Interpretação teórico-política da gestão democrática universitária no contexto das políticas neoliberais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.4.15933

Palavras-chave:

Gestão democrática, Autonomia universitária, Neoliberalismo

Resumo

O artigo analisa a gestão democrática universitária a partir de uma reflexão teórico-política das contradições do Estado capitalista como instância de dominação e poder burguês no contexto das políticas neoliberais. O referencial teórico é a concepção de Florestan Fernandes de democracia e autocracia-burguesa em países de capitalismo dependente e subdesenvolvido. Os procedimentos são um estudo teórico que faz referências aos conceitos de democracia, gestão da educação, autonomia universitária e as políticas neoliberais. A limitação do princípio constitucional de autonomia universitária produziu uma restrição da gestão democrática pelo modelo de gestão gerencial e pelo projeto neoliberal.

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Biografia do Autor

Tânia Barbosa Martins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

Vagno Emygdio Machado Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Poços de Caldas – MG

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Sueli Soares dos Santos Batista, Centro Paula Souza (CEETEPS), São Paulo – SP

Professora no Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

MARTINS, T. B.; DIAS, V. E. M.; BATISTA, S. S. dos S. Interpretação teórico-política da gestão democrática universitária no contexto das políticas neoliberais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.4, p. 1942–1961, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.4.15933. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15933. Acesso em: 18 abr. 2024.

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