Formação docente para bacharéis: possibilidades para professores novatos
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14931Palavras-chave:
Ensino, Capacitação de professores, Pesquisa em educação de enfermagemResumo
Muitos profissionais inserem-se precocemente na docência e em muitos casos, apresentando despreparo pedagógico. O artigo objetiva refletir sobre o professor considerado novato e seu processo de formação docente. Este estudo de reflexão teórica teve como questões norteadoras: como constitui-se um docente novato? Quais os principais dilemas enfrentados por este? Como a formação docente pode auxiliar em suas situações problemáticas? Os resultados sugerem que a possibilidade de formação formal seja amplamente considerada e que propostas de formação docente utilizem estratégias para além daquelas que estimulam unicamente a reflexão sobre a própria prática docente. Podem auxiliar, mas não substituir a formação, neste processo: observação da prática dos colegas e aprendizagem horizontal com os pares, uso do portfólio reflexivo, estudos colaborativos, como Lesson Study, criação de comunidades de prática e adoção do período de indução profissional. Reiteramos como imprescindível o apoio institucional. A partir destas reflexões, intencionamos contribuir para a prática docente, salientando que estratégias de formação docente são parte de um amplo processo de formação.
Downloads
Referências
AKERSON, V. L.; PONGSANON, K.; ROGERS, M. A. P.; CARTER, I.; GALINDO, E. Exploring the use of lesson study to develop elementary preservice teachers’ pedagogical content knowledge for teaching nature of science. Int J of Sci and Math Educ, v. 15, n. 2, p. 293-312, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10763-015-9690-x. Acesso em: 17 dez. 2019.
BORGES, R. M.; GONZÁLEZ, F. J. O início da docência universitária. Revista Docência do Ensino Superior, v. 7, n. 2, p. 50-62, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2236/1408. Acesso em: 10 mar. 2020.
BOZU, Z. Cómo elaborar un portafolio para mejorar la docencia universitaria. Una experiencia de formación del profesorado novel. Barcelona: OCTAEDRO, 2012. (Cuaderno 23). Disponível em: https://octaedro.com/libro/como-elaborar-un-portafolio-para-mejorar-la-docencia-universitaria/. Acesso em: 10 out. 2019.
BOZU, Z; MANOLESCU, M. El espacio europeo de educación superior y el profesorado universitario novel: un estudio cualitativo. Bordón, Madrid, Centro de Ciencias Humanas y Sociales, v. 62, n. 4, p. 51-63, abr. 2010. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/BORDON/article/view/29318. Acesso em: 20 out. 2019.
CAMPOS, J. A. A. La formación del profesorado novel em la Universidad de Barcelona. Universitat de Barcelona. Institut de Ciències de l’Educació. Barcelona: Ediciones OCTAEDRO, 2012.
CRUESS, R. L.; CRUESS, S. R.; STEINERT, Y. Medicine as a community of practice: implications for medical education. Acad Med, v. 93, n. 2, p. 185-191, 2018. Disponível em: https://journals.lww.com/academicmedicine/Fulltext/2018/02000/Medicine_as_a_Community_of_Practice__Implications.19.aspx. Acesso em: 10 dez. 2019.
DANTAS, O. M. A. N. A. Portfólio: procedimento de avaliação processual da formação de professores. Rev.Eletrônica Pesquiseduca, v. 9, n. 19, p. 523-537, 2017. Disponível em: http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/725. Acesso em: 05 nov. 2020.
FLORES, M. A. La investigación sobre los primeros años de enseñanza: Lecturas e Implicaciones. In: GARCIA, C. M. (Coord.). El profesorado principiante. Inserción a La docencia. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2009. p. 59-98. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=354151. Acesso em: 01 mar. 2020.
FREIRE, L. I. F.; FERNANDEZ, C. O professor universitário novato: tensões, dilemas e aprendizados no início da carreira docente. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 1, p. 255-272, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5285768. Acesso em: 01 mar. 2020.
GARCIA, C. M. Políticas de inserción a la docencia: de eslabón perdido a puente para el desarrollo profesional docente. In: GARCIA, C. M. (Coord.). El profesorado principiante. Inserción a La docencia. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2009. p. 7-58. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=354151. Acesso em: 01 out. 2019.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
LAZZARI, D. D.; MARTINI, J. G.; BUSANA, J. A. Teaching in higher education in nursing: an integrative literature review. Rev Gaúch Enferm, v. 36, n. 3, p. 93-101, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/%20article/view/49670/35064. Acesso em: 10 dez. 2019.
MEDINA, J. L.; BORRASCA, B. J.; SÁNCHEZ, C. U. Evaluación del Impacto de La Formación del Profesorado Universitario Novel: Un Estudio Cualitativo. Revista de Investigación Educativa, Murcia, v. 23, n. 1, p. 205-238, 2005. Disponível em:http://revistas.um.es/rie/article/view/98511. Acesso em: 02 fev. 2019.
MOYA, J. L. M.; BORRASCA, B. J.; MENEGAZ, J. A formalização do conhecimento profissional no currículo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 588-603, abr./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11323/7356. Acesso em: 08 ago. 200.
SHULMAN, L. S. A different way to think about... student assessment. Carnegie perspectives. Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching, 2008. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED501465.pdf. Acesso em: 05 nov. 2020.
SHULMAN, L. S. Conocimiento y Enseñanza: Fundamentos de la Nueva Reforma. Revista de currículum y formación del profesorado, Granada, Universidad de Granada, v. 9, n. 2, p. 1-30, abril, 2005. Disponível em: https://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf. Acesso em: 12 out. 2019.
SOUZA, D. M.; MOCELIN, J.; DANIELSKY, K.; BACKES, V. M. S. Entre a alienação e a libertação: da concepção bancária a concepção problematizadora da educação. In: PRADO, M. L.; REIBNITZ, K. S. Paulo Freire: a boniteza de ensinar e aprender na saúde. Florianópolis: UFSC, 2016. p. 37-60. Disponível em: http://ebooks-saude.sites.ufsc.br/flipbook_PauloFreire/mobile/index.html#p=. Acesso em 20 nov. 2019.
UBILLUS, A. M. T.; ROMERO, J. M. G. El papel de las teorías apriorísticas en la construcción de la identidad profesional del profesorado universitario novel. Revista Cubana de Educación Superior, v. 36, n. 2, p. 76-94, 2017. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142017000200008. Acesso em: 12 jan. 2020.
VEENMAN, S. Perceived Problems of Beginning Teachers. Rev. Educ. Res., Thousand Oaks, American Educational Research Association, n. 54, v. 2, p. 143-178, jul. 1984. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.834.9292&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 03 out. 2019.
VRIKKI, M.; WARWICK, P.; VERMUNT, J.; MERCER, N.; VAN HALEM, N. Teacher learning in the context of lesson study: a video-based analysis of teacher discussions. Teaching and teacher education, v. 61, p. 211-224, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X16305984?via%3Dihub. Acesso em: 10 dez. 2019.
WENGER, É. Communities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 2008.
ZEBALLOS, M. Programa de acompañamiento a profesores principiantes en la Provincia de Buenos Aires, República Argentina. In: GARCIA, C. M. (Coord.). El profesorado principiante. Inserción a La docencia. Ediciones Octaedro: Barcelona, 2009. p. 211-240. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=354151. Acesso em: 01 out. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Daniela Maysa de Souza, Vânia Marli Schubert Backes, José Luis Medina Moya, Daniele Delacanal Lazzari
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.