativity and organization learning in the Ministry of Sports and Youth of the Islamic Republic of Iran. Sport Managment, n. 2, p. 253-266, 2013.
LIAO, S. H.; WU, C. C. The relationship among knowledge management, organizational learning, and organizational performance. International journal of business and management, v. 4, n. 4, p. 64-76, 2009.
MARQUES, C. S. et al. Strategic knowledge management, innovation and performance: a qualitative study of the footwear industry. Journal of the Knowledge Economy, v. 7, n. 3, p. 659-675, 2016.
MIRESMAILI, A. Study and comparison of Knowledge management and organization learning in smart schools and normal schools in Tehran. Quarterly Journal of New Thoughts in Educational Sciences, n. 2, p. 149-169, 2007.
PASBANI, M. Presenting a model to promote creativity and organization learning using key indicators of knowledge management success in the automotive and propulsion industries. Productivity management, n. 35, p. 195-212, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.