Educação bilíngue para surdos/as: um estudo comparativo da escola bilíngue e do atendimento educacional especializado (AEE) na escola inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10355Palavras-chave:
Educação bilíngue para surdos/as. Escola bilíngue. Atendimento educacional especializado. Políticas educacionais.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de um estudo comparativo da política de educação bilíngue para surdos/as nos contextos da escola bilíngue e da escola inclusiva com atendimento educacional especializado (AEE) na Região Metropolitana de Curitiba. Para dar respostas à questão “como os sentidos da educação bilíngue, tal como expressos em documentos legais e nas reivindicações do movimento surdo, são incorporados às concepções dos professores nas escolas? valemo-nos da análise de dados coletados em pesquisa de mestrado em educação, à luz das reflexões trazidas por autores que se filiam ao campo dos Estudos Surdos em Educação. Os resultados do estudo comparativo apontam que são muitos ainda os desafios para garantir o direito à Libras como língua materna dos/as estudantes surdos/as nas escolas bilíngues e no AEE. A fragilidade no conhecimento da Libras e a ausência de critérios que considerem a fluência linguística para a atuação são aspectos comuns nos contextos investigados. Apesar do espaço concedido à Libras, ela é secundarizada em relação ao português que ainda figura como principal língua de interação e no currículo. A integração de objetivos da educação escolar e da educação linguística para surdos/as, desde a educação infantil, com investimento em políticas de formação continuada e reorganização do trabalho pedagógico, são princípios para que o direito à educação bilíngue esteja garantido, seja na escola inclusiva, seja na escola bilíngue para surdos/as.
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