O sistema de acreditação de cursos superiores do Mercosul e a construção de um conceito de qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.10634

Palavras-chave:

MERCOSUL, ARCU-SUL, Educação superior, Acreditação.

Resumo

Criado em 2006, o Sistema de Acreditação de Cursos Superiores do MERCOSUL (ARCU-SUL) é o principal mecanismo de integração regional dos sistemas de educação superior deste Bloco. Dada sua importância, o objetivo principal deste artigo é avaliar qualitativamente se o ARCU-SUL alcança sua meta principal. A pesquisa foi realizada a partir da análise de documentos oficiais e narrativas de representantes da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) – responsável pela administração desse sistema –, focalizando a interação entre instrumentos de avaliação e os avaliadores, assim como os impactos dessa relação na construção de um conceito de qualidade ARCU-SUL. Frente a isso, a presente pesquisa buscou levantar questionamentos sobre possíveis resultados dessa interação com base em conceitos da Teoria Ator-Rede.

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Biografia do Autor

Leonardo Kazuo dos Santos Serikawa, Universidade de Brasília (UNB), Brasília – DF – Brasil. Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares (CEAM).

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB)

MBA em Relações Internacionais pela Escola Superior de Administração e Negócios (ESAD)

Ex-Assessor Internacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Coordenador de Desenvolvimento de Cooperação Técnica da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)

Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB)

Leides Barroso Azevedo Moura, Universidade de Brasília (UNB), Brasília – DF – Brasil

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília e Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional no Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade de Brasília.

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Publicado

02/09/2019

Como Citar

SERIKAWA, L. K. dos S.; MOURA, L. B. A. O sistema de acreditação de cursos superiores do Mercosul e a construção de um conceito de qualidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2205–2221, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.10634. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10634. Acesso em: 28 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos