Políticas educativas

Pensar la educación en tiempos de crisis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17190

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN – Brasil

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Doutorado em Educação (UECE).

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Doutorado em Educação (UFPB).

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção – CE – Brasil

Professor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza. Pós-doutorado em Educação.

Citas

AMORIM, J. L.; MEDEIROS, E. A. A política nacional de formação de professores/as da educação básica e o PARFOR/UERN: Expansão, desafios e perspectivas. Educação & Linguagem. São Paulo, v. 19, n. 1, p. 125-154, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/7094. Acesso em: 06 fev. 2022.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: Atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa, PR: Editora UEPG, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: Nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GOMES, R. M. O.; SANTOS, J. M. C. T.; MEDEIROS, E. A. Programa Nacional de Tecnologia Educacional - PROINFO: Pensar a política educacional para além da implementação na escola pública. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 3, p. 1647–1661, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15303. Acesso em: 10 jul. 2022.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: Uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NGFTXWNtTvxYtCQHCJFyhsJ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: Um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/KCJrrfcWgxsnhp8ZVN4R4Jt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 mar. 2020.

PRADO, J.; MEDEIROS, E. A.; ARAÚJO, O. H. A. Licenciaturas - Cenários e contextos da formação de professores da educação básica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 12, n. 34, p. 01-21, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/6428. Acesso em: 10 jul. 2022.

Publicado

01/09/2022

Cómo citar

MEDEIROS, E. A. de; SANTOS, J. M. C. T.; MARTINS, E. S. Políticas educativas : Pensar la educación en tiempos de crisis. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.4, p. e022101, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.4.17190. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17190. Acesso em: 21 nov. 2024.