A docência na pandemia
Tecnologia, isolamento e o sofrimento psíquico
DOI :
https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.2.18649Mots-clés :
Saúde mental, Professores, COVID-19Résumé
Este artigo apresenta as condições da saúde mental de professores de escolas públicas de três municípios da região sul fluminense do estado do Rio de Janeiro, durante o exercício laboral na pandemia da COVID-19. Não pretende trazer uma caracterização diagnóstica, mas qualifica o estado psicológico das docentes de “sofrimento psíquico”. Através de grupos focais on-line, realizados pela plataforma Google Meet, concluiu-se que a falta de suporte e políticas públicas voltadas a educação dificultou o trabalho dos professores, gerando assim certo grau de sofrimento.
Téléchargements
Références
ALLES, M. S. A dialógica e o valor social do trabalho: a síndrome de Burnout e o labor do professor durante a pandemia. Direito e dialogicidade, Cariri, v. 7, p. 22-38, 2021. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/DirDialog/article/view/2661. Acesso em: 23 maio 2023.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-V. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BRASIL. Decreto-Lei 6.042 de 12 de fevereiro de 2007. Altera o Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto no 3.048, de 6 de maio de 1999, disciplina a aplicação, acompanhamento e avaliação do Fator Acidentário de Prevenção - FAP e do Nexo Técnico Epidemiológico, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6042.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%206.042%2C%20DE%2012%20DE%20FEVEREIRO%20DE%202007.&text=Altera%20o%20Regulamento%20da%20Previd%C3%AAncia,Epidemiol%C3%B3gico%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 23 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=PRT&numero=343&ano=2020&ato=6f5UTVE5EMZpWT599. Acesso em: 23 maio 2023.
CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout em professores: prevalência e fatores associados. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 27, p. 403-410, out./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/B6dwZJD6LLTM5QBYJYfM6gB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 dez. 2022.
DUNKER, C. Mal-estar, sofrimento e sintoma. São Paulo: Boitempo, 2015.
GOMES, A. G. A; CARVALHO, C. J; SILVA, D. O. da. Cartilha de Acolhimento ao Sofrimento Psíquico. Bananeiras, PB: UFPB, 2021. Disponível em: http://www.cchsa.ufpb.br/cchsa/contents/destaques/Destaque5/cartilha-acolhimento-ao-sofrimento-psiquico-ufpb.pdf/view. Acesso em: 23 maio 2023.
INSTITUTO PENÍNSULA, Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de coronavírus. 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/em-quarentena-83-dos-professores-ainda-se-sentem-despreparados-para-ensino-virtual-2/#:~:text=e%20do%20esporte.-,Em%20quarentena%3A%2083%25%20dos%20professores%20ainda%20se,sentem%20despreparados%20para%20ensino%20virtual&text=Mesmo%20ap%C3%B3s%20seis%20semanas%20de,em%20diferentes%20pontos%20do%20Brasil. Acesso em: 23 maio 2023.
MORESI, E (org.). Metodologia da pesquisa. Documento do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília, 2003. Disponível em: http://www.inf.ufes.br/~pdcosta/ensino/2010-2-metodologia-de-pesquisa/MetodologiaPesquisa-Moresi2003.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
OLIVEIRA, T. Como promover a saúde mental do docente. Portal Nova Escola, abr. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/17037/como-promover-a-saude-mental-do-docente. Acesso em: 23 maio 2023.
SAFATLE, V; SILVA JÚNIOR, N. da; DUNKER, C. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. São Paulo: Autêntica, 2021.
SILVEIRA, L. C; FEITOSA, R. M. M; PALÁCIO, P. D. B. A Escuta do Sofrimento Psíquico Relacionado ao Trabalho: contribuições da psicanálise para o cuidado em saúde. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682014000100003#:~:text=No%20estudo%2C%20conclui%2Dse%20que,marcam%20a%20estrutura%C3%A7%C3%A3o%20desse%20sujeito. Acesso em: 30 dez. 2022.
TRAD, L. A. B. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas da saúde. Physis: revista de saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, p. 777-796, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/gGZ7wXtGXqDHNCHv7gm3srw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 maio 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.