Avaliação de um Programa de Formação em Habilidades Sociais Docentes na perspectiva de professores e alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i2.13924

Palavras-chave:

Habilidades sociais docentes, Formação continuada, Avaliação

Resumo

O objetivo desta pesquisa, de cunho qualitativo e quantitativo, é a avaliação de um Programa de Formação em Habilidades Sociais Docentes - PFHS-D, pela perspectiva dos professores e de seus alunos do Ensino Médio. A pesquisa se justifica pela necessidade de conduzir estudos sobre formação de professores, voltados para a interação afetiva com alunos adolescentes da educação básica, carente de intervenções e desafiada continuamente pelas políticas públicas que conduzem a uma precarização do trabalho docente. Como método para avaliar o PFHS-D utilizou-se testes específicos e questionários obtendo dados com docentes e alunos, buscando sinais de melhora ou piora nas interações e nas Habilidades Sociais dos professores. Participaram desta pesquisa 5 professores e 13 alunos de uma escola do noroeste do Estado de São Paulo. Os resultados apontaram que houve aquisição significativa de novos comportamentos socialmente hábeis, confirmados tanto pelas avaliações conduzidas com os professores quanto com seus alunos.

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Biografia do Autor

José Angelo Fiorot Junior, Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara – SP

Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.

Maria Lucia Oliveira Suzigan Dragone, Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara – SP

Docente no Programa de Pós-graduação em Processos de Ensino Gestão e Inovação. Doutorado em Educação Escolar (UNESP). Apoio Funadesp.

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Publicado

31/08/2020

Como Citar

FIOROT JUNIOR, J. A.; DRAGONE, M. L. O. S. Avaliação de um Programa de Formação em Habilidades Sociais Docentes na perspectiva de professores e alunos. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 394–409, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i2.13924. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13924. Acesso em: 20 abr. 2024.