Potencialidades do Scratch na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13225

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, Scratch

Resumo

O estudo apresentado mostra as possíveis potencialidades do Scratch usado em sala de aula, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no município de Igaci-AL. Este trabalho é de natureza qualitativa, e a abordagem é descritiva e exploratória, conforme Richardson (2009), complementado com o trabalho de campo. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, tendo como participantes da pesquisa quatro professores da Rede de Ensino de Igaci que fazem uso do Scratch em sala de aula. Para a análise dos dados, tomou-se como referência a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), que nos permitiu entender que, através do software Scratch, o estudante desenvolve capacidade de solucionar problemas pré-existentes ou que venham a surgir no decorrer do processo. Os resultados levantados, nesta pesquisa, também apontam que, quando se trabalha com esse software, o estudante se torna o autor de seus materiais de estudo, pois, é uma ferramenta que possibilita a criatividade e o desenvolvimento do raciocínio lógico na tentativa de encontrar respostas para as diversas situações encontradas.

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Biografia do Autor

Ivonaldo Pereira de Lima, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professor da Rede Pública de Ensino do Estado de Alagoas. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFS).

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professora Associada no Departamento de Educação e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da. Doutorado em Educação (UFRN).

Alana Danielly Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professora Adjunta nos Cursos de Graduação da Faculdade São Luís de França (FSLF). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFS).

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Publicado

01/02/2021

Como Citar

LIMA, I. P. de; FERRETE, A. A. S. S.; VASCONCELOS, A. D. Potencialidades do Scratch na Educação Básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 593–604, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13225. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13225. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos