Implicações da regulação do acesso à educação superior no Espírito Santo
Trajetória dos indicadores educacionais da rede pública entre 1997 e 2017
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.18556Palavras-chave:
Regulação, Acesso ao ensino superior, Indicadores educacionaisResumo
Este artigo visa discutir os efeitos e desdobramentos concretos das políticas educacionais nacionais de acesso à educação superior implementadas nas redes públicas do Espírito Santo entre 1997 e 2017. Orientado pelo marxismo histórico-dialético, produziu-se uma análise documental a partir de indicadores educacionais e demográficos. Evidenciou-se que a materialização das regulamentações nacionais na rede pública que oferta a educação superior no estado do Espírito Santo, entre 1997 e 2017, expressa as diferentes formas de regulação estatal, demonstrando inicialmente estreitamento e, no período mais recente, especialmente a partir de 2012, o alargamento do acesso de camadas mais pobres da população (especialmente pretos, pardos e indígenas) ao nível mais elevado de ensino.
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