A formação acadêmica do engenheiro: produto de uma atividade coletiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11434

Palavras-chave:

Teoria da Atividade, Abordagem histórico-cultural, Ensino, Necessidade, objeto e motivo.

Resumo

O ensino é uma forma universal institucionalizada de transmitir às novas gerações saberes produzidos nas experiências sociais. Nesse contexto, a presente produção constitui-se a partir de uma investigação que visa discutir acerca da formação acadêmica do engenheiro como produto de uma atividade coletiva. Este é delimitado a partir da problemática: Quais elementos caracterizam a necessidade, o objeto e o motivo como componentes estruturadores da atividade Formação do engenheiro? Quais entendimentos podem ser produzidos, considerando a formação do engenheiro, no âmbito do ensino, como produto de uma atividade coletiva? As análises constituem-se a partir de referenciais teóricos fundamentados na perspectiva histórico-cultural, com enfoque especial à teoria da atividade, e consideram excertos do Projeto Pedagógico de cursos de Engenharia de uma universidade. O estudo desenvolvido permitiu indicar que a necessidade de formar um engenheiro se torna satisfeita na atividade coletiva, o que está intrinsecamente relacionado às ações individuais de cada professor envolvido.

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Biografia do Autor

Isabel Koltermann Battisti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Departamento de Ciências Exatas e Engenharias- DCEEng

Área: Educação; Educação Matemática

Cátia Maria Nehring, Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul

Departamento de Ciências Exatas e Engenharias- DCEEng

Área: Educação; Educação Matemática

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

BATTISTI, I. K.; NEHRING, C. M. A formação acadêmica do engenheiro: produto de uma atividade coletiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 543–558, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11434. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11434. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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