Cenários educacionais na contemporaneidade: reflexões a respeito das diferenças e das performances

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12366

Palavras-chave:

Ambiente educacional, Análise de fatores, Contexto de aprendizagem, Desenvolvimento da educação, Desigualdade cultural.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar os elementos mais importantes que, atualmente, geram desigualdades na educação, a partir de perspectivas local e global, entendendo, assim, sua realidade sob uma visão ampla. Para tanto, recorreu-se à hermenêutica reconstrutiva, por entendê-la como uma metodologia adequada para abordar a questão. A busca e objetivação desses elementos são a consequência inevitável para propiciar a compreensão do atual cenário. Nesse sentido, a pesquisa é apoiada por uma avaliação crítica dos relatórios do PISA, entendida como uma fonte de análise comparativa de relevância extraordinária no momento. Como resultado e dentro de um contexto internacional e localmente construído, verificam-se as diferenças de desempenho em educação no Brasil, principalmente quando comparadas com as de países de melhores resultados. Embora, historicamente, a Finlândia e a Coreia do Sul tenham dados melhores nos relatórios do PISA, mesmo com diferentes estratégias e políticas, conclui-se que, acima de qualquer tipo de ação, há o foco, como é entendido no campo das Ciências da Administração.

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Biografia do Autor

Carlos Roberto Sabbi, Universidade de Caxias do Sul e Universidade Autônoma de Madri

Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul em cotutela com a Universidade Autônoma de Madri.

Geraldo Antônio da Rosa, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Docente/pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutor em Teologia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Básica GEPEB, pesquisador do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação -GPFORMA. Coordena o Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação.

Agustín de la Herrán Gascón, Universidade Autônoma de Madri (UAM)

Doutor e Professor titular da Universidade de Didática e Organização Escolar. Dois sexenios de investigação CNEAI. Foi coordenador do Programa de Doutorado "Inovação e Formação de Professores", coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UAM.

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

SABBI, C. R.; ROSA, G. A. da; HERRÁN GASCÓN, A. de la. Cenários educacionais na contemporaneidade: reflexões a respeito das diferenças e das performances. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 682–696, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12366. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12366. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos