A formação inicial dos professores, a pedagogia e a didática em uma perspectiva dialógica

Autores

  • Cloves Santos de Moraes Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Cícera Janaína Rodrigues Lima Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Célia de Jesus Silva Magalhães Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.9740

Palavras-chave:

Formação inicial docente. Pedagogia. Didática.

Resumo

Este ensaio problematiza a articulação que deve existir entre a formação inicial dos professores, a pedagogia e a didática, pois a pedagogia busca fundamentar as práticas docentes, os saberes pedagógicos que, como desdobramento, darão sentido à ação docente.  As ideias aqui expostas pautam-se em pesquisas e ensaios que abordam a referida temática. Concluímos que importância dos saberes do campo pedagógico na formação docente, dentre eles os cursos de licenciatura, devem contribuir disponibilizando aos professores uma formação interligada aos conhecimentos desse campo, já que são de suma importância para o desenvolvimento profissional dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cloves Santos de Moraes, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduando em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA) – VI semestre. Tem experiência como professor na educação básica. Atualmente, é bolsista PIBIC/URCA/FUNCAP, desde 2016, vinculado ao projeto de Iniciação Científica: Fios e desafios na formação pedagógica dos licenciandos do curso de letras da Universidade Regional do Cariri (URCA), Campus Missão Velha (CE) e do projeto de extensão: ESTÍMULO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA: construindo percursos de apropriação da linguagem científica escrita. Área de interesse: Didática e Pedagogia, trabalho docente e práticas pedagógicas, formação de professores.

Cícera Janaína Rodrigues Lima, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Africana pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente, é professora da rede básica e do ensino superior.

Célia de Jesus Silva Magalhães, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduação em História pela Universidade Regional do Cariri (1986) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é professora substituta da Universidade Regional do Cariri e diretora acadêmica - Unidade Missão Velha da Universidade Regional do Cariri.

Referências

ARAÚJO, Osmar Hélio Alves.; RODRIGUES, Janine Marta Coelho.; ARAGÃO, Wilson Honorato. O (des)lugar da pedagogia e da didática na formação dos professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.21, n.01, p. 215-226, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.1.2017.9534>. ISSN: 1519-9029.

ARAÚJO, Osmar Hélio.; RIBEIRO, Alves e Luís Távora Furtado. A didática e a pedagogia como suporte teórico para uma coordenação pedagógica qualificada. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.20, n.2, p. 501-513, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9533>. ISSN: 1519-9029.

ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MAGALHÃES, Célia de Jesus Silva. A formação docente didático-pedagógica a partir do olhar dos coordenadores pedagógicos. In: ANDRADE, Francisco Ari de; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; CHAVES, Flávio Muniz (org.). Educação, saberes e práticas. Curitiba: CRV, 2016. pp. 223-232.

ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MAGALHÃES, Célia de Jesus Silva. Que raio de coordenador pedagógico sou eu? Tocável? Coordenador fórmula 1. In: ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MAGALHÃES, Célia de Jesus Silva (org.). Do Contexto literário à reflexão sobre a educação na contemporaneidade: a educação em mosaico. Curitiba: CRV, 2017. pp. 175-184.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e Prática Docente. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do Ensino superior?Práxis Educacional, Vol. 9, No 15, 2013. Disponível em: < http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1947 >.Acesso em: 04 maio 2016.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender:por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-41-3-0601.pdf >. Acesso em: 03 maio 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, Para Quê?. São Paulo: Cortês, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 8. ed – São Paulo: Cortez, 2009.

PEREIRA, Júlio Emilio Diniz. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, 1999.

SAVIANI, Dermeval. Educação: Do Senso Comum à Consciência Filosófica. Campinas, SP: Cortez Editora: Autores Associados, 1991.

TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 3º ed. - Petrópolis, RJ: vozes, 2007.

NÓVOA, Antônio. O futuro ainda demora muito tempo?, Lisboa: Educa, 2009.

MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes. PIMENTA, Selma Garrido. É posível formar professores sem os sabres da pedagogia?: Uma reflexão sobre docência e saberes. Revista Metalinguagens, n. 3, mai.2015, p. 135-156. Disponível em: < http://metalinguagens.spo.ifsp.edu.br/wp-content/uploads/2015/05/Amanda-Cristina-Teagno-Lopes-MARQUES-e-Selma-Garrido-PIMENTA.pdf >. Acesso em: 03 maio 2016.

Downloads

Publicado

07/04/2017

Como Citar

DE MORAES, C. S.; LIMA, C. J. R.; MAGALHÃES, C. de J. S. A formação inicial dos professores, a pedagogia e a didática em uma perspectiva dialógica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 563–574, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n2.2017.9740. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9740. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos