Teaching in the pandemic
Technology, isolation and psychic suffering
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.2.18649Keywords:
Mental health, Teachers, COVID-19Abstract
This article presents the mental health conditions of teachers in public schools from three municipalities in the South Fluminense region of Rio de Janeiro during their work in the COVID-19 pandemic. It does not aim to provide a diagnostic characterization but instead qualifies the psychological state of the teachers as "psychological distress." Through online focus groups conducted via the Google Meet platform, it was concluded that the lack of support and public policies dedicated to education made the work of teachers challenging, resulting in a certain degree of distress.
Downloads
References
ALLES, M. S. A dialógica e o valor social do trabalho: a síndrome de Burnout e o labor do professor durante a pandemia. Direito e dialogicidade, Cariri, v. 7, p. 22-38, 2021. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/DirDialog/article/view/2661. Acesso em: 23 maio 2023.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-V. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BRASIL. Decreto-Lei 6.042 de 12 de fevereiro de 2007. Altera o Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto no 3.048, de 6 de maio de 1999, disciplina a aplicação, acompanhamento e avaliação do Fator Acidentário de Prevenção - FAP e do Nexo Técnico Epidemiológico, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6042.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%206.042%2C%20DE%2012%20DE%20FEVEREIRO%20DE%202007.&text=Altera%20o%20Regulamento%20da%20Previd%C3%AAncia,Epidemiol%C3%B3gico%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 23 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=PRT&numero=343&ano=2020&ato=6f5UTVE5EMZpWT599. Acesso em: 23 maio 2023.
CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout em professores: prevalência e fatores associados. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 27, p. 403-410, out./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/B6dwZJD6LLTM5QBYJYfM6gB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 dez. 2022.
DUNKER, C. Mal-estar, sofrimento e sintoma. São Paulo: Boitempo, 2015.
GOMES, A. G. A; CARVALHO, C. J; SILVA, D. O. da. Cartilha de Acolhimento ao Sofrimento Psíquico. Bananeiras, PB: UFPB, 2021. Disponível em: http://www.cchsa.ufpb.br/cchsa/contents/destaques/Destaque5/cartilha-acolhimento-ao-sofrimento-psiquico-ufpb.pdf/view. Acesso em: 23 maio 2023.
INSTITUTO PENÍNSULA, Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de coronavírus. 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/em-quarentena-83-dos-professores-ainda-se-sentem-despreparados-para-ensino-virtual-2/#:~:text=e%20do%20esporte.-,Em%20quarentena%3A%2083%25%20dos%20professores%20ainda%20se,sentem%20despreparados%20para%20ensino%20virtual&text=Mesmo%20ap%C3%B3s%20seis%20semanas%20de,em%20diferentes%20pontos%20do%20Brasil. Acesso em: 23 maio 2023.
MORESI, E (org.). Metodologia da pesquisa. Documento do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília, 2003. Disponível em: http://www.inf.ufes.br/~pdcosta/ensino/2010-2-metodologia-de-pesquisa/MetodologiaPesquisa-Moresi2003.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
OLIVEIRA, T. Como promover a saúde mental do docente. Portal Nova Escola, abr. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/17037/como-promover-a-saude-mental-do-docente. Acesso em: 23 maio 2023.
SAFATLE, V; SILVA JÚNIOR, N. da; DUNKER, C. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. São Paulo: Autêntica, 2021.
SILVEIRA, L. C; FEITOSA, R. M. M; PALÁCIO, P. D. B. A Escuta do Sofrimento Psíquico Relacionado ao Trabalho: contribuições da psicanálise para o cuidado em saúde. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682014000100003#:~:text=No%20estudo%2C%20conclui%2Dse%20que,marcam%20a%20estrutura%C3%A7%C3%A3o%20desse%20sujeito. Acesso em: 30 dez. 2022.
TRAD, L. A. B. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas da saúde. Physis: revista de saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, p. 777-796, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/gGZ7wXtGXqDHNCHv7gm3srw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 maio 2023.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.