Sistema de gestão pedagógica (SGP) e avaliação escolar: a influência de uma tecnologia no agir do coordenador pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12848

Palavras-chave:

Educação, Avaliação, SGP.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar a influência do Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) – ferramenta tecnológica para registro pedagógico utilizado pela Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo – nas ações dos Coordenadores Pedagógicos ante à avaliação escolar. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre avaliação para a aprendizagem, a função do Coordenador Pedagógico frente as atividades avaliativas, os recursos tecnológicos como facilitadores das ações avaliativas escolares e as funcionalidades existentes no SGP. Além disso, uma pesquisa de campo foi feita com Coordenadores Pedagógicos de escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo. Em uma junção entre tecnologia e pedagogia, o presente trabalho colabora para a reflexão sobre a qualidade de ensino, abordando o viés da avaliação escolar, com ênfase na aprendizagem para todos os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Gonçalves da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr)

Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr).

Ricardo dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr)

Professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná à anos. Responde pela Chefia do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas, Letras e Artes - 2017 até a presente data.

Referências

ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. de S. (orgs). O papel do coordenador pedagógico. Revista Educação. Set. 2011. Disponível em: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/142/artigo234539-1.asp. Acesso em: 20 de jan 2018.

CARVALHO, C. P.; BARBIERI, M. R. Formação de professores em tempo de informática. In: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Comunicação e Educação. São Paulo: Ed. Moderna, ano III, número 9, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 20ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, F. C. N. A. Avaliação escolar: uma estratégia para promoção do protagonismo do aluno. IV Colóquio Internacional: educação, cidadania e exclusão: didática e avaliação. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/trabalhos/TRABALHO_EV047_MD1_SA4_ID892_26052015215522.pdf. Acesso em: 15 de abr 2018.

HOFFMANN, J. M. L. Contos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 1998.

LIBÂNEO, J. C. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1996.

MONTEIRO, E. [et al.] Coordenador pedagógico: função, rotina e prática. 1ª ed. Palmeiras, BA: Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2012.

RAMOS, M.; COPPOLA, N. C. O uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas. Paraná, 2009. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2551-8.pdf. Acesso em: 20 de mar 2018.

SACRISTÁN, J. G; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SÃO PAULO (SP). Programa Mais Educação São Paulo: subsídios 2: Sistema de Gestão Pedagógica – SGP e a Avaliação para a Aprendizagem/Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME/ DOT, 2014.

SÃO PAULO (SP). Roteiro de uso. S/d. Disponível em: https://github.com/prefeiturasp/SME-SGP/wiki/Roteiro-de-uso. Acesso em: 20 de mar de 2018.

Publicado

06/01/2020

Como Citar

SILVA, C. G. da; SANTOS, R. dos. Sistema de gestão pedagógica (SGP) e avaliação escolar: a influência de uma tecnologia no agir do coordenador pedagógico. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 86–99, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i1.12848. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12848. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos