Utilização de tecnologias educacionais à distância para melhorar a eficácia do treinamento profissional dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.15002

Palavras-chave:

Distance educational technologies, Professional training, Students, Model for increasing the effectiveness of professional training

Resumo

A necessidade de aumentar a eficácia do treinamento profissional dos estudantes determina a busca de novos mecanismos, modelos e tecnologias de organização do processo educacional em uma universidade com base em abordagens sistêmicas, baseadas na competência e orientadas para a prática. Os fundamentos teóricos e metodológicos para aumentar a eficácia da formação profissional dos estudantes são fundamentados, incluindo abordagens científicas fundamentais (sistêmica, baseada na competência, orientada para a prática) e os princípios de sua realização (orientação profissional, competitividade, interdisciplinaridade, parceria social, orientação prática, apoio pedagógico, regionalização). Um modelo para aumentar a eficácia da formação profissional dos estudantes utilizando tecnologias educacionais à distância foi desenvolvido e testado experimentalmente. Foram identificadas as formas pedagógicas de aumentar a eficácia da formação profissional dos futuros especialistas em universidades que utilizam tecnologias educacionais à distância. As tecnologias educacionais à distância são consideradas como um meio de aumentar a efetividade do treinamento profissional dos estudantes. O uso correto e o desenvolvimento posterior das tecnologias acima mencionadas melhorariam a competência profissional geral dos especialistas intencionados na área da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Olegovich Gurianov, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate professor of the Department of Theory and Practice of Teaching Foreign Languages. Candidate of Philology.

Natalia Vyacheslavovna Konopleva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate professor of the Department of Theory and Practice of Teaching Foreign Languages. Candidate of Philology.

Nataliia Vladimirovna Gorbunova, Humanities and Education Science Academy (BRANCH), Simferopol

Director and Head of the Department of Pedagogical Skills of Primary School Teachers and Preschool Educators. Doctor of Pedagogical Sciences.

Alina Alekseevna Khrulyova, Humanities and Education Science Academy (BRANCH), Simferopol

Lecturer of the Department of Foreign Philology and Methods of Teaching, Institute of Philology. Candidate of Pedagogic Sciences.

Referências

ABBOTT, L. The nature of authentic professional development during curriculum-based telecomputing. Journal of Research on Technology in Education, v. 7, p. 379, 2005.

ANDREEV, A. A. Introduction in the Distance Learning. Distance Education, 2004. Available: http://www.iet.mesi.ru/broshur/broshur.htm. Access: 10 set. 2020.

DAVLETBAEVA, D. N.; PANKRATOVA, E. S.; MINJAR-BELORUCHEVA, A. P.; BASHKIROVA, K. A. Foreign literature at the lessons of individual reading: contemporary methods of phraseological units teaching. International Journal of Environmental and Science Education, p. 1247-1255, 2016.

DUNLOSKY, J. et al. Improving students’ learning with effective learning techniques: Promising directions from cognitive and educational psychology. Psychological Science in the Public Interest, v. 14, n. 1, p. 4-58, 2013.

GAFIYATOVA, E. V.; DEPUTATOVA, N. A.; BIKTAGIROVA, Z. A. New approaches to teaching reading English Texts at the senior stage of education. Journal of Language and Literature, v. 7, n. 1, 2016.

GALLINI, N. I.; GORBUNOVA, N. V. Systematization of Intellectual and Creative Resources of a Single Information and Analytical Area of the University. Information Systems and Technologies in Modeling and Control, pp. 236-242, 2019. DOI: https://doi.org/10.13140/RG.2.2.25681.07520

GLUZMAN, N. A.; GORBUNOVА, N. V. Professionalism of the teacher: success and career. Simferopol, 2017. 464 p.

HRMO, R.; MIŠTINA, J.; KRIŠTOFIAKOVA, L. Improving the quality of technical and vocational education in Slovakia for European labour market needs. International Journal of Engineering Pedagogy, v. 2, p. 14-22, 2016.

HUIJIE, L. U. et al. Cross-linguistic influence in teaching english to bilingual students. Modern Journal of Language Teaching Methods, p. 333-337, 2017.

JOSEPH, J. General student does intention matter? Assessing the science teaching efficacy beliefs of pre-service teachers as compared to the population. Electronic Journal of Science Education, v. 41, n. 1, р. 1-14, 2010.

POLAT, E. S. Theory and practice of distance learning. Мoscow, 2004. 416 p.

TIKHONOV, A. N. Modern education management: social and economic aspects. Мoscow, 1998. p. 181-182

VERZHBITSKY, V. V. Monitoring the Demand for Educational Services in the Open Education System. Education in the Information Age, p. 132–135, 2001.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

GURIANOV, I. O.; KONOPLEVA, N. V.; GORBUNOVA, N. V.; KHRULYOVA, A. A. Utilização de tecnologias educacionais à distância para melhorar a eficácia do treinamento profissional dos estudantes. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 610–619, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.15002. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15002. Acesso em: 29 jul. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)