O uso de dispositivos móveis na sala de aula: pedagogia de projetos e tecnologias móveis na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.10047Palavras-chave:
Educação superior, Tecnologias móveis, Pedagogia de projetos, Processo de ensino e aprendizagem.Resumo
O presente estudo relata resultados parciais da pesquisa intitulada “Pedagogia de Projetos e as Tecnologias Móveis: Potencialidades e Desafios aos Processos de Ensino e de Aprendizagem no Curso Superior de Marketing”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE/Presidente Prudente/SP/Brasil). Esta investigação adotou como objetivo geral analisar como as tecnologias móveis podem ser articuladas ao desenvolvimento de projetos de trabalho, visando à sua integração às práticas pedagógicas no ensino superior. A investigação se desenvolveu embasada na abordagem qualitativa e foi realizada sob a forma de pesquisa-intervenção. Os dados foram coletados por meio da observação participante, entrevista semiestruturada, questionário e grupo focal. Como contexto, adotou-se a realidade do curso superior de Marketing, ofertado por uma IES da rede privada, situada no município de Lins/SP/Brasil. Os resultados alcançados propiciaram a compreensão do perfil dos estudantes de ensino superior na era contemporânea e a necessidade de (re)construção das práticas pedagógicas diante desse alunado. Evidenciou-se ainda a importância dos projetos de trabalho como uma oportunidade de adotar uma metodologia ativa articulada às tecnologias móveis no ensino superior.
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