Tecnologias inovadoras na educação superior moderna: experiência Europeia e contexto Ucraniano
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.3.15586Palavras-chave:
Processo educacional, Instituições de ensino superior, Inovação, Suporte pedagógico, ModernizaçãoResumo
Este estudo examina as questões de implementação de soluções tecnológicas inovadoras no ensino superior moderno, considerando a experiência europeia acumulada e no contexto ucraniano moderno. A relevância deste estudo está condicionada pela ampla difusão de soluções tecnológicas inovadoras no sistema de ensino superior europeu em geral e na Ucrânia em particular, bem como pela necessidade de um estudo aprofundado e abrangente deste processo tendo em conta as perspectivas de desenvolvimento tecnológico do ensino superior moderno e experiência europeia acumulada neste domínio. O objetivo deste estudo é determinar os fatores fundamentais que influenciam o desenvolvimento de inovações tecnológicas no sistema de ensino superior moderno. Os principais resultados deste estudo devem ser a definição da essência das tecnologias inovadoras no sistema moderno de ensino superior, os tipos e categorias de inovações modernas, bem como as principais tendências da pesquisa acadêmica neste campo.
Downloads
Referências
BENSON, R., BRACK, C. Online learning and assessment in higher education. Colchester: Chandos Publishing, 2010.
BORTSOV, YU.S.; STARYGINA, A.M. The strategy of innovative development of higher education in Russian Federation: opportunities and constraints, 2015. Available in: https://cyberleninka.ru/article/n/strategiya-innovatsionnogo-razvitiya-vysshego-obrazovaniya-v-rossii-vozmozhnosti-i-ogranicheniya.
CHEN, B.; CHANG, Y.-H.; OUYANG, F.; ZHOU, W. Fostering student engagement in online discussion through social learning analytics. The Internet and Higher Education, n. 37, pp. 21-30, 2018.
CROOK, C.; SCHOFIELD, L. The video lecture. The Internet and Higher Education, n. 34, pp. 56-64, 2017.
GLAVAS, C.; SCHUSTER, L. Design principles for electronic work integrated learning (eWIL). The Internet and Higher Education, n. 47, Article number: 100760, 2020.
MAVRI, A.; LOANNOU, A.; LOIZIDES, F. Cross-organisational Communities of Practice: enhancing creativity and epistemic cognition in higher education. The Internet and Higher Education, n. 49, Article number: 100792, 2021.
MILLER, I. Distance learning – a personal history. The Internet and Higher Education, v. 3, n. 1-2, pp. 7-21, 2000.
OOSTHOEK, H. Higher education and new technologies. Oxford: Pergamon Press, 2013.
RAMBE, P.; MLAMBO, S. Using digital storytelling to externalise personal knowledge of research processes: The case of a Knowledge Audio repository. The Internet and Higher Education, n. 22, pp. 11-23, 2014.
ROVAI, A. The Internet and higher education. Colchester: Chandos Publishing, 2009.
SADKOVOY, V.P. Mechanisms of state reforming of higher professional education in Ukraine. Actual Problems of the Humanities and Natural Sciences, v. 7, n. 2, pp. 183-187, 2014.
SONG, Y.; KONG, S.C. RETRACTED: Affordances and constraints of BYOD (Bring Your Own Device) for learning and teaching in higher education: Teachers' perspectives. The Internet and Higher Education, n. 32, pp. 39-46, 2017.
SULIMA, YE.N. Innovative processes in Ukrainian higher pedagogical education. Domestic and Foreign Pedagogy, n. 2(48), pp. 82-91, 2018.
VERNYAKHOVSKAYA, V.N. Promising forms of technology transfer in higher education. Science and Innovation, n. 6(112), pp. 47-50, 2012.
VERNYAKHOVSKAYA, V.N. Higher education as a key component of the national innovation system. Science and Innovation, n. 5(195), pp. 45-49, 2019.
VIGENTINI, L.; LIU, D.Y.T.; ARTHARS, N.; DOLLINGER, M. Evaluating the scaling of a LA tool through the lens of the SHEILA framework: A comparison of two cases from tinkerers to institutional adoption. The Internet and Higher Education, n. 45, Article number: 100728, 2020.
WARTMAN, S. The transformation of academic health centers. London: Academic Press, 2015.
WATTED, A.; BARAK, M. Motivating factors of MOOC completers: Comparing between university-affiliated students and general participants. The Internet and Higher Education, n. 37, pp. 11-20, 2018.
XIE, K.; DI TOSTO, G.; LU, L.; CHO, Y.S. Detecting leadership in peer-moderated online collaborative learning through text mining and social network analysis. The Internet and Higher Education, n. 38, pp. 9-17, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.