Sistema de Avaliação da Educação Básica

Uma análise do período entre 2016 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19089

Palavras-chave:

SAEB, Avaliação da Educação Básica, IDEB

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as principais mudanças ocorridas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) entre os anos de 2016 e 2022. Para tanto, foi utilizada a pesquisa qualitativa, por meio da análise documental, com o uso de relatórios técnicos, documentos históricos e legislação pertinente. A análise efetuada evidencia um período de grandes mudanças, seguido por pandemia e estagnação. No período analisado, uma base nacional comum curricular foi implementada e trouxe mudanças significativas sobre o SAEB. Entre as principais alterações ocorridas ao longo desse período estão: inclusão de novos componentes curriculares na avaliação; unificação das avaliações; e avaliação da alfabetização no 2º ano do ensino fundamental. Conclui-se que no período analisado foram planejadas mudanças entre 2017 e 2018, e no período posterior essas foram simplesmente implementadas.

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Biografia do Autor

Girlene Ribeiro de Jesus, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Política, Gestão e Avaliação da Educação, da Faculdade de Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (UnB).

Rosilene Cândida Araújo, Universidade de Brasília

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

27/05/2024

Como Citar

JESUS, G. R. de; ARAÚJO, R. C. Sistema de Avaliação da Educação Básica: Uma análise do período entre 2016 e 2022. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023013, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19089. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19089. Acesso em: 21 dez. 2024.

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