Controle de qualidade do processo educativo nas instituições de ensino superior: experiência internacional
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15887Palavras-chave:
Qualidade da educação, Formação de professores, MonitorizaçãoResumo
Este artigo examina questões e abordagens para assegurar um ensino de qualidade nas universidades. Incorporando as realizações das principais figuras internacionais, o artigo fornece ideias e conselhos práticos para ajudar as universidades a observar a qualidade do ensino e oferece uma visão sobre como os tópicos levantados podem ser diretamente aplicados. Inicialmente, são identificadas algumas questões-chave relacionadas com o tema, tais como: definição de qualidade de ensino baseada em provas; formação universitária, e envolvimento dos estudantes no desenvolvimento de um ensino de qualidade no ensino superior. São apresentadas ideias e iniciativas para enfrentar estes desafios: Garantia de qualidade - o que significa "garantia de qualidade" e como pode ser posta em prática; definição de qualidade - explorar o conhecimento atualmente existente e como pode ser mais explorado; desenvolvimento da qualidade - investigação sobre o desenvolvimento de educadores através da formação e avaliação de professores; exemplos de garantia de qualidade - uma visão geral da investigação sobre garantia de qualidade.
Downloads
Referências
SPASSKY, A. S. Satisfaction with higher education. Journal of Innovations in Education, v. 5, n. 63, 2016.
ANDRIENKO, A. V. Educational Technology of B.I. Vershinin: the Content and Features. Journal of Siberian Federal University, Humanities & Social Sciences, v. 5, р. 754–761, 2013.
BOVILL, C. Students and Staff Co-creating Curricula: An Example of Good Practice in Higher Education? In: DUNNE, E.; DERFEL, O. (eds.) Student Engagement Handbook: Practice in Higher Education. Bingley: Emerald Group Publishing, 2013. p. 461-476.
CROSBY, P. B. Quality Without Tears. New York: McGraw-Hill, 1984.
KONSTANTINOVSKY, D. L. Education and science in Russia: state and development potential. Moscow: Center for Sociological Research, 2019.
DEMING, W. E. Quality, Productivity and Competitive Position. Cambridge, MA: Massachusetts Institute of Technology, 1982.
ELLIS, R. Research Methods in Programme Evaluation. SHEU Occasional Paper 5. University of Chester, UK, 2016.
DOUGLAS, J.; DOUGLAS, A.; BARNES, B. Measuring student satisfaction at a UK university. Quality Assurance in Education, v. 14, n. 3, p. 251-267, 2007. DOI: https://doi.org/10.1108/09684880610678568
HARVEY, L. Student Feedback [1]. Quality in Higher Education, v. 9, n. 1, p. 3-20, 2003. DOI: https://doi.org/10.1080/13538320308164
SHAH, M.; NAIR, C. S.; RICHARDSON, J. T. E. Measuring and Enhancing the Student Experience. Whitney: Chandos Publishing, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/ C2015-0-04213-7
MAHONEY, C. How to drive quality teaching. In: COIFFAIT, L.; HILL, J. Blue Skies: New thinking about the future of higher education in the Asia Pacific region: a collection of short articles by leading commentators. Hong Kong: Pearson Asia Pacific, 2012. Available: http://pearsonblueskies.com/2011/how-to-drivequality-teaching/. Access: 10 Jan. 2021.
MIDDLEHURST, R. Quality enhancement at a crossroads. WONKHE [Internet], 2014. Available: http://wonkhe.com/blogs/quality-enhancement-at-a-crossroads/. Access: 10 Jan. 2021.
BONYUSHKO, N. A.; SEMCHENKO, A. A. Comparative analysis of models of quality systems used at Russian universities Journal of Omsk Scientific Bulletin. Series “Society. History. Modernity”, v. 3, n. 129, p. 31, 2014. Available: http://vestnik.omgtu.ru/images/stories/arhiv/2014/3_129_2014/274-282contents_ summary.pdf. Access: 10 Jan. 2021.
MAKARKIN, N. P. Monitoring of students’ satisfaction with educational process. Saransk: Mordovian University, 2017.
BARNETT, R. Improving Higher Education: Total Quality Care. London: Society for Research into Higher Education. 1992.
MORSTAIN, B. R. An Analysis of Students’ Satisfaction with Their Academic Program. Journal of Higher Education, v. 48, n. 1, p. 1-16, 1977. DOI: https://doi.org/10.2307/1979171
KOTOVA, S. S.; HASANOVA, I. I. The quality of the educational process in the university through students’ eyes. Education and Science Journal, n. 9, p. 43-61, 2016. DOI: https://doi.org/10.17853/1994-5639-2016-9-43-61
YURYEVICH, F. S. Assessment of the education quality as viewed by students. Journal of Theory and practice of social development, n. 4, 2015. Available: http://teoria-practica.ru/rus/files/arhiv_zhurnala/2015/4/sociology/frolov.pdf. Access: 10 Jan. 2021.
YADOV, V. A. Strategy of sociological research. Description, explanation, understanding of social reality. Moscow: Book House University, 2018.
ZOTOVA, V. A. International experience of students’ participation in assessing the quality of education. Kreativnaya Economika, v. 11, n. 3, 303-314, 2017.
ZUBOK, Y. A.; CHUPROV, V. I. [Youth’s attitude to education as a factor for improving efficiency of professional training]. Sotsiologicheskie Issledova-Niia, v. 8, p. 103-111, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.