A Didática Profissional (DP): implicações para a formação do professor e o ensino de disciplinas específicas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13377

Palavras-chave:

Didática profissional, Formação de professores, Ensino, Obstáculos.

Resumo

A corrente francesa da Didática Profissional (DP), cuja emergência no contexto europeu ocorreu ao final dos anos 90, possibilita a introdução de um ponto de vista importante de compreensão da atividade do professor, sobretudo, tendo em vista o interesse declarado pelos processos de aprendizagem derivado do e no trabalho. De modo particular, o presente trabalho direciona atenção ao professor atuante no ensino de disciplinas específicas (Matemática, Física, Química e Biologia), e que determinam um extenso campo epistêmico, marcadamente científico e técnico, entretanto, determinados fenômenos ultrapassam os condicionantes intrínsecos de cada disciplina. Dessa forma, por intermédio, por exemplo, das noções de concepções pragmáticas e dos obstáculos profissionais, o trabalho acentua uma reflexão teórica imprescindível para a formação de professores, quer sejam profissionais iniciantes ou experientes, diante da execução de tarefas especializadas no interior do sistema de ensino. Por fim, o trabalho proporciona objetivarmos uma extensão natural de determinadas noções, de natureza cognitivista, visando compreender os processos de aprendizagem decorrentes da atividade docente.

Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará – (IFCE), Fortaleza – CE

Professor Titular no Departamento de Matemática. Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Bolsista de Produtividade PQ2. Doutorado em Educação (UFC).

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Publicado

17/03/2020

Como Citar

ALVES, F. R. V. A Didática Profissional (DP): implicações para a formação do professor e o ensino de disciplinas específicas no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1903–1918, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13377. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13377. Acesso em: 28 fev. 2021.