Avisos

  • Chamada de artigos para o Dossiê: Família e os Processos de Linguagem e Aprendizagem Revista online de Política e Gestão Educacional

    18/07/2024

    RPGE 

    Índice h = 21 (2019-2024)

    JCR 2023 = 0.2

     

    DOSSIÊ - Título: Família e os Processos de Linguagem e Aprendizagem Revista online de Política e Gestão Educacional

    Prazos

    • Previsão de publicação: até agosto 2025.
    • Envio até: 28 de fevereiro de 2025.
    • Entrega para o editor: 30 de abril de 2025, com publicação prevista para agosto de 2025. 

     

    Organizadores

    Dra. Ana Paula Berberian. Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana, Universidade Tuiuti do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7176-7610.

    Dra. Maria Alzira Leire.  Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2235-4021.

    Dr. Carlos Eduardo Borges Dias. Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana, Universidade Tuiuti do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7072-8433.

     

    Ementa

    O presente dossiê temático tem por objetivo reunir estudos e fomentar discussões conceituais e práticas oriundas de pesquisas contemporâneas que investigam processos envolvendo a família, intrinsecamente, vinculados às questões de linguagem e educação.

    Como primeira instância socializadora, a família exerce uma influência crucial na constituição das pessoas e, portanto, nos processos que envolvem a apropriação e o uso das diferentes modalidades de linguagem, e ainda, o ensino-aprendizagem.

    Nesse contexto, é imprescindível destacar a relevância de disseminar trabalhos que analisem, de maneira profunda e abrangente, o papel fundamental da família nas práticas linguageiras e educacionais.

    Ademais, justifica-se a necessidade de criar um espaço acadêmico dedicado a pesquisas que explorem a diversidade e a complexidade da influência familiar nessas práticas. É essencial que essas pesquisas desvelem modos pelos quais interações e contextos familiares podem impactar no desenvolvimento global das pessoas e, em especial, da linguagem e aprendizagem.    

    Assim, espera-se que os estudos produzidos em torno dos aspectos acima referidos possam fornecer subsídios teórico-metodológicos robustos para uma análise crítica e para o enfrentamento de problemáticas relacionadas às temáticas em questão. Esses subsídios deverão contribuir para a elaboração de abordagens clínicas e pedagógicas, assim como para políticas públicas que reconheçam e valorizem a centralidade da família na constituição das pessoas e de seus processos de formação linguística e educacional.

     

    Idioma e normas

    Os artigos podem ser submetidos em Português e Inglês e, sendo aceitos, serão publicados nos 2 idiomas seguindo a política da Revista online de Política e Gestão Educacional.  Os manuscritos devem seguir as instruções para autores disponíveis no site da Revista.

    A taxa de processamento é utilizada para pagamento de todos os profissionais envolvidos na editoração científica, e os serviços inclusos estão disponíveis em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/Gestao - Este dossiê será publicado no formato trilíngue.

     

    Prazos

    • Previsão de publicação: até agosto 2025.
    • Envio até: 28 de fevereiro de 2025.
    • Entrega para o editor: 30 de abril de 2025, com publicação prevista para agosto de 2025. 

     

    Leer más acerca de Chamada de artigos para o Dossiê: Família e os Processos de Linguagem e Aprendizagem Revista online de Política e Gestão Educacional
  • Chamada para Dossiê: Família e os Processos de Linguagem e Aprendizagem Revista online de Política e Gestão Educacional

    18/07/2024

    RPGE 

    Índice h = 21 (2019-2024)

    JCR 2023 = 0.2

     

    DOSSIÊ - Título: Família e os Processos de Linguagem e Aprendizagem Revista online de Política e Gestão Educacional

    Prazos

    • Previsão de publicação: até agosto 2025.
    • Envio até: 28 de fevereiro de 2025.
    • Entrega para o editor: 30 de abril de 2025, com publicação prevista para agosto de 2025. 

     

    Organizadores

    Dra. Ana Paula Berberian. Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana, Universidade Tuiuti do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7176-7610.

    Dra. Maria Alzira Leire.  Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2235-4021.

    Dr. Carlos Eduardo Borges Dias. Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana, Universidade Tuiuti do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7072-8433.

     

    Ementa

    O presente dossiê temático tem por objetivo reunir estudos e fomentar discussões conceituais e práticas oriundas de pesquisas contemporâneas que investigam processos envolvendo a família, intrinsecamente, vinculados às questões de linguagem e educação.

    Como primeira instância socializadora, a família exerce uma influência crucial na constituição das pessoas e, portanto, nos processos que envolvem a apropriação e o uso das diferentes modalidades de linguagem, e ainda, o ensino-aprendizagem.

    Nesse contexto, é imprescindível destacar a relevância de disseminar trabalhos que analisem, de maneira profunda e abrangente, o papel fundamental da família nas práticas linguageiras e educacionais.

    Ademais, justifica-se a necessidade de criar um espaço acadêmico dedicado a pesquisas que explorem a diversidade e a complexidade da influência familiar nessas práticas. É essencial que essas pesquisas desvelem modos pelos quais interações e contextos familiares podem impactar no desenvolvimento global das pessoas e, em especial, da linguagem e aprendizagem.    

    Assim, espera-se que os estudos produzidos em torno dos aspectos acima referidos possam fornecer subsídios teórico-metodológicos robustos para uma análise crítica e para o enfrentamento de problemáticas relacionadas às temáticas em questão. Esses subsídios deverão contribuir para a elaboração de abordagens clínicas e pedagógicas, assim como para políticas públicas que reconheçam e valorizem a centralidade da família na constituição das pessoas e de seus processos de formação linguística e educacional.

     

    Idioma e normas

    Os artigos podem ser submetidos em Português e Inglês e, sendo aceitos, serão publicados nos 2 idiomas seguindo a política da Revista online de Política e Gestão Educacional.  Os manuscritos devem seguir as instruções para autores disponíveis no site da Revista.

    A taxa de processamento é utilizada para pagamento de todos os profissionais envolvidos na editoração científica, e os serviços inclusos estão disponíveis em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/Gestao - Este dossiê será publicado no formato trilíngue.

     

    Prazos

    • Previsão de publicação: até agosto 2025.
    • Envio até: 28 de fevereiro de 2025.
    • Entrega para o editor: 30 de abril de 2025, com publicação prevista para agosto de 2025. 

     

    Leer más acerca de Chamada para Dossiê: Família e os Processos de Linguagem e Aprendizagem Revista online de Política e Gestão Educacional
  • (2024) v. 28, Publicación continua - Nuevos artículos publicados

    25/04/2024

    RPGE

    Índice h = 20 (2019-2023)

    JCR 2023 = 0.2

     

    AYRES , M. L. F. da M.; SANTOS, R. G. dos; CASTIONI , R. PAR: Um instrumento da reforma do aparelho do Estado na área da Educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023004, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.18018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18018. Acesso em: 25 abr. 2024.

     

    BUENO, E.; MARTINS MANFIO, J. N.; MARTINS, R. Ensino superior privado no Brasil: Uma análise crítica baseada em Roberto Damatta, Pierre Bourdieu e Zygmunt Bauman. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023002, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19051. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19051. Acesso em: 25 abr. 2024.

    SILVA, R. de L. da; BAPTISTA, M. L. C. “Com-versas de bar” sobre turismo e educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023003, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.18337. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18337. Acesso em: 25 abr. 2024.

    AYRES , M. L. F. da M.; SANTOS, R. G. dos; CASTIONI , R. PAR: Um instrumento da reforma do aparelho do Estado na área da Educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023004, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.18018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18018. Acesso em: 25 abr. 2024.

    TEIXEIRA MAIA , Z. S.; SANTOS , W. dos. Implicações da regulação do acesso à educação superior no Espírito Santo: Trajetória dos indicadores educacionais da rede pública entre 1997 e 2017. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023005, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.18556. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18556. Acesso em: 25 abr. 2024.

    NUNES, A. C.; ANDRADE, J. M. de. Escala de Capital Cultural: Evidências de validade baseadas na estrutura interna. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023006, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.18185. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18185. Acesso em: 25 abr. 2024.

    LINK, R. de F.; QUADROS, S. C. de O.; LOPES, B. J. S. Impacto dos debates na sala de aula: Produção textual e a formação docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023007, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19111. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19111. Acesso em: 25 abr. 2024.

    NHAGÚO, R.; DUQUE, E. Redes e dinâmicas sociais: Transformações socioeconómicas em Moçambique no contexto das relações multilaterais . Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023008, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19155. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19155. Acesso em: 25 abr. 2024.

    BIZARRIA, F. P. de A.; BARBOSA, F. L. S.; NASCIMENTO, T. M. dos S.; PEREIRA, E. M. L. Da gestão multidimensional à gestão decolonial da educação: (Des)velando caminhos interculturais em narrativas de podcast. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023009, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.18971. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18971. Acesso em: 25 abr. 2024.

    HAMADA, F. L. K.; MARQUES, R. N. Motivação de discentes do Ensino Superior: Aulas remotas e presenciais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023010, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19177. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19177. Acesso em: 25 abr. 2024.

     

    Leer más acerca de (2024) v. 28, Publicación continua - Nuevos artículos publicados
  • Novos artigosda RPGE, v. 27, Publicação Contínua, (20/12/2023 a 26/12/2023), confiram!

    28/12/2023

    Semanalmente, novos artigos são publicados na Publicação Contínua. A RPGE tem um compromisso ético e respeitoso para com nossos autores. Dentro das políticas editoriais, seguimos o Código de Conduta Editorial (COPE) e várias outras diretrizes éticas. Nosso compromisso é com a ciência, com a sociedade, com os autores e todo público científico. Nossos artigos são analisados no Turnitin, seguem as avaliações por pares e, atualmente, o formato multimidia está sendo implementado, acompanhando e apoiando os materiais publicados. Ou seja, vídeos dos autores introduzindo o conteúdo abordado durante a pesquisa e no artigo estão disponíveis para acesso.

    Se increvam no Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC8FQdJNgDjhE3MeFyUjmtQQ - Acompanhem os vídeos acerca dos artigos!

     

    Artigos publicados:

    PRUDÊNCIO JÚNIOR, J.; ZUKOWSKY-TAVARES , C.; LOPES-JR, D. da S. Liderança no Ensino Superior: Um estudo bibliométrico. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, e023066, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18765. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18765. Acesso em: 6 dez. 2023.

    ZAVISTOSKI, A. J. P.; BASSETTO, C. F.; GUEDES, A. M. Implicações do Sistema Nacional da Juventude no Programa Jovem Aprendiz: Um estudo de caso. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, e023067, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18420. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18420. Acesso em: 6 dez. 2023.

    ALIYEVA, G. B.; HONCHARUK, V.; PAVLIUK, N.; ZINCHENKO, V.; SIVACHENKO, I. Revisão das tecnologias e métodos pedagógicos modernos no domínio da filologia de acordo com as normas europeias (revisão de literatura). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.2, p. e023049, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.2.18778. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18778. Acesso em: 7 dez. 2023.

    LYKOVA , I.; MAYER , A.; SHESTAKOVA , O.; VOINOVA , A. Desenvolvimento de um complexo diagnóstico para o estudo das tradições de educação familiar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023068, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18802. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18802. Acesso em: 11 dez. 2023.

    KAPITON, A.; KONONETS, N.; ZHAMARDIY, V.; HUZ, K.; PETRENKO, L.; KHOMENKO, A.; ISHCHENKO, I. Componentes da competência profissional dos futuros especialistas em tecnologias de informação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00,  e023069, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18803. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18803. Acesso em: 11 dez. 2023.

    ROCHA, E. M.; FERREIRA, F. C.; RAMOS, O. E. J. de O. Aprendizagem por observação e a sala de aula como espaço social de aprendizagem: Implicações da teoria social cognitiva de Albert Bandura. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, e023065, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18521. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18521. Acesso em: 28 nov. 2023.

     

    Agradecemos a todos os autores e autoras, e encerraremos as publicações de 2023 no dia 30/12/2023. E logo mais, os primeiros artigos de 2024.

    Boas festas!

     

    Leer más acerca de Novos artigosda RPGE, v. 27, Publicação Contínua, (20/12/2023 a 26/12/2023), confiram!
  • Novos artigosda RPGE, v. 27, Publicação Contínua, em 17/1/2023, confiram!

    17/11/2023

    Semanalmente, novos artigos são publicados na Publicação Contínua. A RPGE tem um compromisso ético e respeitoso para com nossos autores. Dentro das políticas editoriais, seguimos o Código de Conduta Editorial (COPE) e várias outras diretrizes éticas. Nosso compromisso é com a ciência, com a sociedade, com os autores e todo público científico. Nossos artigos são analisados no Turnitin, seguem as avaliações por pares e, atualmente, o formato multimidia está sendo implementado, acompanhando e apoiando os materiais publicados. Ou seja, vídeos dos autores introduzindo o conteúdo abordado durante a pesquisa e no artigo estão disponíveis para acesso.

     

    Se increvam no Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC8FQdJNgDjhE3MeFyUjmtQQ - Acompanhem os vídeos acerca dos artigos!

     

    Confiram os artigos:

    Psicologia e educação
    O manejo comportamental como práxis e estratégia de estudo para o TEA

    YAZAWA, T.; COLOMBANI , F.; ZAFANI, G. S. Psicologia e educação: O manejo comportamental como práxis e estratégia de estudo para o TEA. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023064, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18689. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18689. Acesso em: 17 nov. 2023.

     

    Formação de Professores em Avaliação Educacional
    Um estudo sobre as matrizes e as ementas dos cursos de licenciatura em Pedagogia

    GARCIA, P. S.; MIELO, E. P.; WANDERCIL, M. Formação de Professores em Avaliação Educacional: Um estudo sobre as matrizes e as ementas dos cursos de licenciatura em Pedagogia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023063, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18004. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18004. Acesso em: 17 nov. 2023.

     

    Plano de ação em gestão pedagógica para desenvolver uma abordagem intercultural nas práticas docentes (Chile)

    BARRAGÁN, M.; SALAZAR, M.; CATALÁN, J. P. Plano de ação em gestão pedagógica para desenvolver uma abordagem intercultural nas práticas docentes. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023062, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18667. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18667. Acesso em: 17 nov. 2023.

     

    Ferramentas criativas para o ensino da neuroanatomia e neurofisiologia
    Uma experiência no curso de psicologia

    RUIZ, C. R.; XYLARAS, B. D. P.; NASCIMENTO, S. R. R. Ferramentas criativas para o ensino da neuroanatomia e neurofisiologia: Uma experiência no curso de psicologia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023055, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.17029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17029. Acesso em: 17 nov. 2023.

     

    Acessem, se inscrevam no canal e deixe seu like. Dessa forma, os vídeos alcançarão um público maior e, consequentemente, contribuirá para a divulgação científica de nossos trabalhos.

     

    Conheçam a Editora Ibero-Americana de Educação: https://linktr.ee/editoraibero_americana

    Leer más acerca de Novos artigosda RPGE, v. 27, Publicação Contínua, em 17/1/2023, confiram!
  • Novos artigos publicados: (2023) v. 27, Publicação Contínua

    27/07/2023

    Semanalmente, novos artigos são publicados na Publicação Contínua. A RPGE tem um compromisso ético e respeitoso para com nossos autores. Dentro das políticas editoriais, seguimos o Código de Conduta Editorial (COPE) e várias outras diretrizes éticas. Nosso compromisso é com a ciência, com a sociedade, com os autores e todo público científico. Nossos artigos são analisados no Turnitin, seguem as avaliações por pares e, atualmente, o formato multimidia está sendo implementado, acompanhando e apoiando os materiais publicados. Ou seja, vídeos dos autores introduzindo o conteúdo abordado durante a pesquisa e no artigo estão disponíveis para acesso.

    Link da edição: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/issue/view/894

    Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC8FQdJNgDjhE3MeFyUjmtQQ

    Acessem, se inscrevam no canal e deixe seu like. Dessa forma, os vídeos alcançarão um público maior e, consequentemente, contribuirá para a divulgação científica de nossos trabalhos.

     

     

    Leer más acerca de Novos artigos publicados: (2023) v. 27, Publicação Contínua
  • Llamada Dossier: Formación profesional y la función social de las universidades: desafíos de la gestión de los cursos de educación superior

    19/05/2023

    Llamada

    Dossier: Formación profesional y la función social de las universidades: desafíos de la gestión de los cursos de educación superior

    Fecha de apertura de las presentaciones: 10/05/2023

    Fecha de cierre de las presentaciones: 10/08/2023

    Publicado en: 01/04/2024

    Organizadores:

     

    Matheus Ganiko-Dutra: Universidad Estatal Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Bauru – SP – Brasil. Profesor becado en el Departamento de Educación. Estudiante de doctorado en el Programa de Posgrado en Educación para la Ciencia, Facultad de Ciencias. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8292-9109. E-mail: matheus.ganiko@unesp.br.

     

    Ana Maria de Andrade Caldeira: Universidad Estatal Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru – SP – Brasil. Profesora voluntaria jubilada en el Departamento de Educación, Facultad de Ciencias. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1502-2483. E-mail: ana.caldeira@unesp.br.

    Leer más acerca de Llamada Dossier: Formación profesional y la función social de las universidades: desafíos de la gestión de los cursos de educación superior