A docência na pandemia

Tecnologia, isolamento e o sofrimento psíquico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.2.18649

Palavras-chave:

Saúde mental, Professores, COVID-19

Resumo

Este artigo apresenta as condições da saúde mental de professores de escolas públicas de três municípios da região sul fluminense do estado do Rio de Janeiro, durante o exercício laboral na pandemia da COVID-19. Não pretende trazer uma caracterização diagnóstica, mas qualifica o estado psicológico das docentes de “sofrimento psíquico”. Através de grupos focais on-line, realizados pela plataforma Google Meet, concluiu-se que a falta de suporte e políticas públicas voltadas a educação dificultou o trabalho dos professores, gerando assim certo grau de sofrimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Silva dos Santos, Centro Universitário de Barra Mansa

Graduada em Psicologia.

Mariana Barbosa Miquilini, Centro Universitário de Barra Mansa

Graduada em Psicologia.

Referências

ALLES, M. S. A dialógica e o valor social do trabalho: a síndrome de Burnout e o labor do professor durante a pandemia. Direito e dialogicidade, Cariri, v. 7, p. 22-38, 2021. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/DirDialog/article/view/2661. Acesso em: 23 maio 2023.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-V. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BRASIL. Decreto-Lei 6.042 de 12 de fevereiro de 2007. Altera o Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto no 3.048, de 6 de maio de 1999, disciplina a aplicação, acompanhamento e avaliação do Fator Acidentário de Prevenção - FAP e do Nexo Técnico Epidemiológico, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6042.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%206.042%2C%20DE%2012%20DE%20FEVEREIRO%20DE%202007.&text=Altera%20o%20Regulamento%20da%20Previd%C3%AAncia,Epidemiol%C3%B3gico%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 23 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=PRT&numero=343&ano=2020&ato=6f5UTVE5EMZpWT599. Acesso em: 23 maio 2023.

CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout em professores: prevalência e fatores associados. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 27, p. 403-410, out./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/B6dwZJD6LLTM5QBYJYfM6gB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 dez. 2022.

DUNKER, C. Mal-estar, sofrimento e sintoma. São Paulo: Boitempo, 2015.

GOMES, A. G. A; CARVALHO, C. J; SILVA, D. O. da. Cartilha de Acolhimento ao Sofrimento Psíquico. Bananeiras, PB: UFPB, 2021. Disponível em: http://www.cchsa.ufpb.br/cchsa/contents/destaques/Destaque5/cartilha-acolhimento-ao-sofrimento-psiquico-ufpb.pdf/view. Acesso em: 23 maio 2023.

INSTITUTO PENÍNSULA, Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de coronavírus. 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/em-quarentena-83-dos-professores-ainda-se-sentem-despreparados-para-ensino-virtual-2/#:~:text=e%20do%20esporte.-,Em%20quarentena%3A%2083%25%20dos%20professores%20ainda%20se,sentem%20despreparados%20para%20ensino%20virtual&text=Mesmo%20ap%C3%B3s%20seis%20semanas%20de,em%20diferentes%20pontos%20do%20Brasil. Acesso em: 23 maio 2023.

MORESI, E (org.). Metodologia da pesquisa. Documento do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília, 2003. Disponível em: http://www.inf.ufes.br/~pdcosta/ensino/2010-2-metodologia-de-pesquisa/MetodologiaPesquisa-Moresi2003.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

OLIVEIRA, T. Como promover a saúde mental do docente. Portal Nova Escola, abr. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/17037/como-promover-a-saude-mental-do-docente. Acesso em: 23 maio 2023.

SAFATLE, V; SILVA JÚNIOR, N. da; DUNKER, C. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. São Paulo: Autêntica, 2021.

SILVEIRA, L. C; FEITOSA, R. M. M; PALÁCIO, P. D. B. A Escuta do Sofrimento Psíquico Relacionado ao Trabalho: contribuições da psicanálise para o cuidado em saúde. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682014000100003#:~:text=No%20estudo%2C%20conclui%2Dse%20que,marcam%20a%20estrutura%C3%A7%C3%A3o%20desse%20sujeito. Acesso em: 30 dez. 2022.

TRAD, L. A. B. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas da saúde. Physis: revista de saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, p. 777-796, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/gGZ7wXtGXqDHNCHv7gm3srw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 maio 2023.

Publicado

31/10/2023

Como Citar

SANTOS, N. S. dos; MIQUILINI, M. B. A docência na pandemia: Tecnologia, isolamento e o sofrimento psíquico. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.2, p. e023024, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18649. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18649. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.