A Didática Profissional (DP): implicações para a formação do professor e o ensino de disciplinas específicas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13377

Palavras-chave:

Didática profissional, Formação de professores, Ensino, Obstáculos.

Resumo

A corrente francesa da Didática Profissional (DP), cuja emergência no contexto europeu ocorreu ao final dos anos 90, possibilita a introdução de um ponto de vista importante de compreensão da atividade do professor, sobretudo, tendo em vista o interesse declarado pelos processos de aprendizagem derivado do e no trabalho. De modo particular, o presente trabalho direciona atenção ao professor atuante no ensino de disciplinas específicas (Matemática, Física, Química e Biologia), e que determinam um extenso campo epistêmico, marcadamente científico e técnico, entretanto, determinados fenômenos ultrapassam os condicionantes intrínsecos de cada disciplina. Dessa forma, por intermédio, por exemplo, das noções de concepções pragmáticas e dos obstáculos profissionais, o trabalho acentua uma reflexão teórica imprescindível para a formação de professores, quer sejam profissionais iniciantes ou experientes, diante da execução de tarefas especializadas no interior do sistema de ensino. Por fim, o trabalho proporciona objetivarmos uma extensão natural de determinadas noções, de natureza cognitivista, visando compreender os processos de aprendizagem decorrentes da atividade docente.

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Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará – (IFCE), Fortaleza – CE

Professor Titular no Departamento de Matemática. Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Bolsista de Produtividade PQ2. Doutorado em Educação (UFC).

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Publicado

17/03/2020

Como Citar

ALVES, F. R. V. A Didática Profissional (DP): implicações para a formação do professor e o ensino de disciplinas específicas no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1903–1918, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13377. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13377. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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