Política de formação: os significados do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação de professores supervisores

Edivaldo Miranda, Daniela Alves, Rita Braúna

Resumo


Este trabalho é resultante de uma pesquisa de Mestrado que teve por objetivo central analisar em que medida experiências vivenciadas por professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem gerado contributos para a formação permanente do professorado e para o desenvolvimento profissional dos docentes. A pesquisa contou com a colaboração de treze professores vinculados à supervisão do PIBID ligado a uma importante Universidade de Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, orientada por um roteiro semiestruturado de entrevista. Os resultados nos levaram a conclusão de que o referido programa tem proporcionado aos docentes efetiva formação permanente e contribuído para o desenvolvimento profissional dos profissionais.


Palavras-chave


PIBID; Formação Permanente; Desenvolvimento Profissional; Trabalho Docente.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n2.9461



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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