A formação acadêmica do engenheiro: produto de uma atividade coletiva
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11434Palavras-chave:
Teoria da Atividade, Abordagem histórico-cultural, Ensino, Necessidade, objeto e motivo.Resumo
O ensino é uma forma universal institucionalizada de transmitir às novas gerações saberes produzidos nas experiências sociais. Nesse contexto, a presente produção constitui-se a partir de uma investigação que visa discutir acerca da formação acadêmica do engenheiro como produto de uma atividade coletiva. Este é delimitado a partir da problemática: Quais elementos caracterizam a necessidade, o objeto e o motivo como componentes estruturadores da atividade Formação do engenheiro? Quais entendimentos podem ser produzidos, considerando a formação do engenheiro, no âmbito do ensino, como produto de uma atividade coletiva? As análises constituem-se a partir de referenciais teóricos fundamentados na perspectiva histórico-cultural, com enfoque especial à teoria da atividade, e consideram excertos do Projeto Pedagógico de cursos de Engenharia de uma universidade. O estudo desenvolvido permitiu indicar que a necessidade de formar um engenheiro se torna satisfeita na atividade coletiva, o que está intrinsecamente relacionado às ações individuais de cada professor envolvido.
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