Narrativas de sujeitos com deficiência e isolamento social em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14452

Palavras-chave:

Sujeitos com deficiência, Isolamento social, Pandemia

Resumo

A história no século XXI vem passando pelas mais diversas transformações sociais, culturais e religiosas, principalmente, no que concerne o comportamento humano. A presente reflexão elucida narrativas de Pessoas com Deficiência em tempos de pandemia e isolamento social causado por um fenômeno mundial caracterizado como Corona Vírus. A questão que suleou essa investigação foi: como está sendo o isolamento social das pessoas com deficiência em tempos de pandemia? Os objetivos foram: entender  por meio das narrativas  como está sendo o cotidiano  das Pessoas com Deficiência em tempos de pandemia; identificar nas narrativas desses sujeitos, momentos de ansiedade, tenção e desconforto emocional  que estão vivendo em seu isolamento social; analisar as narrativas  de quatro sujeitos  que estão vivendo o isolamento social  em tempos de pandemia, provocado pela proliferação do Covid-19 (Corona Virus Disease / Doença do Corona Vírus 2019). A metodologia escolhida foi por meio de depoimento escrito, narrado por esses sujeitos em seu isolamento social.  Os referenciais utilizados versaram sobre narrativas, memorias e (auto)biografia que narra o comportamento social desses em tempos de pandemia. As notas finais, claro, não conclusivas nos fizeram perceber que os sujeitos narram em seus depoimentos forte estágio emocional, tensões e medo desse fenômeno que está assustando o planeta.

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Biografia do Autor

Vanderlei Balbino da Costa, Universidade Federal de Jatai (UFJ), Jataí - GO

Professor da Faculdade de Educação. Doutor em Educação Especial (UFSCar).

Claudenilson Pereira Batista, Secretaria Municipal de Educação, Manaus – AM

Professor da Educação. Doutor em Educação (UFAM).

Euler Rui Barbosa Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias do Tocantins (IFTO), Palmas – TO

Professor do IFTO. Mestre em Educação (UFT).

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Publicado

30/10/2020

Como Citar

COSTA, V. B. da; BATISTA, C. P.; TAVARES, E. R. B. Narrativas de sujeitos com deficiência e isolamento social em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2471–2489, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp3.14452. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14452. Acesso em: 22 nov. 2024.

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