A Didática Profissional (DP): implicações para a formação do professor e o ensino de disciplinas específicas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13377Palavras-chave:
Didática profissional, Formação de professores, Ensino, Obstáculos.Resumo
A corrente francesa da Didática Profissional (DP), cuja emergência no contexto europeu ocorreu ao final dos anos 90, possibilita a introdução de um ponto de vista importante de compreensão da atividade do professor, sobretudo, tendo em vista o interesse declarado pelos processos de aprendizagem derivado do e no trabalho. De modo particular, o presente trabalho direciona atenção ao professor atuante no ensino de disciplinas específicas (Matemática, Física, Química e Biologia), e que determinam um extenso campo epistêmico, marcadamente científico e técnico, entretanto, determinados fenômenos ultrapassam os condicionantes intrínsecos de cada disciplina. Dessa forma, por intermédio, por exemplo, das noções de concepções pragmáticas e dos obstáculos profissionais, o trabalho acentua uma reflexão teórica imprescindível para a formação de professores, quer sejam profissionais iniciantes ou experientes, diante da execução de tarefas especializadas no interior do sistema de ensino. Por fim, o trabalho proporciona objetivarmos uma extensão natural de determinadas noções, de natureza cognitivista, visando compreender os processos de aprendizagem decorrentes da atividade docente.Downloads
Referências
ALVES, F. R. V. A propos de l'apprentissage du professeur de mathématiques dans l'activité. Revista Imagens da Educação. v. 9, n. 3, p. 1-15, 2019.
ALVES, F. R. V. Didactique Professionnelles (DP) et la Théorie des Stuations Didactiques (TSD): l ecas de la notion d´obstacle et l´activité du professeur. Em Teia: revista de Educação Matemática e tecnológica e íberoamericana, Araraquara, v. 9, n. 3, p. 1-26, 2018a. E-ISSN: 2177-9309. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/235008. Acesso em: 20 jan. 2020.
ALVES, F. R. V. Didactique des mathématique (DM) et la didactique professionnelle (DP): une proposition de complementarité et la formation des enseignants au Brésil. Revista Imagens da Educação. v. 8, n. 3, p. 1 -17, 2018b. E-ISSN: 2179-8427. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/44179. Acesso em: 20 jan. 2020.
ARIZA, R. P.; GARCIA, E.; GARCIA, A.; POZO, R. M. Les obstacles à la formation professionnelle des professeurs en rapport avec leurs idées sur la science, l'enseignement et l'apprentissage. ASTER, n. 26, p. 207-233, 1998. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/51388982.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
ASTOLFI, P. Les concepts de la didactique des sciences, des outils pour lire et construire les situations d'apprentissage. Recherche et Formation, v. 8, n. 8, 19-31, 1990.
ASTOLFI, J. P.; PETERFALVI, B. Stratégies de travail des obstacles: dispositifs et ressorts. ASTER, v. 5, n. 25, p. 193-216, 1997.
ASTOLFI, P.; PETERFALFI, B. Obstacles et construction de situations didactiques en sciences expérimentales. ASTER, v. 2, n. 16, 1-39, 1993.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Trad. Estela dos Santos Abreu. 5. reimp. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/fis2008/Bachelard1996.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
FAVRE, D.; REYNAUD, C. Des représentations-obstacles à prendre en compte dans la formation aux métiers de l’enseignement. Éducation & Francophonie, v. 27, n. 2, p. 164-187, 2000. Disponível em: https://www.acelf.ca/c/revue/pdf/EF-XXVIIIno2-Des-representations-obstacles.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
LE BAS, A. Didactique professionnelles et formation des enseignants. Recherche et Formation, Genebra, v. 2, n. 48, p. 47-60, 2005. Disponível em: http://ife.ens-lyon.fr/publications/edition-electronique/recherche-et-formation/RR048-04.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
LE BOTERF, G. Les défis posée à l´ingenirie de formation et à la production d´expertise collectives. Quelles evolutions prendre en compte. Quélles consequence pratique? Journées d´Étude des dispositifs pour la formation, nov. 1999. Disponível em: https://www.agropolis.fr/formation/pdf/Le_Boterf.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
HEBRARD, P. L’ingenierie de formation: ce qui em releve et ce qui lui echappe. TransFormations, n. 5, p. 109-119, 2011. Disponivel em: http://www.trigone.univ-lille1.fr/transformations/docs/tf05_a08.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
LEPLAT, J. La notion de régulation dans l’analyse de l’activité. Revue Pistes, v. 8, n. 1, p. 1-30, 2006. Disponivel em: http://journals.openedition.org/pistes/3101. Acesso em: 20 20 jan. 2020.
MORGE, L. Former sur les aspects pratiques et théoriques des interactions enseignant-élèves en classe de sciences. ASTER, n. 32, p. 41-62, 2001. Disponível em: http://documents.irevues.inist.fr/bitstream/handle/2042/8764/ASTER_2001_32_41.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 jan. 2020.
JOSHUA, S; DUPIN, J. Introduction à la didactiques des sciences et des mathématiques. Paris: Presses Universitaires de France, 1993.
ROGALSKI, J. La didactique professionnelles: une alternative aux approches de cognition située et cognitiviste en psychologie des acquisitons. Revue @cttivités, v. 1, n. 2, p. 103-120, 2004. E-ISSN: 1765-2723. Disponível em: https://journals.openedition.org/activites/1259. Acesso em: 20 jan. 2020.
PASTRÉ, P. La conceptualisation dans l’action: bilan et nouvelles perspectives. Education Permanente, Paris, v. 139, n. 6, p. 13-35, 1999.
PASTRÉ, P. Analyse du travail et didactique professionnelle. Acta Rencontre Analyse du travail et Didactique Professionnelles, CAFOC de Nantes. 2001. p. 1-17. Disponível em: http://www.fractale-formation.net/dmdocuments/analyse-du-travail-et-DP-conf%C3%A9rence-de-Pastr%C3%A9-2001.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
PASTRÉ, P. L´analyse du travail en Didactique professionnelle. Revue Française de Pédagogie, v. 3, n. 138, p. 9-17, 2002. Disponível em: http://www.formations.philippeclauzard.com/INRP_RF138_2.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
PASTRÉ, P. Analyse du travail et formation. In: FABRE, M. Apprentissage et développement: apprendre, se former et agir. Recherche en Education, n. 4, p. 23-29, out. 2007a. Disponível em: http://www.recherches-en-education.net/IMG/pdf/REE-no4.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
PASTRÉ, P. La didactiques Professionnelles. Paris: AFPA, 2007b. 1 vídeo (54 min). Publicado em Le Web TV formation professionnelles. Disponível em: http://pros.webtv.afpa.fr/tfs/accueil/1495/res:La-didactique-professionnelle. Acesso em: 20 jan. 2020.
PASTRÉ, P. La Didactique Professionelle. Education, Sciences & Society, v. 2, n. 1, p. 83-95, 2011. Disponível em: https://riviste.unimc.it/index.php/es_s/article/view/136/65. Acesso em: 20 jan. 2020.
PASTRÉ, P. Les compétences professionnelles et leur développement. In: FAIZON, P. Ergonomie. Paris: PUF, 2004. p. 213-231. Disponível em: http://benhur.teluq.uquebec.ca/SPIP/inf4018/IMG/pdf/Pastre.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
PASTRÉ, P. A análise do trabalho em didática profissional. Revista bras. Estud. Pedagógicos, v. 98, n. 250, p. 624-637, 2017. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/3368. Acesso em: 20 jan. 2020.
PETERFALVI, B.; SCHNEEBERGER, P. Recherches actuelles en didactique des sciences et des technologies: quels échos des travaux de Jean-Pierre Astolfi? Recherche et Didactiques des Sciences et Technologie, v. 4, n. 9, p. 1-27, 2014.
VERGNAUD, G. Conceptual development and learning, Revista Curriculum, v. 26, n. 3, p. 39-59, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.