Sentidos ambivalentes atribuídos pelos professores ao trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20286

Palavras-chave:

Sentidos, Trabalho, Docente, Sentidos do Trabalho, Sentidos do Trabalho Docente

Resumo

O artigo discute os sentidos atribuídos ao trabalho docente, destacando percepções ambivalentes, como realização profissional e desvalorização, em um contexto histórico-cultural. Ao investigar os sentidos do trabalho docente na literatura, foram explorados fatores positivos e negativos que permeiam o cotidiano docente. Trata-se de uma revisão qualitativa baseada no estado do conhecimento, com análise de artigos, teses, dissertações e livros, com recorte temporal dos últimos dez anos. Identificou-se uma ambivalência: sentidos positivos (realização, reconhecimento, impacto social) e negativos (sobrecarga, precarização, desvalorização). O trabalho docente é influenciado por políticas neoliberais, mas também ressignificado pelos professores por meio da autonomia e da afetividade. Conclui-se que a valorização da profissão requer melhores condições de trabalho e políticas públicas alinhadas às necessidades dos docentes.

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Biografia do Autor

Tarsilla Noemi Bertoli Alexandrino, Universidade do Vale do Itajaí

Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí - Santa Catarina (SC) – Brasil. Doutora em Educação e membro do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Univali.

Mara Regina Zluhan, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Pós-Doutorado em andamento na Uniarp.

Shirlei de Souza Corrêa, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Básica (PPGEB).

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Publicado

04/06/2025

Como Citar

Alexandrino, T. N. B., Zluhan, M. R., & Corrêa, S. de S. (2025). Sentidos ambivalentes atribuídos pelos professores ao trabalho docente. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 29(00), e025012. https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20286

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