Parceria na form(ação) docente: o estágio curricular supervisionado como lugar de fronteira dos cursos de formação e a educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12482

Palavras-chave:

Estágio curricular supervisionado, Formação docente, Parceria.

Resumo

Objetiva-se socializar reflexões acerca de gargalos da form(ação) docente, causados pela ausência de uma relação de parceria institucionalizada entre as Instituições de Ensino Superior e as escolas de Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa cuja abordagem metodológica deriva de um híbrido constituído por procedimentos da História Oral e da Análise de Conteúdo. Toma o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) como promissor para a relação institucionalizada de parceria na formação docente. Conclui-se por sugerir o aprofundamento de reflexões que possibilitem a institucionalização dos sistemas estaduais e municipais de ensino como co-responsáveis pela formação docente, atribuindo carga horária para o professor que receber e acompanhar licenciandos para realização do ECS.

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Biografia do Autor

Vilmar José Borges, Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação. Departamento de Educação, Política e Sociedade

Professor Adjunto do Centro de Educação, Departamento de Educação, Política e Sociedade e Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Area de atuação: formação docente, Estágio Curricular Supervisionado,

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

BORGES, V. J. Parceria na form(ação) docente: o estágio curricular supervisionado como lugar de fronteira dos cursos de formação e a educação básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 422–435, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12482. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12482. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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