La inclusión del estudiante con el trastorno del espectro autista en el aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11991

Palabras clave:

Trastorno del espectro autista, Educación inclusiva, | Política pública.

Resumen

La inclusión educativa de niños y jóvenes con trastornos del espectro autista (TEA) ha sido un desafío para todos los involucrados en el proceso educativo, hoy en día y ha sido el objetivo de las políticas públicas educativas.  A partir de este ensayo teórico, el objetivo de este artículo es describir el movimiento necesario para la inclusión del estudiante con el trastorno del espectro autista (TEA) en el aula, a través de la caracterización del tema, a partir de un breve análisis de la legislación, con miras a Contribuir al debate sobre la educación inclusiva dentro del modelo educativo actual y defender la garantía de la participación de todos en las experiencias educativas, compartiendo los mismos espacios, viviendo las mismas experiencias y relaciones sociales sin prejuicios de cualquier orden, motivado por la diferencia.

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Biografía del autor/a

Solange Aparecida de Souza Monteiro, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pela Universidade de Araraquara - UNIARA (2018). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupunga (1989). Possui Especialização em Metodologia do Ensino pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupunga (1992). Trabalha como pedagoga do Instituto Federal de São Paulo campus São Carlos(IFSP/Câmpus Araraquara-SP). Participa dos núcleos: -Núcleo de Gêneros e Sexualidade do IFSP (NUGS); -Núcleo de Apoio ás Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Desenvolve sua pesquisa acadêmica na área de Educação, Sexualidade e em História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena e/ou Relações Étnico-raciais. 

Paulo Rennes Marçal Ribeiro, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Psicologia (1985) pelo Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP; graduação em Pedagogia (1983) e mestrado em Educação (1989) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; especialização em Psiquiatria e Psicologia Clínica da Infância (1988) e doutorado em Saúde Mental (1995) pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; e pós-doutorado em Saúde Mental (1996-1997) pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. É Livre-Docente em Sexologia e Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2007). Foi vice-diretor da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, em Araraquara, de 1º de fevereiro de 2005 a 31 de janeiro de 2009, onde atualmente é Professor Associado (MS-5) no Departamento de Psicologia da Educação. É especialista do Conselho Estadual de Educação - SP e atua nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase na pesquisa em Sexualidade Humana, principalmente com os seguintes temas: educação sexual, história da sexualidade e da educação sexual, adolescência, sexualidade e sociedade. É professor e orientador de mestrado e doutorado nos seguintes Programas de Pós-Graduação da UNESP, em Araraquara: Educação Sexual, do qual é o coordenador do Programa; e Educação Escolar, onde coordena a Linha de Pesquisa Sexualidade, cultura e educação sexual. Foi um dos fundadores e vice-coordenador do GT-23 Gênero, sexualidade e educação, da ANPED

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Publicado

01/12/2018

Cómo citar

MONTEIRO, S. A. de S.; RIBEIRO, P. R. M. La inclusión del estudiante con el trastorno del espectro autista en el aula. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 905–919, 2018. DOI: 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11991. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11991. Acesso em: 21 nov. 2024.

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