A Didática Profissional (DP): implicações para a formação do professor e o ensino de disciplinas específicas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13377

Palavras-chave:

Didática profissional, Formação de professores, Ensino, Obstáculos.

Resumo

A corrente francesa da Didática Profissional (DP), cuja emergência no contexto europeu ocorreu ao final dos anos 90, possibilita a introdução de um ponto de vista importante de compreensão da atividade do professor, sobretudo, tendo em vista o interesse declarado pelos processos de aprendizagem derivado do e no trabalho. De modo particular, o presente trabalho direciona atenção ao professor atuante no ensino de disciplinas específicas (Matemática, Física, Química e Biologia), e que determinam um extenso campo epistêmico, marcadamente científico e técnico, entretanto, determinados fenômenos ultrapassam os condicionantes intrínsecos de cada disciplina. Dessa forma, por intermédio, por exemplo, das noções de concepções pragmáticas e dos obstáculos profissionais, o trabalho acentua uma reflexão teórica imprescindível para a formação de professores, quer sejam profissionais iniciantes ou experientes, diante da execução de tarefas especializadas no interior do sistema de ensino. Por fim, o trabalho proporciona objetivarmos uma extensão natural de determinadas noções, de natureza cognitivista, visando compreender os processos de aprendizagem decorrentes da atividade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará – (IFCE), Fortaleza – CE

Professor Titular no Departamento de Matemática. Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Bolsista de Produtividade PQ2. Doutorado em Educação (UFC).

Referências

ALVES, F. R. V. A propos de l'apprentissage du professeur de mathématiques dans l'activité. Revista Imagens da Educação. v. 9, n. 3, p. 1-15, 2019.

ALVES, F. R. V. Didactique Professionnelles (DP) et la Théorie des Stuations Didactiques (TSD): l ecas de la notion d´obstacle et l´activité du professeur. Em Teia: revista de Educação Matemática e tecnológica e íberoamericana, Araraquara, v. 9, n. 3, p. 1-26, 2018a. E-ISSN: 2177-9309. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/235008. Acesso em: 20 jan. 2020.

ALVES, F. R. V. Didactique des mathématique (DM) et la didactique professionnelle (DP): une proposition de complementarité et la formation des enseignants au Brésil. Revista Imagens da Educação. v. 8, n. 3, p. 1 -17, 2018b. E-ISSN: 2179-8427. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/44179. Acesso em: 20 jan. 2020.

ARIZA, R. P.; GARCIA, E.; GARCIA, A.; POZO, R. M. Les obstacles à la formation professionnelle des professeurs en rapport avec leurs idées sur la science, l'enseignement et l'apprentissage. ASTER, n. 26, p. 207-233, 1998. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/51388982.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

ASTOLFI, P. Les concepts de la didactique des sciences, des outils pour lire et construire les situations d'apprentissage. Recherche et Formation, v. 8, n. 8, 19-31, 1990.

ASTOLFI, J. P.; PETERFALVI, B. Stratégies de travail des obstacles: dispositifs et ressorts. ASTER, v. 5, n. 25, p. 193-216, 1997.

ASTOLFI, P.; PETERFALFI, B. Obstacles et construction de situations didactiques en sciences expérimentales. ASTER, v. 2, n. 16, 1-39, 1993.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Trad. Estela dos Santos Abreu. 5. reimp. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/fis2008/Bachelard1996.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

FAVRE, D.; REYNAUD, C. Des représentations-obstacles à prendre en compte dans la formation aux métiers de l’enseignement. Éducation & Francophonie, v. 27, n. 2, p. 164-187, 2000. Disponível em: https://www.acelf.ca/c/revue/pdf/EF-XXVIIIno2-Des-representations-obstacles.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

LE BAS, A. Didactique professionnelles et formation des enseignants. Recherche et Formation, Genebra, v. 2, n. 48, p. 47-60, 2005. Disponível em: http://ife.ens-lyon.fr/publications/edition-electronique/recherche-et-formation/RR048-04.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

LE BOTERF, G. Les défis posée à l´ingenirie de formation et à la production d´expertise collectives. Quelles evolutions prendre en compte. Quélles consequence pratique? Journées d´Étude des dispositifs pour la formation, nov. 1999. Disponível em: https://www.agropolis.fr/formation/pdf/Le_Boterf.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

HEBRARD, P. L’ingenierie de formation: ce qui em releve et ce qui lui echappe. TransFormations, n. 5, p. 109-119, 2011. Disponivel em: http://www.trigone.univ-lille1.fr/transformations/docs/tf05_a08.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

LEPLAT, J. La notion de régulation dans l’analyse de l’activité. Revue Pistes, v. 8, n. 1, p. 1-30, 2006. Disponivel em: http://journals.openedition.org/pistes/3101. Acesso em: 20 20 jan. 2020.

MORGE, L. Former sur les aspects pratiques et théoriques des interactions enseignant-élèves en classe de sciences. ASTER, n. 32, p. 41-62, 2001. Disponível em: http://documents.irevues.inist.fr/bitstream/handle/2042/8764/ASTER_2001_32_41.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 jan. 2020.

JOSHUA, S; DUPIN, J. Introduction à la didactiques des sciences et des mathématiques. Paris: Presses Universitaires de France, 1993.

ROGALSKI, J. La didactique professionnelles: une alternative aux approches de cognition située et cognitiviste en psychologie des acquisitons. Revue @cttivités, v. 1, n. 2, p. 103-120, 2004. E-ISSN: 1765-2723. Disponível em: https://journals.openedition.org/activites/1259. Acesso em: 20 jan. 2020.

PASTRÉ, P. La conceptualisation dans l’action: bilan et nouvelles perspectives. Education Permanente, Paris, v. 139, n. 6, p. 13-35, 1999.

PASTRÉ, P. Analyse du travail et didactique professionnelle. Acta Rencontre Analyse du travail et Didactique Professionnelles, CAFOC de Nantes. 2001. p. 1-17. Disponível em: http://www.fractale-formation.net/dmdocuments/analyse-du-travail-et-DP-conf%C3%A9rence-de-Pastr%C3%A9-2001.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

PASTRÉ, P. L´analyse du travail en Didactique professionnelle. Revue Française de Pédagogie, v. 3, n. 138, p. 9-17, 2002. Disponível em: http://www.formations.philippeclauzard.com/INRP_RF138_2.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

PASTRÉ, P. Analyse du travail et formation. In: FABRE, M. Apprentissage et développement: apprendre, se former et agir. Recherche en Education, n. 4, p. 23-29, out. 2007a. Disponível em: http://www.recherches-en-education.net/IMG/pdf/REE-no4.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

PASTRÉ, P. La didactiques Professionnelles. Paris: AFPA, 2007b. 1 vídeo (54 min). Publicado em Le Web TV formation professionnelles. Disponível em: http://pros.webtv.afpa.fr/tfs/accueil/1495/res:La-didactique-professionnelle. Acesso em: 20 jan. 2020.

PASTRÉ, P. La Didactique Professionelle. Education, Sciences & Society, v. 2, n. 1, p. 83-95, 2011. Disponível em: https://riviste.unimc.it/index.php/es_s/article/view/136/65. Acesso em: 20 jan. 2020.

PASTRÉ, P. Les compétences professionnelles et leur développement. In: FAIZON, P. Ergonomie. Paris: PUF, 2004. p. 213-231. Disponível em: http://benhur.teluq.uquebec.ca/SPIP/inf4018/IMG/pdf/Pastre.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

PASTRÉ, P. A análise do trabalho em didática profissional. Revista bras. Estud. Pedagógicos, v. 98, n. 250, p. 624-637, 2017. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/3368. Acesso em: 20 jan. 2020.

PETERFALVI, B.; SCHNEEBERGER, P. Recherches actuelles en didactique des sciences et des technologies: quels échos des travaux de Jean-Pierre Astolfi? Recherche et Didactiques des Sciences et Technologie, v. 4, n. 9, p. 1-27, 2014.

VERGNAUD, G. Conceptual development and learning, Revista Curriculum, v. 26, n. 3, p. 39-59, 2013.

Publicado

17/03/2020

Como Citar

ALVES, F. R. V. A Didática Profissional (DP): implicações para a formação do professor e o ensino de disciplinas específicas no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1903–1918, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13377. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13377. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.