Formação continuada de professores: racionalidade técnica versus desenvolvimento profissional

Autores

  • Rayane Regina Scheidt Gasparelo Universidade Estadual de Campinas/SP.
  • Marisa Schneckenberg Universidade Estadual do Centro Oeste/I

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10185

Palavras-chave:

Formação Continuada. Capacitações Docentes. Desenvolvimento profissional.

Resumo

Este ensaio surgiu a partir de reflexões teóricas, com o objetivo de evidenciar os principais debates conceituais e metodológicos para a proposição da formação continuada dos professores, nos últimos anos. Pérez-Gómez (1995) destaca que a formação de professores é determinada pela concepção de escola, ensino e currículo adotados ao longo da história, e que há duas concepções básicas na forma de conceber a intervenção educativa e, em específico a atividade do professor como profissional de ensino, responsável pela natureza e qualidade do quotidiano educativo na sala de aula e na escola, são elas: o professor como técnico-especialista ou o professor como prático reflexivo que analisa e problematiza a sua própria ação. Portanto, a perspectiva técnica e a perspectiva do desenvolvimento profissional são as basilares que marcam o campo das discussões sobre formação continuada.

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Biografia do Autor

Rayane Regina Scheidt Gasparelo, Universidade Estadual de Campinas/SP.

Doutoranda em Educação - LAGE (laboratório de Gestão Educacional)/UNICAMP.

Marisa Schneckenberg, Universidade Estadual do Centro Oeste/I

Doutora em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNICENTRO/Pr. Orientadora na linha de Pesquisa: Políticas Educacionais, história e organização da educação – PPGE/UNICENTRO.

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

GASPARELO, R. R. S.; SCHNECKENBERG, M. Formação continuada de professores: racionalidade técnica versus desenvolvimento profissional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1119–1134, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10185. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10185. Acesso em: 22 dez. 2024.