Relação entre a didática profissional e a engenharia didática de desenvolvimento: uma discussão para a formação de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.14883

Palavras-chave:

Didática profissional, Engenharia didática de desenvolvimento, Formação de professores

Resumo

Este trabalho tem por objetivo levar a discussão entre a Engenharia Didática de Desenvolvimento, uma importante metodologia francesa usada por quatro décadas na educação francesa advinda da Didática da Matemática, juntamente com a Didática Profissional, uma vertente francófona que constrói a aprendizagem profissional, visando construir dispositivos para a formação inicial ou continuada de professores, de interesse particular, professores de Matemática. A discussão se baseia no ponto de vista de Chevallard (2009), Pastré, Mayen e Vergnaud (2006), Pastré (2008) e Alves (2018a; 2018b; 2019; 2020). A síntese das pesquisas analisadas mostra que a Didática da Matemática e a Didática Profissional mantém uma linha tênue no que concerne à formação de professores.

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Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Ceará (IFCE), Fortaleza – CE

Coordenador do Doutorado RENOEN – Polo IFCE. Doutorado em Educação (UFC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Georgyana Gomes Cidrão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Ceará (IFCE), Fortaleza – CE

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

01/07/2021

Como Citar

ALVES, F. R. V.; CIDRÃO, G. G. Relação entre a didática profissional e a engenharia didática de desenvolvimento: uma discussão para a formação de professores de matemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 2083–2099, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.14883. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14883. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

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