O conceito de descentralização: considerações a partir do campo científico da Gestão Educacional
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i6.9243Palabras clave:
Descentralização, Gestão Educacional, Reforma da Educação na América Latina,Resumen
Este trabalho tem por objetivo analisar as características principais atribuídas ao conceito de descentralização, a partir de estudos significativos do campo da Gestão Educacional latino-americana. Para isso, sumariamente analisa-se o contexto histórico da construção do conceito de descentralização na América Latina, e as possíveis influências político-ideológicas existentes durante o movimento de implementação das reformas do Estado e da Educação na década 1990. Posteriormente, procura-se delimitar as principais características do conceito de descentralização utilizando como base trabalhos expressivos de pesquisadores da área que trataram de alguma forma a respeito da problemática em destaque. Finalmente, apresenta-se no limite do artigo algumas considerações finais como intuito de suscitar novas questões para futuras reflexões.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.