Política de formação: os significados do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação de professores supervisores
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n2.9461Palabras clave:
PIBID, Formação Permanente, Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente.Resumen
Este trabalho é resultante de uma pesquisa de Mestrado que teve por objetivo central analisar em que medida experiências vivenciadas por professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem gerado contributos para a formação permanente do professorado e para o desenvolvimento profissional dos docentes. A pesquisa contou com a colaboração de treze professores vinculados à supervisão do PIBID ligado a uma importante Universidade de Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, orientada por um roteiro semiestruturado de entrevista. Os resultados nos levaram a conclusão de que o referido programa tem proporcionado aos docentes efetiva formação permanente e contribuído para o desenvolvimento profissional dos profissionais.