Tecnologias inovadoras na educação superior moderna: experiência Europeia e contexto Ucraniano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.3.15586

Palavras-chave:

Processo educacional, Instituições de ensino superior, Inovação, Suporte pedagógico, Modernização

Resumo

Este estudo examina as questões de implementação de soluções tecnológicas inovadoras no ensino superior moderno, considerando a experiência europeia acumulada e no contexto ucraniano moderno. A relevância deste estudo está condicionada pela ampla difusão de soluções tecnológicas inovadoras no sistema de ensino superior europeu em geral e na Ucrânia em particular, bem como pela necessidade de um estudo aprofundado e abrangente deste processo tendo em conta as perspectivas de desenvolvimento tecnológico do ensino superior moderno e experiência europeia acumulada neste domínio. O objetivo deste estudo é determinar os fatores fundamentais que influenciam o desenvolvimento de inovações tecnológicas no sistema de ensino superior moderno. Os principais resultados deste estudo devem ser a definição da essência das tecnologias inovadoras no sistema moderno de ensino superior, os tipos e categorias de inovações modernas, bem como as principais tendências da pesquisa acadêmica neste campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mykhailo Poplavskyi, Kyiv National University of Culture and Arts (KNUCA), Kyiv

Professor. Doctor of Pedagogical Sciences.

Referências

BENSON, R., BRACK, C. Online learning and assessment in higher education. Colchester: Chandos Publishing, 2010.

BORTSOV, YU.S.; STARYGINA, A.M. The strategy of innovative development of higher education in Russian Federation: opportunities and constraints, 2015. Available in: https://cyberleninka.ru/article/n/strategiya-innovatsionnogo-razvitiya-vysshego-obrazovaniya-v-rossii-vozmozhnosti-i-ogranicheniya.

CHEN, B.; CHANG, Y.-H.; OUYANG, F.; ZHOU, W. Fostering student engagement in online discussion through social learning analytics. The Internet and Higher Education, n. 37, pp. 21-30, 2018.

CROOK, C.; SCHOFIELD, L. The video lecture. The Internet and Higher Education, n. 34, pp. 56-64, 2017.

GLAVAS, C.; SCHUSTER, L. Design principles for electronic work integrated learning (eWIL). The Internet and Higher Education, n. 47, Article number: 100760, 2020.

MAVRI, A.; LOANNOU, A.; LOIZIDES, F. Cross-organisational Communities of Practice: enhancing creativity and epistemic cognition in higher education. The Internet and Higher Education, n. 49, Article number: 100792, 2021.

MILLER, I. Distance learning – a personal history. The Internet and Higher Education, v. 3, n. 1-2, pp. 7-21, 2000.

OOSTHOEK, H. Higher education and new technologies. Oxford: Pergamon Press, 2013.

RAMBE, P.; MLAMBO, S. Using digital storytelling to externalise personal knowledge of research processes: The case of a Knowledge Audio repository. The Internet and Higher Education, n. 22, pp. 11-23, 2014.

ROVAI, A. The Internet and higher education. Colchester: Chandos Publishing, 2009.

SADKOVOY, V.P. Mechanisms of state reforming of higher professional education in Ukraine. Actual Problems of the Humanities and Natural Sciences, v. 7, n. 2, pp. 183-187, 2014.

SONG, Y.; KONG, S.C. RETRACTED: Affordances and constraints of BYOD (Bring Your Own Device) for learning and teaching in higher education: Teachers' perspectives. The Internet and Higher Education, n. 32, pp. 39-46, 2017.

SULIMA, YE.N. Innovative processes in Ukrainian higher pedagogical education. Domestic and Foreign Pedagogy, n. 2(48), pp. 82-91, 2018.

VERNYAKHOVSKAYA, V.N. Promising forms of technology transfer in higher education. Science and Innovation, n. 6(112), pp. 47-50, 2012.

VERNYAKHOVSKAYA, V.N. Higher education as a key component of the national innovation system. Science and Innovation, n. 5(195), pp. 45-49, 2019.

VIGENTINI, L.; LIU, D.Y.T.; ARTHARS, N.; DOLLINGER, M. Evaluating the scaling of a LA tool through the lens of the SHEILA framework: A comparison of two cases from tinkerers to institutional adoption. The Internet and Higher Education, n. 45, Article number: 100728, 2020.

WARTMAN, S. The transformation of academic health centers. London: Academic Press, 2015.

WATTED, A.; BARAK, M. Motivating factors of MOOC completers: Comparing between university-affiliated students and general participants. The Internet and Higher Education, n. 37, pp. 11-20, 2018.

XIE, K.; DI TOSTO, G.; LU, L.; CHO, Y.S. Detecting leadership in peer-moderated online collaborative learning through text mining and social network analysis. The Internet and Higher Education, n. 38, pp. 9-17, 2018.

Publicado

01/08/2021

Como Citar

POPLAVSKYI, M. Tecnologias inovadoras na educação superior moderna: experiência Europeia e contexto Ucraniano. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.3, p. 1698–1711, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.3.15586. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15586. Acesso em: 24 maio. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)