Estado, políticas sociais e pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.15327

Palavras-chave:

Educação, Escola pública, Crítica ao capitalismo

Resumo

O artigo objetiva refletir e intervir no debate acerca das possibilidades dos socialistas atuarem no interior da escola pública da sociedade capitalista com uma perspectiva crítica, porém propositiva. Para tanto, reflete sobre o caráter de classe do Estado e por extensão de suas políticas públicas, da natureza histórica da educação, bem como de seu caráter especificamente humano, e, por fim, do caráter contraditório da escola pública na sociedade capitalista, a qual ao mesmo tempo que reproduz a ideologia burguesa, enuncia a universalização da educação e a socialização do conhecimento. O resultado de tal reflexão é uma tomada de posição favorável à intervenção pedagógica no interior da escola pública na defesa do ensino dos conhecimentos mais desenvolvidos, de uma formação humana omnilateral que seja resultado da ruptura com o quadro de alienação dos indivíduos e da sociedade, e da afirmação da necessidade da superação do capitalismo e da construção do socialismo. Tais posicionamentos remetem à Pedagogia Histórico-Crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Roteski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel – PR

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista CAPES.

José Luis Derisso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel – PR

Professor no Colegiado de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

Referências

CASCAVEL. Secretaria Municipal de Educação. Currículo para Rede pública municipal de ensino de Cascavel. Cascavel, PR: Ed. Progressiva, 2008.

DEITOS, R. A. O liberalismo social-democrata e a reforma do Estado brasileiro (1995-2002). Perspectiva, Florianópolis (SC), v. 30, n. 1, p. 199-229, jan./abr. 2012.

DEITOS, R. A. Políticas públicas e educação: aspectos teórico-ideológicos e socioeconômicos. Acta Scientiarum. Education, Maringá (PR), v. 32, n. 2, p. 209-218, 2010.

DUARTE, N. Luta de classes, educação e revolução. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador (BA), v. 3, n. 1, p. 128-138; fev. 2011.

DUARTE, R. C. Gestão escolar e teorias pedagógicas no contexto da sociedade do capital: contribuições da pedagogia histórico – crítica. 2020. 189 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2020.

DUARTE, R. C.; DERISSO, J. L. A reforma neoliberal do ensino médio e a gradual descaracterização da escola. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador (BA), v. 9, n. 2, p. 132-141, ago. 2017.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo, SP: Boitempo, 2007.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto comunista. Trad. Álvaro Pina. São Paulo, SP: Boitempo, 2014.

SAVIANI, D. Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios de uma sociedade de classes. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. p. 223-274.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador (BA), v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2019. (Coleção memória da educação)

SHIROMA, E. O.; MORAIS, M. C. M.; EVANGELISTA, O. Política educacional. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2004.

XAVIER, E. S. P.; DEITOS, R. A. Estado e política educacional no Brasil. In: DEITOS, R. A.; RODRIGUES, R. M. (org.). Estado, desenvolvimento, democracia e políticas sociais. Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2006. p. 67-88.

Publicado

01/08/2021

Como Citar

ROTESKI, N.; DERISSO, J. L. Estado, políticas sociais e pedagogia histórico-crítica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 2, p. 1192–1206, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i2.15327. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15327. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.