Análise de tratamento da segurança da informação de uma instituição de ensino público federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.13584

Palavras-chave:

Educação, Segurança da informação, Gestão de riscos, Governança de T.I.

Resumo

A Tecnologia da Informação (T.I.) e sua governança estão cada vez mais presentes no desenvolvimento das instituições educacionais, aprimorando estratégias e objetivos institucionais. O presente trabalho tem por objetivo verificar o tratamento dado à segurança da informação dentro da gestão de riscos na governança de T.I.. Trata-se de uma pesquisa exploratória quantitativa, com estudo de caso de uma instituição de ensino público federal desenvolvido por meio de questionários abertos e fechados para levantamento e análise de aspectos da gestão de riscos. A partir dos dados analisados, observou-se que os componentes verificados possuem aplicação na instituição, permitindo melhorias na implementação e manutenção de princípios, compreensão do ambiente de riscos no qual opera e oportunidades que este oferece.

Biografia do Autor

Jackson Gomes Soares Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campinas - SP

Professor Doutor do Programa de Mestrado Profissional em Sistemas Produtivos e Pesquisador da Unidade de Pós-Graduação do Centro Paula Souza.

Carlos Hideo Arima, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo - SP

Professor Doutor do Programa de Mestrado Profissional em Sistemas Produtivos e Pesquisador da Unidade de Pós-Graduação do Centro Paula Souza.

Francisco Rolfsen Belda, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru - SP

Professor do Departamento de Comunicação Social. Doutor em Engenharia de Produção (EESC-USP).

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

SOUZA, J. G. S.; ARIMA, C. H.; BELDA, F. R. Análise de tratamento da segurança da informação de uma instituição de ensino público federal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1309–1321, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.13584. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13584. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos