O conceito de descentralização: considerações a partir do campo científico da Gestão Educacional

Autores

  • Fernando Henrique Protetti Formado em Ciências Sociais pela UNESP/Araraquara. Atualmente é Mestrando do Programa de Pósgraduação em “Educação Escolar” pela UNESP/Araraquara e bolsista da CAPES, e cursa Pedagogia na UNICAMP.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i6.9243

Palavras-chave:

Descentralização, Gestão Educacional, Reforma da Educação na América Latina,

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as características principais atribuídas ao conceito de descentralização, a partir de estudos significativos do campo da Gestão Educacional latino-americana. Para isso, sumariamente analisa-se o contexto histórico da construção do conceito de descentralização na América Latina, e as possíveis influências político-ideológicas existentes durante o movimento de implementação das reformas do Estado e da Educação na década 1990. Posteriormente, procura-se delimitar as principais características do conceito de descentralização utilizando como base trabalhos expressivos de pesquisadores da área que trataram de alguma forma a respeito da problemática em destaque. Finalmente, apresenta-se no limite do artigo algumas considerações finais como intuito de suscitar novas questões para futuras reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19/01/2009

Como Citar

PROTETTI, F. H. O conceito de descentralização: considerações a partir do campo científico da Gestão Educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 6, p. 152–165, 2009. DOI: 10.22633/rpge.v0i6.9243. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9243. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos