O que aprendemos daquilo que nos é ensinado

Auteurs

  • Andreza Olivieri Lopes Carmignolli Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Araraquara. CAPES
  • Luci Regina Muzzeti Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Araraquara.

DOI :

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.9996

Mots-clés :

ensino de ciências, experiência, aprendizagem, conhecimento.

Résumé

Este texto apresenta um relato de pesquisa sobre o componente curricular de Ciências Físicas e Biológicas, utilizado para analisar o processo de ensino por meio da experiência de ensinar e aprender. As leis Nº 4024/61, Nº 5692/71 e Nº 9394/96 serão citadas para demonstrar a evolução no ensino de ciências. Entretanto, nosso objetivo é mostrar que a aprendizagem só se torna significativa quando a experiência faz sentido para o aprendiz e o ajuda a construir o conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Andreza Olivieri Lopes Carmignolli, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Araraquara. CAPES

Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário de Araraquara (1999) e Pedagogia(2014) pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho UNESP Araraquara. Tem experiência como docente na área de ciências exatas, com ênfase em Matemática; atuando na rede estadual de ensino durante dez anos no ensino fundamental do 6º ao 9º ano e ensino médio. Trabalhou como professora coordenadora pedagógica na E.E. Florestano Libutti durante cinco anos e atuou como vice-diretora durante três anos na E.E. Antônio Lourenço Corrêa. Atualmente está como professora coordenadora na E.E. Prof. Lysanias de Oliveira Campos, escola de ensino fundamental e ensino médio. Fez pós graduação em Gestão Escolar pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (2012). E atualmente é aluna de mestrado do programa de pós - graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho/UNESP - Araraquara, estudando o êxito escolar na óptica de Pierri Bourdieu.

Luci Regina Muzzeti, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Araraquara.

É Professor Assistente Doutor do Departamento de Didática, e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na Linha de Pesquisa "Sexualidade, Cultura e Educação Sexual". É integrante do Núcleo de Estudos da Sexualidade - NUSEX e tem experiência na área de Educação, trabalhando com a abordagem de Pierre Bourdieu, com ênfase em pesquisas sobre habitus, gênero e trajetórias escolares.

Références

BRASIL. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 1961.

BRASIL. Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: 1971.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Fixa Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 1996.

LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de projetos e projetos de trabalho. Presença Pedagógica, v. 73, p. 62-69, 2007.

HEIDEGGER, Martin. La esencia del habla. In: HEIDEGGER, Martin. De camino Al habla. Barcelona: Educaciones Del Serbal, 1987.

KOHAN, Walter Omar. Infância de um ensinar e de um aprender (J. Rancière). In: KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 181-205.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr, 2002.

SÃO PAULO. Secretaria de Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São Paulo, 2010.

SÃO PAULO. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Orientações curriculares do estado de São Paulo: ciências naturais e ciências humanas. São Paulo: CGEB/SEE, 2013.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Proposta Curricular para o ensino fundamental (Ciclo II) e ensino médio: documento de apresentação. São Paulo, 2008.

Téléchargements

Publiée

01/06/2017

Comment citer

OLIVIERI LOPES CARMIGNOLLI, A.; MUZZETI, L. R. O que aprendemos daquilo que nos é ensinado. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 1, p. 179–185, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.9996. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9996. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiência

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

<< < 1 2 3 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.